TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação no Brasil

Por:   •  18/5/2016  •  Artigo  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  2.005 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO

Com base nas leituras propostas, discussões e colocações em aula sobre a Psicomotricidade, elabore uma memória crítica-reflexiva sobre sua compreensão do corpo, o movimento e a psicomotricidade no desenvolvimento do ser humano.

Uma visão educacional, humanista e voltada à construção do conhecimento deve considerar o homem integralmente, priorizando a cognição, a afetividade, o corpo e o movimento.

A criança percebe seu próprio corpo por meio de todos os sentidos. Seu corpo ocupa um espaço no ambiente em função do tempo, capta imagens, recebe sons, sente cheiros e sabores, dor e calor, movimenta-se.

 Desta forma, a psicomotricidade se caracteriza como a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção, favorecendo ao homem uma relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo que o cerca, possibilitando um melhor conhecimento do seu corpo e de suas possibilidades. Está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente. Assim, contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida o indivíduo. 

1- Como entendo o corpo? Em uma visão física, filosófica, cultural e psicológica?

Antes de qualquer forma que cada ser humano passa a apresentar, ele necessita de um corpo para vivenciar as experiências ao longo de sua existência. Desta forma o corpo pode ser caracterizado por sua individualidade, que é dada pela experiência que recebe através do modo de ser da vida, da natureza, do tempo e da cultura. Igualmente, nos constituímos pelo desenvolvimento cerebral e corporal.

Corpos são considerados histórias vivas, que podem ser escritas e reescritas a cada instante, onde não pode existir um “padrão”, pois nenhuma vida é igual à outra. Assim o corpo pode ser considerado como um produto da educação, sendo que a educação passa pelos nossos sentidos.

Desta forma, o homem é um ser essencialmente ativo, que cria a realidade material e social em que se insere, ao mesmo tempo em que essa realidade age sobre ele, constituindo a sua essência histórica.

2- Descreva sobre a importância dos movimentos no desenvolvimento humano.

A criança realiza movimentos com o corpo, que aos poucos, vão se estruturando. No decorrer da vida, assumem sentido e exercem grande influência no seu comportamento. Os seus primeiros movimentos são sentidos pela mãe já no útero. 
Após o nascimento, o que percebemos no desenvolvimento infantil é o corpo e seus movimentos. A psicomotricidade é a área que se ocupa da educação do corpo em movimento. Nos seus primeiros anos, a criança utiliza o corpo para expressar suas vontades, emoções e também seus conceitos. 

Desta forma, as atividades motoras são importantes para o desenvolvimento das crianças. Enquanto explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos, vai aprofundando e expandindo a sua experiência individual. 

3- O que é psicomotricidade?

É o controle mental sobre a expressão motora. Objetiva obter uma organização que pode atender, de forma consciente e constante, às necessidades do desenvolvimento do corpo. Esse tipo de Educação é justificado quando qualquer defeito localiza o indivíduo à margem das normas mentais, fisiológicas, neurológicas ou afetivas. É a percepção de um estímulo, a interpretação da elaboração de uma resposta adequada. É uma harmonia de movimentos, um bom controle motor, uma boa adaptação temporal, espacial, boa coordenação viso-motora, boa atenção e um esquema corporal bem estruturado.

Segundo a Sociedade brasileira de Psicomotricidade, a Psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo do homem, através da relação com seu corpo.

A psicomotricidade pode ser entendida como um estudo do movimento, sendo muito importante no desenvolvimento infantil, pois contribui para melhor coordenação motora, bem como para a aprendizagem ajudando nas atividades de leitura, escrita, concentração, raciocínio lógico.

A Psicomotricidade se apresenta, como uma ciência que pretende transformar o corpo em um instrumento de relação e expressão com o outro, através do movimento dirigido ao ser em sua totalidade, aspectos motores, emocionais, afetivos, intelectuais e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com