TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação em ambientes nao escolares

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Profissional e Educação em Ambientes não escolares.

Etapa 1

Educação não formal x  Educação formal. Intervenção pedagógica em ambientes não escolares.

Na educação formal, há uma legislação a ser seguida dentro da escola. Há leis, regras e deveres a serem cumpridos. Há um professor com formação acadêmica concluída. Já na educação não formal, o educador social não é necessariamente um professor formado, mas possui o mesmo objetivo de educar os alunos para determinada atividade. Eles compartilham experiências do mundo, e isso ocorre a partir das vivências históricas de cada um.

A educação não formal é considerada um campo de conhecimento que está sempre em construção. Ela acontece pela interação entre as escolas e seus arredores, como ONGs, redes solidárias, lugares onde ocorre a interação do educador social, sendo fora da escola.

O intuito é que a criança ao sair da escola, continue aprendendo, porém, conteúdos do meio em que ela vive, algo que ela se identifique e pratique, como exemplo, a dança, pintura, grafite, vôlei, jogos, entre outros. A partir dessas atividades, o educador social ensina sua prática em local interativo do grupo, onde seja de fácil acesso e todos estejam de acordo. Pois ele se preocupa com os processos de construção de aprendizagem e saberes coletivos.

A educação não formal tem como finalidade capacitar os indivíduos para se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Eles se constroem no processo interativo, assim gerando um processo educativo, preparando os cidadãos e educando o ser humano para a civilidade.

Ela não é organizada por séries, idades ou conteúdos. Também ajuda na construção da identidade coletiva dos grupos e em seus interesses em comum. É um espaço concreto de formação com a aprendizagem de saberes para a vida em coletividade. Funciona sempre em mão dupla, o educador social aprende tanto quanto ensina, o mesmo vale para os participantes das atividades.

Uma parte importante da educação não formal é a questão das diferenças e o respeito á diversidade cultural dos povos. A formação do educador deve vir acompanhada do desenvolvimento de uma consciência crítica da realidade onde ele vive e atua.

A grande aprendizagem que se pode adquirir na educação não formal, é a questão das diferenças entre as pessoas. Todos somos iguais, porém cada um tem sua particularidade. Aprende-se a conviver com os demais, socializando o respeito mútuo. Adaptando-se á diferentes culturas.

BIBLIOGRAFIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (163.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com