TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil é um direito de todas as crianças

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

VANIA R SPANHOL LOREIAN

Educação infantil é um direito de todas as crianças

[pic 3]

Passo Fundo

2014

VANIA R. SPANHOL LOREIAN

Educação infantil é um direito de todas as crianças

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Organização do trabalho pedagogico na educação infantil, Alfabetização e letramento, Ludicidade e educação, Seminario IV. E os Profs. Edilaine Vagula; Marlizete Steinle; Raquel Franco; Rosely Montagini; Melina Klaus Tutor(a) de sala: Maria do Carmo Badin Borbluzz

Passo Fundo

2014

Introdução

O trabalho aborda a temática da qualidade na Educação Infantil tomando como fundamento principal a idéia de direitos da criança e dever do estado.

Hoje, praticamente, não há país no mundo que não garanta em seus textos legais, o direito de acesso, permanência a educação basica.

A educação direito de todos e dever do Estado e família, sera promovida e insentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa que se prepara para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Cada educador se esforça e da de si para que a educação seja cada vez melhor, mesmo que a educação não seja uma tarefa muito facil nos dias de hoje mas não podemos deixar de lado porque as crianças são o nosso futuro e a educação deve estar em primeiro lugar.

Falar de creche ou educação infantil é muito mais do que falar de uma instituição, de suas qualidades e defeitos,da sua necessidade social ou da sua importância educacional.É falar da criança.De um ser humano piquenino,mas exuberante de vida.

Desenvolvimento

    Segundo a LDB,promulgada 1996 que considera a Educação Infantil a primeira etapa da educação básica.

             A partir daí,uma série de documentos legais e produzidos como objetivo de defenir critérios de qualidade para infra estrutura das unidades destinadas a educação de crianças,de 0 a 6 anos.

        A educação infantil no cenario educacional brasileiro atualmente passa por constantes transformações e encontra-se repleta de desafios em relação  a mudança de concepções e a quebra de paradigmas. A creche foi marcada pelo carâter assistencialista, associado ao cuidado, representam alternativas concretas para viabilizar a libertação da mulher para mercado de trabalho.

        O estatuto da criança e do adolecente (ECA) salienta a importância do atendimento infantil das creches enquanto parte integrante do sistema educacional, superando a prespectiva tradional, assistencialista, desvinculada das questões educacionais.

        É importante salientar que hoje a Educação Infantil não pode ser mais considerada apenas, como um lugar de cuidados básicos de higiene, mas deve-se considerar, por tanto que cuidar e educar devem estar agregados conforme o Referencial Nacional para Educação Infantil.

        É notório a importância dos primeiros anos de vida para a construção dos alicerces das personalidade, pensando nisso, é que a LDB traz elementos significativos para a formulação de propostas verdadeiramentes comprometidas com uma nova vizão educativa. A realidade de hoje causa preocupações pois em algumas instituições as crianças ainda estão sendo trabalhadas de forma distorcida, queimando etapas de aprendizagem. Alem disso a falta de envestimento publico no setor ainda são muito acentuadas, bem como a desvalorização de seus profissionais.

        É preciso valorizar os docentes da educação infantil e os profissionais de creches. É dificil encontrar um municipio que tenha uma estrutura de quadro de carreira que de fato prepare este professor ao de ensino fundamental e médio. Não se trata de dar o mesmo tipo de cargo ou atribuição, pois um professor de ensino médio trabalha em regime de hora aula e a educação infantil trabalha em períodos. O tipo de trabalho é diferenciado no entanto, a valorização deste profissional pelo sistema acaba sendo posto como de um profissional de segunda qualidade. As professoras são destimuladas a trabalhar neste sistema. Elas recebem uma formação já precaria ingressão em sistemas que os valorizam menos. Então a tendencia de querer abandonar a educação infantil para procurar o fundamental, em que elas teriam uma melhoria de salário e de condições de trabalho acaba sendo um fator imediato pela desvalorização.

        Nos ultimos anos há uma crescente discussão sobre a qualificação dos professores que trabalham com a educação infantil. Já não se pode mais colocar a educação infantil em segundo plano, como até pouco tempo acontecia, ou seja, qualquer um podia “cuidar” de criança pequena.

        Hoje a função dos profissionais da Educação Infantil passa por grandes reformulações, pois não se podem mais esperar destes, oque se esperaria algumas decadas. Por isso, o profissional que atua nas escolas infantis deve possuir uma formação solida e conscistente acompanhada de uma permanente e acompanhada atualização em serviço como é o caso das formações continuadas que acontecem hoje nas escolas.

        O professor passa a assumir um novo papel, o de mediador entre criança e mundo. A familía co-participativa do processo de ensino aprendizagem e os conteúdos são desenvolvidos de maneira lúdicas, respeitando-se a bagagem cultural de cada um.

        A questão profissional adquire então centralidade tanto do ponto de vista da qualidade do trabalho desenvolvido com a criança quanto do próprio reconhecimento de que a educação infantil, especialmente a creche faz parte da educação.

        O espaço na instistuição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufrui-lo em beneficio do seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tanto é preciso que o espaço seja versatil e permeável à sua ação, sujeita a modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com