TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO DE PEDAGOGIA

MARIA NATALINA MENEZES - RA- 8529985852

GLEICE KELLY DE OLIVEIRA DOS SANTOS

RA-1299105373

NOVA ANDRADINA/MS

2016

NOVEMBRO

6º semestre

Desafio Profissional apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, para as disciplinas de Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Educacionais, Competências Profissionais, Fundamentos da Gestão em Educação e Pedagogia Empresarial.

Tutor à Distância: Marielle Tirapelle Rodrigues

NOVA ANDRADINA/MS

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL 05

PLANOS DE AULA 07

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS 12

ANEXOS..................................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Atualmente, a LDB 9394/96 reconhece a educação de jovens e adultos como uma modalidade da educação básica e conta com um currículo próprio que busca atender as características dessa clientela. Para compreendermos a historia da EJA no contexto histórico educacional brasileiro, bem como o seu percurso nas políticas educacionais, é necessário considerarmos que o processo de constituição dessa modalidade de ensino passou por momentos de avanços e retrocessos. Além da desistência dos alunos por motivos variados, como problemas pessoais, econômicos ou sociais, outras dificuldades existentes no trabalho com essa modalidade de ensino estão relacionadas também à falta de verbas para estruturar espaços físicos e materiais adequados para o público em questão.

A preocupação com a educação de jovens e adultos vai aparecer pela primeira vez no período Colonial, com a chegada dos jesuítas, com o intuito de viabilizar a aprendizagem da leitura, da escrita e do calculo aos indígenas adultos e mais tarde aos negros escravizados com a propósito de incutir “valores morais” a esses povos.

Alfabetização de Jovens e Adultos é um processo de ensino de leitura e escrita que deve ser acompanhada do processo de conhecimento e construção de práticas sociais importantes com o objetivo de oportunizar a conclusão da educação básica, proporcionando aos alunos novas chances de inserção no mercado de trabalho e aperfeiçoamento para que possam acompanhar o ritmo acelerado das novas descobertas e assimilar os novos processos de produção.

Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Com o desenvolvimento industrial e a reorganização do processo do trabalho, iniciou-se uma mudança de postura e interesses da elite em relação à formação do trabalhador.

Oferecer a modalidade EJA nos dias de hoje requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de inclusão desses educandos nas redes de educação pública do nosso país. No entanto, alfabetizar é somente a primeira parte do processo. O que não se pode é pensar que só alfabetização poderá garantir desenvolvimento social deste educando.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

Segundo os artigos 37 e 38 da lei de Diretrizes a Bases é de direito do aluno que não conseguiu concluir os estudos na idade regular uma educação de qualidade sendo de responsabilidade do poder publico garantir ofertar e estimular esses alunos á obter a conclusão de seus estudos. Oferecendo a esses alunos uma oportunidade de continuarem estudando e trabalhando e assim contribuir para que possam se tornem cidadãos capazes de lutar por seus direitos.

Sendo que o sistema de ensino realizará exames para conclusão do ensino fundamental, aos maiores de quinze anos e para conclusão do ensino médio, aos maiores de dezoito anos.

“A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, como regulamento”, dessa forma, e se realmente acontecesse o que está previsto em lei, teríamos muito mais jovens dentro das escolas. Em consequência do desemprego, a busca pelo ensino profissional e técnico aumentou significativamente. O jovem quer trabalhar, mas falta qualificação e oportunidades, principalmente a de concluir a educação básica e ter parcial domínio das novas tecnologias.

De acordo com os pressupostos teóricos da Educação de Jovens e Adultos, a essência do trabalho realizado pela EJA está na relação entre o conhecimento e a subjetividade humana que repercute no processo de aprendizagem dos sujeitos. Reis (2011) afirma ser possível resgatar a autoestima, a afetividade, o reconhecimento e o respeito mútuo entre os envolvidos no processo. A EJA está atrelada à concepção de educação permanente, em que o sujeito aprendiz assume diversos papeis sociais e pertence e à classe trabalhadora, essa especificidade implica que se pense numa metodologia que contemple a integralidade entre os aspectos sociais, políticos, cognitivos e afetivos, contribuindo no processo de aprendizagem desses sujeitos. O pressuposto assumido pela UNESCO (1985) referente à EJA é de que o direito de aprender constitui-se um pilar fundamental para o desenvolvimento humano e o progresso social e, por isso, deve ser assegurado a todo ser humano, em qualquer tempo.

O currículo da EJA deve respeitar o ritmo de aprendizagem do estudante a partir da sua trajetória pessoal, uma vez que são sujeitos dotados de saberes-experiências-feitos, e a ressignificação desses saberes (Idem, 2011). Neste sentido, o Documento-Base Nacional Preparatório para a Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA VI, destaca que o Currículo “não pode ser previamente definido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com