TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Ciencias

Por:   •  21/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

                    Projeto: Eu cuido do meu planeta.              

                         

                                Introdução

          Este documento tem como objetivo apresentar um projeto, onde iremos trabalhar o seguinte tema: Eu cuido do meu Planeta, que tem como objetivo apresentar às crianças o valor do nosso solo e planeta Terra.

            Iremos trabalhar o meio ambiente, e a escola é o melhor lugar de se trabalhar esse tema, pois é muito mais prazeroso com crianças, pois acreditamos que o futuro do planeta está nas mãos delas.

           O projeto Eu cuido do meu Planeta tem com objetivo atribuir aos alunos o senso ético sobre o meio ambiente, onde iremos mostrar o qual é o valor da lixeira e de cada lixo e muito mais, o valor da água.

          Teremos um objetivo especifico que é a questão do lixo e água, vamos trabalhar de forma lúdica onde as crianças possam entender a importância do projeto proposto.

Tema: Eu cuido do meu Planeta

Público alvo

Séries: 4° e 5° ano

Proposta de ação do projeto

1° passo: Iremos fazer um diálogo com as crianças em roda sobre o lixo que jogamos no chão e qual é o nosso dever sobre ele. Logo depois iremos fazer um teatrinho, com um personagem muito legal, mas que não cuida nadinha do meio em que vive. Ele vai entrar em uma grande encrenca porque jogou lixo no bueiro. Passam os dias e começa a chover e sua casa enche de água da chuva, assim ele aprende a lição e passa para os seus coleguinhas.

2° passo: Vamos colocar a mão na massa? Com sacolas de lixo, iremos juntamente com os alunos dar um passeio pelo bairro, coletando todos os papéis, plásticos e metais do chão e colocando dentro do saquinho que entregamos. Ao chegar à Escola vamos apresentar a cestas de lixo coloridas recicláveis, logo depois cada criança irá separar o lixo que encontrou.

3° passo: Hora de fazer limpeza. Durante o ano, após o recreio as series do 4° e 5° serão responsáveis de recolher todo lixo que foi deixado no pátio, uma dupla de alunos será escolhida todos os dias, para estar auxiliando o professor no monitoramento da coleta de lixo, sempre lembrando os alunos a separação do lixo. Esses dois alunos também serão os fiscais do recreio, eles serão responsáveis de observar o andamento do recreio, com a questão do lixo.

4° passo: Orientaremos em questão da água também, pois no ano passado (2014) o Brasil sofreu uma grande crise, muitos estados e cidades ficaram semanas sem água, passaremos também essa visão aos alunos. Pensando nisso, resolvemos incluir também dentro do nosso projeto. Escolheremos um casal por dia, eles serão os fiscais do banheiro, orientaremos nossas turmas a diminuir o gasto de água, os fiscais serão responsáveis de dar descarga nos vasos, verificar as torneiras e desligar a luz.

5° passo: Com o espaço programado pela escola, iremos fazer uma horta orgânica usando matérias recicláveis, usando garrafa pets. Dentro desta horta as crianças iram plantar e cuidar durante todo o ano, á cada dia uma turma será responsável pela a manutenção da horta. Usaremos a matéria de matemática para esta realizando esta etapa do projeto, pois todo material usado para horta será, todo calculado e anotado como tabela de valores independente se o material for reciclável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com