TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e as relações etinco raciais

Por:   •  10/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.080 Palavras (25 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 25

RESUMO

Como a educação influencia as relações Étnicas-Raciais sempre manifestando a capacidade de modificar a sociedade e a influencia que a educação infantil trás nesse quesito. O presente trabalho apresenta conceitos relevantes e vivencias dos povos negros no Brasil, sem esquecer a realidade histórica e das experiências dos grupos negros, bem como a importância dos movimentos sociais políticos.

Palavras-chave: Étnicas-Raciais. Afrdescendente. Cultura Negra. Educação. Brasil.

SUMARIO

1 - INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------- 5

2 - OBJETIVO ------------------------------------------------------------------------------------------- 6

2.1 - Objetivo Geral ---------------------------------------------------------------------------- 6

2.3 - Objetivo Específico ---------------------------------------------------------------------- 6

3 - EDUCAÇÃO DIREITO DE TODOS ----------------------------------------------------------- 7

4 - CONCEITO DE RAÇA E ETNIA --------------------------------------------------------------- 9

4.1 A importância da cultura afro-brasileira e indígena na construção da sociedade brasileira -----------------------------------------------------------------------------------13

5 - EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICAS-RACIAIS -----------------------------16

6 - POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E DISCRIMINAÇÃO POSITIVA -------- 20

7 - CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------- 22

8 - REFERENCIA ------------------------------------------------------------------------------------- 23

1 INTRODUÇÃO

Educar para as relações étnico-raciais implica primordialmente refletir sobre a maneira peculiar do povo brasileiro, lidar com as questões que se referem à diversidade racial e cultural do país para nela intervir. Este estudo tem como temática a Educação para as Relações Étnicas-Raciais, vamos levantar entre outras questões, os principais conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo, preconceito e discriminação; políticas de ações afirmativas e discriminação positiva; trabalho, produtividade e diversidade cultura.

O Brasil é um país que conta com uma grande diversidade cultural, racial, religiosa e com grandes problemas com as questões étnico raciais. Na educação, por exemplo, as questões raciais e étnicas foram, por um longo período, silenciadas. Todavia, esse quadro passou por uma nova configuração a partir de 2003, sobretudo com a criação da Lei 10.639/03, que versa sobre o Estudo da História e da Cultura Afro-brasileira. Esta medida fez com que nossa sociedade refletisse sobre a questão racial no contexto escolar.

Geralmente as manifestações do racismo e do preconceito ocorrem de maneira implícita, raramente aparecem em formas diretas, através de hostilidades ou de defesa radical da ideia de inferioridade “natural” do negro. Esse é um comportamento que é fruto de um processo de construção ideológica camuflada pelo mito da democracia racial que nega a existência de desigualdades raciais no Brasil. Tal negação dificulta a identificação da presença do racismo e do preconceito racial nas relações cotidianas em especial na escola resultando no silenciamento e na naturalização, favorecendo a reprodução e manutenção do pensamento racista no seu interior, pois uma gama de estudos comprova que na escola a ocorrência de atitudes e posturas com conotações de preconceito racial é um processo rotineiro.

Diante deste contexto, pensar sobre a questão racial no ambiente escolar é importante por diversas razões.

2 OBJETIVO

O presente trabalho tem por objetivo levantar a importância da educação nas relações Étnicas-Raciais para a construção de uma sociedade mais justa e livre.

2.1 Objetivo Geral

Conceituar raça e etnia, mestiçagem, racismo e racialismo, preconceito e discriminação. Rever quesitos importantes da cultura afro-brasileira e indígena e a importancia de levar esse assunto na escola desde a educação infantil. Fomentar sore políticas de ações afirmativas e discriminação positiva.

2.2 Objetivos Específicos

Explorar aspectos importantes na educação nas relações étnicas na educação para contribuir com uma sociedade mais justa

3 EDUCAÇÃO DIREITO DE TODOS

A Constituição Federal de 1988 defende que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Disponível em: <http://www.fumec.br/cerai/docs/constituicao_federal_de_1988.pdf> Acesso em: 08 Set. 2019

Contudo ao longo da história do Brasil, o modelo de desenvolvimento de educação, possui um forte caráter excludente, uma vez que criou inúmeras barreiras capazes de impedir o acesso, a permanência e o sucesso de milhões de brasileiros afrodescendentes no ambiente escolar e, a consequência disso, a privação de conhecimentos que poderiam auxiliar a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática justa e equânime.

Nesse contexto atualmente a educação para as relações étnico-raciais é um assunto bastante discutido por muitos teóricos do campo da educação e também é respaldada pelas leis nacionais, como a Lei nº 10.639/2003, que afirma a pertinência do seu debate e abordagem na educação básica para a superação de ações discriminatórias que criam uma imagem social inferiorizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com