TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido "Um Conceito Antropológico" de Roque Laraia

Por:   •  1/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

1. Descreva o processo de aprendizado do indivíduo em sua oposição a qualquer determinismo de fundo

biológico. (Cap. 1)

O aprendizado do indivíduo se opõe ao determinismo biológico em múltiplos fatores, os antropólogos afirmam que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Qualquer criança humana nascida no planeta tem a capacidade cognitiva de aprender qualquer cultura independente de qual região ela nasceu. Um exemplo disso é se pegarmos uma criança indígena nascida no Amazonas, norte do Brasil e levá-la para os Estados Unidos ainda em seus meses de vida para ser criada por uma família estadunidense. Ela terá uma vivência imersiva naquela cultura, aprenderá os costumes e crenças e fará parte daquela cultura, ela crescerá em meio aquela população e nada o diferenciará de outras crianças da mesma região em que ela foi criada. O fator biológico não é o determinante de aprendizado do indivíduo, ele tem a sua função de marcador genético mas não influencia em como será o aprendizado desse ser humano. As pessoas têm o seu processo de aprendizado definido pelo meio de uma educação diferenciada e não por traços genéticos que carregam de seus ancestrais. O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que se chama endoculturação, que é um processo de aprendizagem cultural através do meio em que o indivíduo está inserido, a genética não determina os comportamentos, eles são aprendidos ao longo da vida.

2. É possível explicar todo condicionamento em termos das limitações impostas pelo meio ambiente? Justifique

sua resposta. (Cap. 2)

Não. Pois temos uma pluralidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico. O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural, porém existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. Indivíduos vivendo em ambientes semelhantes, têm formas diferentes de se adaptar, sendo o determinismo geográfico uma ideia que cai por terra nesses casos. Grupos de indivíduos vivendo em ambientes parecidos, buscam formas diferentes para se adaptar e sobreviver. As diferenças encontradas nos seres humanos, não podem ser explicadas diante das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente. Cada grupo encontra uma forma de adaptação mesmo vivendo em semelhantes ambientes, claro que cada ambiente tem suas limitações e dificuldades, porém uma das grandes qualidades dos homo sapiens é de romper com as suas próprias limitações e encontrando diversas maneiras de se adaptar e sobreviver no ambiente em que vive. O ser humano é um ser que busca evoluir e encontrar as melhores maneiras para facilitar sua vida e seu cotidiano.

3. Retome a definição de cultura proposta por E. Tylor e explique-a com suas próprias palavras. (Cap. 3)

Para Edward Tylor (1832-1917) cultura é o conjunto de características que forma a vida social de um indivíduo, ou seja, tudo aquilo que o está inserido e o faz interagir. É todo o combo social em que ele está imerso como: crenças, arte, manifestações, moral, lei, símbolos e costumes. A cultura trata-se de um conceito complexo, mas esse conjunto de características se dá por meio da interação dos indivíduos ou, ainda, pela transmissão de geração em geração de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com