TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de jovens e adultos no Brasil

Artigo: Educação de jovens e adultos no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Artigo  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Daniel Rodrigues -RA: 4300064678

Érica Regina F. Mota -RA: 3815664568

Gracielly Zacchi T. Silva -RA: 3808633565

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação de Jovens e Adultos”, 6º semestre sob a orientação do professor-tutor à distância Rerison Rodrigues de Oliveira.

Anápolis – GO

2014

INTRODUÇÃO

A educação de jovens e adultos no Brasil sempre foi marcada por movimentos ou iniciativas individuais de grupos, órgãos públicos e privados ou pesquisadores decididos a enfrentar o problema da existência de uma enorme população que não a teve oportunidade de freqüentar a escola regular.

A alfabetização de jovens e adultos é um desafio, não só para o governo, universidades, professores, como também como para toda a sociedade e o próprio aluno.

As bases do conhecimento sistematizado deverão estar em seus aspectos sócio-econômico-político-culturais, visando a construção da consciência crítica e reflexiva, onde as capacidades, atitudes e valores sejam necessário para que as pessoas melhorem a qualidade de vida e continuem aprendendo, tendo uma vida justa e digna.

CARACTERÍSTICAS DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS

A formação dos professores hoje no Brasil tem sido alvo de grandes questionamentos. No que diz respeito à preparação dos educadores que atuam na educação de jovens e adultos, é necessário avaliar os momentos e os espaços nos quais esta formação vem sendo realizada, bem como as exigências, as expectativas e os interesses envolvidos, assim como as instituições que majoritariamente vêm assumindo a função de formadora de educadores (Soares, 2003).

Um dos ofícios do professor é trabalhar o conhecimento em sala de aula, da forma mais clara possível para que seu aluno possa ter a oportunidade de analisá-lo e questioná-lo, e não apenas absorver informações. Quando se trata de alunos da EJA, o professor também precisa considerar a bagagem de experiência e conhecimento que seu aluno já possui, para transformar as informações já adquiridas por esse aluno em conhecimento útil. Estudos relacionados à EJA ainda são escassos e é necessária uma dedicação especial para este tipo de ensino, pois ele atinge uma parte de cidadãos do nosso país que já exercem um papel relevante na sociedade, mas que em matéria de educação formal ainda não estão formados plenamente.

Uma educação que seja de fato para a vida e para o trabalho é essencial para o desenvolvimento humano do aluno da EJA, de modo a melhorar sua atuação como cidadão e sua inserção profissional. formação inicial e a formação continuada devem ser compreendidas não simplesmente como um custo ou uma despesa financeira, mas como um investimento institucional.

O ato de educar não se limita aos “conteúdos” que o professor possui, pois deve partir do princípio de que há uma troca efetiva de informações e de conhecimento entre educador e educando.

Dos 1306 cursos de Pedagogia que existiam no Brasil em 2003, apenas 16 ofereciam a habilitação para o trabalho com EJA. Assim sendo, fica evidente que, de modo geral, a formação recebida em universidades e em outras instituições superiores não capacita os professores para que eles atendam as necessidades especiais características da Educação de Jovens e Adultos. Para oferecer ao aluno com essas características uma boa bagagem educacional, é necessário que seu educador possua um aperfeiçoamento educacional adequado.

Deste modo, não basta aproveitar os professores de fundamental e médio, dando a eles uma certa “reciclagem” para que, em vez de falarem “criança” ou “adolescente”, eles usem as palavras “jovem” ou “adulto”, um procedimento comum em algumas administrações de ensino municipais e estaduais. É importante reconhecer as especificidades dos estudantes da EJA e a partir daí elaborar um perfil adequado do seu educador. A ação do professor que trabalha com a educação de jovens e adultos consiste sobretudo em estimular no educando a consciência crítica de si e do mundo, habilitando-o com os conhecimentos científicos e sociais acumulados pela civilização humana e necessários para este objetivo.

Uma pesquisa foi feito com os professores do EJA e na opinião da maioria dos professores pesquisados, a qualidade na formação dos educadores é o 1o ou o 2o fator mais importante para a melhoria da educação, em segundo lugar fica o “ número de alunos em sala de aula, em terceiro lugar o salário dos professores, em quarto fica as políticas educacionais e em quinto lugar está a gestão escolar.

Os dados obtidos nesta pesquisa apontam que é fundamental a melhoria da formação – inicial e continuada – dos educadores em geral. Um dos principais problemas identificados – e que precisa ser atacado de frente pelas autoridades responsáveis – é a falta de preparo dos profissionais que acabam por utilizar a mesma pedagogia educacional para alunos de nível fundamental e médio e para alunos da EJA.

A boa formação do profissional da EJA é um dos principais fatores que auxiliará no processo de aperfeiçoamento da qualidade da educação daqueles que buscam na instituição escolar uma oportunidade de ampliar a sua participação na comunidade, de ascender socialmente e de tornar-se um verdadeiro cidadão, processos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

OBJETIVOS DE TRABALHO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Os educando devem ser capazes de dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem. Ter acessos a outros graus ou modalidades de ensino básico e profissionalizante, assim como a outras oportunidades de desenvolvimento cultural. Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com