TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Saúde

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

UNICID Universidade Cidade de São Paulo

Adna Ribeiro Alves

RGM 13306804

Educação e Saúde

2015

Sabemos que a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, esse desenvolvimento abrange tanto a área afetiva, intelectual, social como também envolve a questão da saúde, cuidados e higienização do corpo, como também a qualidade da alimentação.

A escola é um lugar de formação e educação do ser humano em todos os aspectos é o local ideal para se promover a saúde, é muito importante à escola desenvolver ações que ajude na aprendizagem de conceitos relacionados a cuidados com o corpo; alimentação com qualidade; hábitos de higiene; conhecimentos, identificação e prevenção de doenças; e também cuidados com o meio ambiente, pois é muito mais fácil ensinar bons hábitos a criança do que ter que modifica-lo quando adulto.

Saúde não significa apenas a ausência de doenças, mais sim o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social. A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem á redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário ás ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação. Constituição federal de 1988, art.196.

Para que esses preceitos se cumpram, a escola precisa promover ações educativas que orientem os alunos para a promoção, proteção e recuperação da saúde. É muito importante trabalhar o autoconhecimento, pois tem muitas crianças desconhecem suas qualidades, defeitos, opiniões, gosto não sabem responder quase nada sobre si mesmas etc. Então conhecer a si mesma é uma ótima forma para trabalhar os cuidados com o corpo, com a alimentação saudável, (isso muitas crianças não tem em casa, esse hábito que precisa muito ser ensinado na escola),cuidados com a higiene, conhecimento e identificação de doenças, trabalhando o autoconhecimento, fica mais fácil trabalhar o autocuidado. Só comentar sobre esses conteúdos não é suficiente, precisa por em prática tudo que é transmitido, através de trabalhos, exposições e práticas, porque fora da escola muitas crianças não tem a oportunidade de por em prática tudo que aprendeu sobre saúde na escola, devido a muitos fatores que interfere como: a família não tem hábito alimentar saudável, a renda familiar não ajuda, tempo pouco para dar atenção aos filhos, o meio em que vive não é favorável etc. Há varias maneiras de educar para a saúde, na hora do almoço, lanche, higienização etc. Sempre conscientizando a maneira certa de proceder em cada situação. Outro sim é medir a estatura e o peso corporal das crianças, apresentar os resultados por faixa etária e gênero através de gráficos, e utilizar os resultados para a promoção da saúde na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com