TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do meio

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

Estação Ferroviária Sorocabana – 1875 a 2001

Em 2015, a Estação Ferroviária completará 140 anos. Ela foi oficialmente inaugurada no dia 10 de julho de 1875, assim dando início a uma nova etapa na história econômica do município. Foi implantada pela iniciativa de Luiz Matheus Maylasky, assim se tornando um dos meios mais importantes de interligação da cidade com a região, e um dos principais meios de transportes no final do século XIX e início do século XX.

A ideia inicial dos donos era ligar Sorocaba a São Paulo pelo caminho mais curto. E a estação era o ponto final da linha da Sorocabana.

Em 1876, ela se estendeu até Villeta (George Oetterer), e assim se prolongando até chegar ao rio Paraná, em Presidente Epitácio, no ano de 1922.

Em 1903, a sede das oficinas dessa linha foi transferida para a estação de Mairinque.

Em 1929, houve a reforma do prédio da Estação e transformou-se no atual, assim o tornando um dos maiores edifícios da linha. Até o final de 1998 funcionou como uma estação tradicional, embarcando e desembarcando passageiros, vendendo bilhetes até a entrada de operação da Ferroban.

Em 1999 fora desativado o trem de passageiros da linha-tronco, porém Sorocaba continuou embarcando os passageiros da linha Sorocaba-Apiaí que seguia pelo antigo ramal de Itararé até 2001.

Em julho de 2011, o prédio ganhou o nome de "Guarino Fernandes dos Santos". Dirigente sindical, político militante e filho de ferroviário, ele foi presidente da União dos Ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana por 14 anos, vereador de Sorocaba (1959/1963) e deputado estadual eleito e cassado antes da posse. Sofreu perseguições do regime ditatorial por ter participado ativamente das principais lutas operárias entre os anos de 1942 a 1987.

Considerado um dos principais patrimônios arquitetônicos (neoclássico) de Sorocaba, o prédio foi tombado há doze anos, mas ainda aguarda a restauração para poder voltar a ser utilizado pela população.

O prédio da antiga Estação de Ferro de Sorocaba é localizado na Avenida Afonso Vergueiro, no centro da cidade.

Atualmente, o prédio está sendo utilizado para fins culturais. A partir de 2010, o espaço passou a abrigar o "Teatro Estação", a Casa do Turista e o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).

A antiga estação fica toda iluminada para as tradicionais Cantatas de Natal nos finais de ano.

Imagens

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

Planejamento

  1. Ponto de partida:

Para que estamos planejando o passeio histórico?

        Para que possamos colocar em prática o que estudamos ao longo do semestre – Estudo do Meio – e exemplifique por meio desta experiência como devemos realizar o projeto com nossos alunos.

  1. Opção pelo espaço:

Como se dar a escolha desse passeio?

A escolha foi por intermédio da Professora Renata. Assim como as crianças iniciam o estudo da História e Geografia através de seu bairro, sua casa, e escola, enfim, através do Estudo do Meio em que vivem, deveríamos nos aprofundar nos pontos históricos e geográficos da cidade onde moramos e/ou estudamos.

  1. Objetivos:

O que queremos alcançar com esse passeio?

Buscar informações, desenvolver o conhecimento e explorar os aspectos culturais, sociais, ambientais e econômicos dos principais pontos históricos e geográficos da cidade de Sorocaba. E através do Estudo do Meio, ter um novo olhar para os lugares que já conhecíamos anteriormente.

  1. Elaboração do caderno de campo estrutura do relatório.

O que a pessoa deseja saber no passeio (guia)?

        Os marcos históricos e geográficos principais da região a ser explorada, onde os conhecimentos a serem adquiridos nos auxilie na docência da mesma. Mas também pelos fatos não comprovados historicamente, curiosidades, as entrelinhas, ou lendas conhecidas pelo guia, assim acrescentando e enriquecendo o conhecimento.

        

  1. Roteiro e cronograma de atividades em grupos.

O que observar, questões sobre o contexto histórico e geográfico?

  • Chegada na faculdade Anhanguera de Sorocaba,
  • Ida para o ônibus,
  • Chegada ao centro da cidade de Sorocaba,
  • Caminhada pelos pontos históricos junto ao guia,
  • Volta para o ônibus, e o
  • Retorno para a faculdade.

Se atentar às informações disponibilizadas pelo guia sobre pontos históricos e geográficos.

  1. O trabalho de campo – Hipóteses de como o trabalho acontecerá.

O que será visto, antecipar impressões.

Iniciaremos a trajetória na praça Frei Baraúna (mais conhecida como Praça do Fórum Velho), assim iríamos seguir a caminhada nos pontos mais importantes dessa trajetória, como o Mosteiro de São Bento, explorar a praça Frei Baraúna em si, Fundec, Largo do Rosário, Museu Ferroviário, e finalizando na Estação Ferroviária Sorocabana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (416.7 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com