TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Jovens e Adultos: Uma releitura das politicas e ações

Por:   •  30/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR.RAIMUNDO

 MARINHO

FACULDADE RAIMUNDO MARINHO

CURSO DE PEDAGOGIA

Educação de Jovens e Adultos: Uma releitura das politicas e ações

                                  Maceió,AL

2015

 

Educação de Jovens e Adultos: Uma releitura das politicas e ações

[pic 1]

Maceió,AL

2015

1- Quais as iniciativas adotadas para a educação de adultos na década de 40 e qual a crítica apresentada pelos pesquisadores para as propostas e práticas adotadas nesse período?

Quando acontecem inúmeras iniciativas políticas e pedagógicas tais como: a regulamentação do Fundo Nacional do Ensino primário-FNEP; a criação do instituto Nacional de Estudos e pesquisa-INEP, incentivando e realizando estudos na área.

2- Quala proposta e transformação proporcionada por Freire para a educação de adultos na década de 50 até meado dos anos 60?

Proposta teórico-metodológica para educação e alfabetização de adultos que se constituiu no único referencial próprio para a área, a única formulação, no acervo da leitura brasileira, que define explicitamente a conceitualização de educação e alfabetização de adultos. Com suas propostas e práticas introduziu na área, material pedagógico que possibilitasse o letramento dos adultos trabalhadores.

3- Trace um perfil da Educação de adultos no período da ditadura militar.

  A educação de Adultos passa a ser utilizada como estratégia de despolitização, de suavização das tensões sociais e como instrumento fundamental de preparação de mão-de-obra para colaborar com os mecanismos de desenvolvimento econômico.

4- O que foi MOBRAl e qual o seu objetivo?

Foi um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei n 5.379,de 15 de dezembro de 1967.

Objetivo era proporcionar alfabetização e letramento a pessoas acima da idade escolar convencional. Ele propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculos como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida.

5- Que mudanças o processo de “abertura democrática” iniciados nos anos finais da década de 70 trouxe para a educação de jovens e adultos?

 A volta de inúmeros educadores que estavam fora do Brasil, trazendo experiências e novos conhecimentos; a reorganização e mobilização da sociedade civis, fazendo ressurgir os movimentos populares, dos partidos políticos de esquerda e o movimento sindical, bem com a ampliação de revisão de movimentos educativos, a exemplo o MEB,e o surgimento de experiências de cunho popular baseadas na concepções frerianas.

6- Caracterize a educação de jovens e adultos na década de 90 no Brasil.

Segundo IRRELAND, SOARES, HADDAD, entre outros), “um inicio da década foi tenebroso” Foi marcada pela extinção da Fundação Educar deixando órfãos financeiramente municípios, e Organizações Não- Governamentais – ONGS. A partir da metade da década, quando as iniciativas no campo governamental e não governamental intensificaram-se. Foram desencadeadas ações no campo da alfabetização e da escolarização, tanto no ensino fundamental como no ensino médio e da formação profissional, qualificação e requalificação para o trabalho.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com