TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido O professor na sociedade contemporânea

Por:   •  24/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  1.269 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................05

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................09

REFERÊNCIAS...........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

A disciplina Formação de Professores aborda um tema de constante discussão na área acadêmica dada sua importância na área educacional, como também as vertentes da formação do profissional de educação. Busca compreender o papel do professor, onde este deve difundir conhecimentos, dialogar, discutir e debater com seus alunos sobre a importância e a necessidade desses conhecimentos no mundo atual. Além disso, a disciplina trata dos períodos históricos da profissão, buscando elucidar sobre as tendências pedagógicas que influenciam as práticas educacionais até os dias atuais.

O presente portfólio traz uma reflexão sobre o texto“ O professor na Sociedade Contemporânea: um trabalhador da contradição”, que relata a realidade dos professores durante os períodos históricos até os dias de hoje, buscando fazer uma análise sobre todas as contradições da sociedade e da escola, trazendo questionamentos e procurando orientar sobre as opções disponíveis para uma educação crítica e construtiva.

A construção da prática educativa, deve estar embasada em teorias pedagógicas, porém, alguns autores afirmam que a história de vida dos futuros professores, devem ser levadas em consideração, pois a sua trajetória antes de seu ingresso na profissão, afeta diretamente o norteador da educação. Estes autores, alegam ainda que, sem o embasamento na história do professor não se pode obter uma formação sólida e de qualidade, pois é necessário que esta possibilite o acesso aos conhecimentos necessários para uma atuação profissional eficaz, baseando-se na pedagogia progressista fundamental e tendo como referência a pedagogia histórico-crítica.

A partir do estudo de texto realizado e levando em consideração os conteúdos abordados nas aulas da disciplina Formação de Professores, este portfólio tem como objetivo refletir sobre os desafios encontrados pelos professores na sociedade contemporânea.

Este texto busca relatar toda a história do professor, desde a década de 50 até os dias atuais, onde podemos observar que vários pontos de debate se repetem ao longo da história, inclusive os questionamentos, que ao longo do tempo foram se intensificando cada vez mais, a medida que surgiram novas tecnologias e novas estruturas familiares.

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com a leitura do texto, muitos são os desafios que o professor tem enfrentado em sua jornada profissional, onde existe uma preocupação no que diz respeito à realidade vivenciada pelo professor e aquilo que é imposto pela sociedade.

Atualmente, o professor enfrenta diversas contradições na sociedade contemporânea e dentro destas, existem algumas palavras-chave como “globalização”, “inovações”, “sociedade do saber” e “novas tecnologias de informação e comunicação”.

No Brasil, aproximadamente na década 50, a função do professor era a transmissão de conhecimentos básicos, sendo que dificilmente o estudo teria continuidade. A escolaridade a ser atingida, variava de acordo com a condição social de cada criança e a escola não era reconhecida como meio para uma melhoria de vida, porém o professor era respeitado e tinha consciência de sua responsabilidade social.

Toda esta situação mudou entre as décadas de 60 e 70, quando a escola começou a ser considerada como perspectiva de desenvolvimento econômico e social, o Estado tomou a frente desse movimento para que ocorresse a expansão escolar e muitos jovens de classes sociais mais baixas conseguiram diplomas de formação de níveis mais avançados. Com a obtenção desses diplomas, os jovens conseguiram cargos mais elevados de trabalho e com isso o desenvolvimento econômico e social foram alterados. A partir da expansão escolar, iniciou-se uma concorrência entre as crianças, que começaram a pensar no seu futuro para conquistar boas vagas no mercado de trabalho e ocupar uma posição diferenciada perante a sociedade, pois tinham como fonte de informação uma nova ferramenta, a televisão. Diante deste novo formato de escola, além de seu desempenho, o aluno é avaliado de acordo com suas notas e a escola se torna um espaço de concorrência entre os alunos. Com tantas transformações, os professores passaram a ser muito mais exigidos, pois os resultados dos alunos seriam de sua responsabilidade e assim as pressões sociais aumentariam, visto que com a expansão escolar, o número de pessoas aptas a ensinar se tornaram cada vez maiores e os salários pagos continuaram baixos, fazendo com que o professor tradicional começasse a ser desprezado e criticado.

Nos anos 80 e 90, ocorre uma nova mudança no que diz respeito à qualidade da educação, pois surgem novas exigências referentes à sua eficácia e o ensino médio passa a ser considerado apenas como um nível de formação, buscando que as escolas concorram com outros países e abram portas para o ensino superior. Juntamente com este avanço, a informação se dissipa através da inserção de novas tecnologias como o computador, Internet e celular, fazendo com que o processo de comunicação ocorra de forma rápida e desgovernada, tirando o controle da escola e da família sobre os jovens que ficam fascinados por essas novas descobertas.

Atualmente o professor não atua com regras impostas pela hierarquia, porém existem norteadores para que o processo de ensino-aprendizado ocorra de forma eficaz, lembrando que o profissional da educação deve ser um solucionador de problemas.

A visão do professor passa por uma transformação, pois apesar deste ter autonomia para desenvolver sua didática dentro da sala de aula, as cobranças acerca dos fracassos de seus alunos se tornam responsabilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com