TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de Painel

Por:   •  14/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

São Paulo, 06 de abril de 2016.

Caro Orientador Educacional Diogo,

O ambiente escolar reúne diferentes realidades culturais, econômicas, sociais, políticas e religiosas, onde acontecem a socialização e a construção de conhecimentos formais e informais, que nos preparam para integração na sociedade, hoje conhecida como sociedade da informação e do conhecimento, que nos apresenta muitas incertezas, mudanças constantes, jovens perdidos em seus sonhos, em seus desejos de vida, dicotomias entre os valores evidenciados e os vividos. Esta realidade nos revela a necessidade urgente de elaborar e garantir a efetivação de políticas educacionais consistentes e duradouras para sistematizar o trabalho do orientador educacional, que contribui para a formação humana dos alunos, propiciando o exercício diário da escuta, do diálogo e da convivência com o outro.

Diante do caso de João, é preciso que você o acompanhe e encaminhe (há um profissional que o ajude neste novo ciclo, se achar necessário), procurando mobilizar o coletivo da escola, para a reflexão crítica sobre a prática educativa com o objetivo de transformá-la, lembrando aos profissionais a presença de um projeto pedagógico mais abrangente do que os projetos individuais de cada um, trazendo consciência ao coletivo do que está sendo vivenciado no momento, para juntos fazerem ajustes necessários visando ao bom andamento do processo ensino-aprendizagem do aluno.

Enfrentar o conflito significa dialogar sobre o ocorrido, tentando evidenciar as questões que o provocaram, e restabelecer os vínculos e relações abaladas entre os colegas e professora com João, principalmente no que se refere à relação professor-aluno.

É importante que você mantenha contatos contínuos de natureza informal (visitas à sala de aula e conversas no recreio) com os alunos, possibilitando um relacionamento cordial e levando-os a aceitar naturalmente a sua presença durante as atividades desenvolvidas pelos professores. Além disso, deve auxiliar o professor a procurar formas de estabelecer vínculos de confiança e afetividade com seus alunos, principalmente com aqueles que mais precisam de apoio, motivando-os às condutas de diálogo e reflexão sobre seu trabalho educativo.

Seu trabalho, junto ao ambiente escolar, objetiva auxiliar os alunos no seu pleno desenvolvimento e na sua formação humana, ou seja, você deve procurar formar o aluno para que seja um ser capaz de pensar, de estudar e de desenvolver seu sentido de cidadania, e para que isso ocorra é primordial a inclusão social e não o isolamento.

Sua presença no âmbito escola deve propiciar o desenvolvimento de uma cultura escolar que permite o questionamento de posturas engessadas, construindo propostas de convivência harmoniosa e equilibrada, dando espaço para reflexão, tomada de decisão consciente e valorização do ser humano.

Espero ter contribuído em seu desafio e desejo boa sorte!

Atenciosamente,

Luzia Rosa

 

ATIVIDADE DE SUPERVISÃO ESCOLAR

A escola, partindo da natureza do trabalho que desenvolve, tem um grande compromisso com a liberdade no âmbito da sociedade brasileira ao lado de outras instituições civis.

Os gestores educacionais devem ter a clareza de que um novo projeto educacional organicamente articulado com um novo projeto histórico-social exige dedicação, esforço, participação e cooperação de todos os educadores envolvidos no processo educativo. Assim, o Supervisor Escolar deve participar da organização e reorganização do sistema de ensino, discutir e elaborar projetos, junto ao Secretário de Educação, para que possam, após analise do problema, discutir o desempenho dos alunos e sugerir medidas de caráter preventivo.

Os desafios educacionais postos à alfabetização das crianças são inúmeros, e para que o aluno se desenvolva em sua integralidade a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA – tem a atenção voltada ao Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano), deve-se à concepção de que esse período é considerado necessário para que seja assegurado a cada criança o direito às aprendizagens básicas da apropriação da leitura e da escrita, e também à consolidação de saberes essenciais dessa apropriação, ao desenvolvimento das diversas expressões e ao aprendizado de outros saberes fundamentais das áreas e componentes curriculares obrigatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (167.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com