TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em discussão a linguagem do mundo letrado e numerado

Ensaio: Em discussão a linguagem do mundo letrado e numerado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  Ensaio  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

tividade

ATENÇÃO!

Todas as questões, obrigatórias e para saber mais, são objeto de estudo para os exames, ainda que não estejam valendo nota para os dossiês.

Observação: Execute, também, as atividades para saber mais e para os exames

que estão inseridas no fascículo

UNIDADE 1

EM DISCUSSÃO A LINGUAGEM DO MUNDO LETRADO E NUMERADO

Questões obrigatórias para o dossiê

Quais os conceitos da matemática aparecem na linguagem cotidiana? Dê exemplo de situações em que essa linguagem ocorre.

R:Os coceitos da matematica estão presentes no nosso cotidiano , iniciando no nascimento ,temos uma data ,dia e mês do ano ,somos pesados medidos e ai continua a matamática no nosso cotidiano .A matemática está presente nas diversas atividades humanas praticamente não há uma que não seja necessário codificar,quantificar,analisar,contar, interpretar,ordenar,generalizar e estabelecer relações,na rotina de casa ,no supermercado,no trabalho e nos esportes .Operações matemáticas tanto divisão, como soma,subtração,multiplicação,bem como numeração seriação e etc.Podemos citar por exemplo vou dividir esses lápis entre todos os trinta alunos da sala, quantas pessoas tem para servimos?João o décimo colocado etc.

Quais os conceitos da matemática que se apresentam no corpo, na casa, nas ruas do bairro onde reside?

R; No ambiente em que vivemos estamos cercados o tempo todo por conceitos matemáticos,seja nas formas geométricas que compõe nosso corpo como a esfera na cabeça,retângulo no tronco,etc.Quanto na composição triangular dos telhados da casa,retangular ou quadrada das paredes,medidas dos móveis ,terrenos,nos formatos das ruas placas indicativas de velocidades permetidas,de medição dentre tantos outros.

No texto: Receita de Alfabetização, a autora Marlene Carvalho faz uma reflexão sobre o ensino. Com suas palavras justifique ou refute a opinião da autora.

R:A autoura faz uma crítica no método que vem sido usado para alfabetização de crianças, tal método realmente é bastante falho,pois a criança não aprende a pensar,apenas aprende a repetir e copiar o que está sendo exposto,e não assimilar o contéudo e leva-lo para sua vida cotidiana.

No texto: Aprendizagem escolar que processo é esse? Quais são as principais ideias apresentadas? Faça um breve resumo.

R:O texto afirma que a aprendizagem não se inicia na escola,ela é um processo continíuo que vem desde o nascimento.Destaca também que os conceitos matemáticos em nosso dia a dia e que é preciso aprender a visualiza-los.Reforça-se a necessidade de utilização de conhecimentos do cotidiano da criança, para se fixar os contéudos científicos a serem trabalhados em sala de aula.

Como foi explicitado no texto 1 a compreensão dos conceitos formais da matemática?

R:O texto enfatiza que para aprender é preciso ver, dessa forma se faz necessário que o aluno enxergue a mátematica em sua vida cotidiana, percebendo seu uso em tudo que cerca, para que,assim,ele possa compreender seu conceitos formais e conseguir aplicá- los em sua vida escolar.

Elabore uma atividade na qual os conceitos matemáticos de Espaço e Forma possam ser explorados.

Descreva como esta atividade pode ser aplicada na Educação Infantil e posteriormente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

No Texto: Tendências da Educação Matemática, explique como as tendências se constituíram no Brasil e dê exemplos de ensino que as utilizaram.

Por que á Tendência Histórico-crítica se fortaleceu enquanto “modelo” didático para a aprendizagem?

Relacione as colunas de acordo com seus movimentos históricos

Tendência Empírico ativista

Tendência Formalista moderna

Tendência Tecnicista

Tendência Construtivista

Tendência Histórico crítica

Tendência Socioetnocultural

( )Trata-se de uma aprendizagem significativa, que acontece quando o aluno consegue atribuir sentido e significado às ideias matemáticas e sobre elas é capaz de pensar, estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar.

( )Traz uma visão antropológica, social e política da matemática e da Educação Matemática. Parte-se de em problemas da realidade, inseridos em diversos grupos culturais, que gerarão temas de trabalho para sala de aula.

( )Considera o conhecimento matemático resultante da ação interativa reflexiva do indivíduo com o meio ambiente. Destaca-se o aprender a aprender e o desenvolvimento do pensamento lógico formal.

( ) Com o nascimento da Escola Nova, a matemática passa a ser ensinada pelos seus valores utilitários, suas relações com as outras ciências e suas aplicações para resolver problemas do dia a dia.

( )Os conteúdos são apresentados como uma instrução programada. Os recursos e as técnicas de ensino passam a ser o centro do processo ensino-aprendizagem. Os alunos e o professor passam a meros executores de um processo desenvolvido por especialistas.

( )Teve ênfase no uso da linguagem, no rigor e nas justificativas. O ensino era centrado no professor e distanciava-se das aplicações práticas.

UNIDADE 2

MATEMÁTICA EM: A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO

Questões obrigatórias para o dossiê

No texto: Estágios de Pensamento Infantil explicite as principais ideias de Jean Piaget elencadas.

Tomando com base os estudos realizados por Lev Semenovich Vigotski, quais são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com