TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e adulto legislação educação no Brasil

Seminário: Educação e adulto legislação educação no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Seminário  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

Legislação Educacional e EJA no Brasil

A autora aborda o seguinte assunto no capitulo dois, EJA e suas características no Brasil ela fala sobre os pontos positivos e negativos que existe no ensino educacional da EJA, um ponto negativo é o sistema ter passado por várias reformas, mas o número de analfabetos continua muito grande e deixa claro o porque desta demanda de adultos analfabetos, os motivos são os mesmos, dificuldades financeira trabalhava ou estudava.

Pude compreender toda trajetória da EJA e qual o perfil desses alunos; alguns já frequentaram escolas e outros não, ou seja, alguns não sabiam ler nem escrever a população de baixa renda era a mais prejudicada por ter que sair de casa muito cedo para trabalhar e com isso os estudos ficava para depois.

Entendi que no decorrer dos anos foi criado muitas leis e modificado por muitas vezes o sistema na educação, mas o fato é que a educação não tem evoluído muito é preciso uma politica seria que esteja preocupada em favorecer a classe de baixa renda já que é a mais prejudicada.

Nos artigos é falado que educação é para todos, mas não é isso que vemos por ai isso significa que, não adianta só ficar criando leis e deixar no papel é preciso exercer, para podermos ter uma educação de qualidade.

As características do educando do EJA

Atualmente podemos vê com mais clareza tudo que se passa na vida dessas pessoas que buscam estudar em uma idade considerada “velha”. São pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo certo, e isso ocorreu por vários motivos, podemos citar alguns como: uma vida de dificuldades em que as crianças são obrigadas a deixar a escola para trabalhar e ajudar seus pais no lado financeiro, outros porque moram em uma região de difícil acesso a escola, muitas dessas pessoas são migrantes vindos de outros estados, geralmente essas pessoas chegam às grandes cidades com muitos sonhos e é daí que surge a vontade de estudar, e quase sempre são homens e mulheres, jovens, trabalhadores desempregados em busca do seu primeiro emprego; filhos, pais, mães, moradores urbanos, de periferia, favelas e vilas.

Uma das principais características desses alunos é a baixa autoestima, muitas vezes reforçadas pelas situações de fracasso escolar, tendo que voltar a sala de aula com uma imagem fragilizada, com um sentimento de insegurança muito grande. Mas também existem outros pontos positivos que levam essas pessoas a sala de aula como, por exemplo: sua satisfação pessoal, capacidade, dignidade, principalmente sua independência social.

Um dos maiores problema que leva essas pessoas a desistirem dos estudos são as condições de vida que elas levam, muitos vivem em extrema pobreza como a falta de moradia, alimentação, saúde, transporta e emprego. Tudo isso causa o analfabetismo que é consequência da estrutura social.

Existem também aqueles alunos que trabalham o dia inteiro e muitas vezes chegam à escola cansada e com sono e querem sair mais cedo, isso quando eles resolvem ir, porque na maioria das vezes nem comparecem a aula. E por causa disso eles acham que não são capazes de acompanhar os estudos e acabam desistindo.

É preciso refletir sobre o papel da escola e do professor, afinal qual é o objetivo? O professor precisa entender seu papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com