TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTUDOS DISCIPLINARES IX

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

 

 

 

ESTUDOS DISCIPLINARES IX

 

 

 

ALUNAS:

    FRANCIELI F

Polo – Blumenau

2017

EXPLORANDO OS RECURSOS DE INCENTIVO PARA A LEITURA

Novos recursos tecnológicos são sempre bem vindos ainda mais quando complementam a atividade educativa e promovem o interesse pela leitura e pelo conhecimento de modo geral.

Ao experimentarmos a plataforma literária de imediato percebemos o alto potencial que a ferramenta possui para incrementar uma aula ou uma atividade. Por se tratar de uma plataforma de fácil interatividade e com recursos tecnológicos visuais e integrados pode ser usado tranquilamente para complementar as aulas de história, geografia, língua portuguesa e literatura brasileira e tudo isso em um único clique. É sem dúvidas uma grande ferramenta e um ótimo exemplo de como podemos aproveitar essa era digital para promover o conhecimento e estimular o gosto pela leitura.

A leitura vem conquistando cada vez mais o espaço das aulas escolares. Os professores têm valorizado as práticas de leitura em sala de aula, o que favorece a fluência leitora e a compreensão de textos.

A leitura motiva os docentes a compreender a funcionalidade do recurso em suas diferentes modalidades: leitura feita pelo professor, pelo aluno, leitura compartilhada ou para apresentação. Por ser um recurso funcional, é motivador desenvolver com os alunos as várias formas de leitura em diferentes faixas etárias e também a interpretação que cada discente tem sobre o tema lido, compartilhando ideias e auxiliando no processo de reflexão e entendimento dos temas abordados.

É fundamental expor aos alunos o propósito desta atividade, já que fluência leitora não significa saber ler, podemos ler rapidamente qualquer coisa sem entender o assunto que é tratado o texto.

 A leitura requer conhecimento de seu objetivo, já que fluência também tem a ver com a intenção da leitura, o porquê de lermos, que estratégias podemos utilizar e o que se espera ao final do processo.

Nos dias atuais é comum ouvirmos que os recursos tecnológicos como computador, celular e televisão são os maiores concorrentes da leitura, porém, torna-se cada vez mais difícil evitar o uso da tecnologia na esfera global que vivemos, portanto, tais recursos tecnológicos devem ser introduzidos e explorados a favor da educação.

Os professores devem transformar os recursos tecnológicos em ferramentas auxiliadoras para o ensino, promovendo-os em elementos mediadores da relação entre professor, estudante e conteúdo.

Uma forma de motivar a leitura e produção de texto com o suporte tecnológico pode ser trabalhar com gêneros textuais jornalísticos e do cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com