TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular Obrigatório Educação infantil

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        4

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        6

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        7

6        PLANOS DE AULA        10

 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

  REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio tem por objetivo mostrar a realidade da escola de educação infantil ( CEIM), através desse estágio será possivel realizar diversas observações sobre o amibente escolar das crianças, acompanhar as atividades escolares e contribuir com a escola. Realizar o estágio é importante para que o estudante conheça um pouco da profissão a qual foi escolhida.

De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n°11.788 de 25 setembro de 2008, no Art.1°(BRASIL, 1996 p.299) diz que: Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituição de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

O estágio foi realizado no Colegio Evangelico Recanto do Ceu, a escola é privada, atende Pré-escola, ensino Fundamental  e Médio.Os profissionais buscam recursos para adquirir mais conhecimentos com as demandas educacionais.Para complementação desse relatório será elaborado e aplicado um projeto de intervenção com o tema Ludicidade.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Incluir o texto elaborado com base nas leituras obrigatórias, conforme estipulado Plano de Trabalho.

Para a apresentação do texto, seguir esta formatação, preenchendo de 1,5 a 2 páginas.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1.O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento normativo de grande relevância para a escola, pois se refere ao planejamento global da instituição, entretanto, essa sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica. Segundo a legislação educacional brasileira, ele deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar, professores, alunos e comunidade). O Projeto Político Pedagógico deve ser realizado a partir de um diagnóstico interno da instituição, levando em consideração os dados de matrícula, inadimplência e outras informações específicas da escola.

       A partir disso, o PPP deve funcionar como um norteador para as atividades da escola e contemplar não apenas os objetivos e metas, mas também as ações que serão tomadas para alcançá-los, levando em consideração a realidade da instituição de ensino.Por isso, o Projeto Político Pedagógico deve ser atualizado no início de todo ano letivo e consultado periodicamente para garantir que seja colocado em prática. É fundamental que os indicadores trazidos pelo documento sejam usados como base para melhorar o ensino e o atendimento à comunidade escolar.

 2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

As competências gerais da BNCC, inter-relacionam-se e desdobram-se para as três etapas da educação básica, articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores. Segundo Base Nacional Comum Curricular- BNCC estão expressas em dez competências gerais. Elas definem a base educacional, norteando os caminhos pedagógicos.  

Segundo o Ministério da Educação-MEC, as competências gerais são mobilizações de conhecimentos de acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos, que visam à formação humana em suas múltiplas dimensões.  O objetivo é perpetuar no ensino uma comunicação integral, a mobilização de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para suprir as demandas do cotidiano, a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualificá-lo para mercado de trabalho.

 3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

Objetivando uma avaliação contínua, a criança será constantemente acompanhada, orientada, mediante registros e comunicação quanto ao desenvolvimento do processo educativo.

A avaliação considerará o desempenho da criança, a capacidade em solucionar problemas propostos, diagnósticos dos avanços e dificuldades, características inerentes ao processo de aprendizagem. A avaliação basear-se-á em dois pressupostos:

• Observação atenta e criteriosa sobre as manifestações de cada criança;

• Reflexão sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do(a) educando(a). A Coordenação Pedagógica e a Orientação Educacional, juntamente com os professores, definirão os instrumentos de acompanhamento e de registro da aprendizagem do(a) aluno(a), com base nos aspectos cognitivo e psicossocial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (227.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com