TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topicalização Do Texto "A Importância Da Leitura No Ensino Superior"

Dissertações: Topicalização Do Texto "A Importância Da Leitura No Ensino Superior". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 2

Topicalização do Texto “A importância da leitura no ensino superior”

1- Dominar a leitura e ser um leitor proficiente conduz o aluno a uma atitude ativa, dinâmica e crítica em relação ao conhecimento.

2- A ação docente deve pautar-se pelos quatro pilares da educação superior contemporânea, estabelecidos no relatório para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, assim estabelecidos: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

3- Embora a leitura tenha muitos aspectos, lê-se por muitas razões como, por exemplo, para obter informações ou para entretenimento, nesse trabalho sua importância é dada por considera-la fundamentalmente como fonte de conhecimento indispensável para a formação acadêmica e, posteriormente, para o exercício profissional.

4- Os resultados obtidos das praticas empregadas parecem conduzir o aluno à reprodução e à memorização, não ocorrendo a aprendizagem significativa.

5- O professor tem um papel determinante na formação e no desenvolvimento das habilidades e competências que os alunos ainda não adquiriram. Deve criar situações para despertar a curiosidade, desenvolver a autonomia: deve, enfim, criar as condições necessárias para a formação de um leitor proficiente.

6- Formar um aluno que realize uma leitura proficiente e seja critico, supõe formar alguém, cuja compreensão da leitura ultrapasse a simples decodificação, alguém que construa um significado através dos elementos linguísticos e dos elementos implícitos no texto, que estabeleça relações com outros textos já lidos posicionando-se diante das ideias do autor.

7- O leitor, durante a leitura, utiliza-se do conhecimento que ele já tem, como conhecimento linguístico, o textual e o conhecimento de mundo para construir o significado do texto.

8- As estratégias metacognitivas são definidas como “operações (não Regras) realizadas com algum objetivo em mente, sobre as quais temos controle consciente, no sentido de sermos capazes de dizer e explicar a nossa ação”. Assim, se o leitor tiver controle consciente sobre essas operações, saberá dizer para que ele está lendo um texto e saberá dizer quando não está entendendo um texto. Essas são as características básicas apontadas para que um leitor seja considerado proficiente.

9- Dominar a leitura conduz o aluno a uma atitude ativa, dinâmica e critica em relação ao conhecimento.

10- Repensar o ensino superior a partir do trabalho com leitura significa primeiro definir a clientela a quem se destina, implica considerar os conhecimentos que os alunos já possuem e as suas dificuldades. Realizar um trabalho que desenvolva no aluno a capacidade de aprender a aprender – lendo, compreendendo e interpretando é um grande desafio, porem constitui-se num dever do professor.

11- A sociedade atual requer um pesquisar e construir constantes. E a leitura tem sua parcela decisiva de contribuição, pois é ela que nos permite buscar novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com