TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Fundamental 2 em Matemática

Por:   •  15/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        2

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        4

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        5

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        7

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        9

6        PLANOS DE AULA        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

INTRODUÇÃO

O estágio de licenciatura é obrigatório pois a lei de diretrizes e bases da educação nacional (n° 9394/96), assim exige. Neste relatório que tem por finalidade mostrar a experiência do Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Fundamental II. É necessária a formação profissional de forma a adequar a formação às expectativas do mercado de trabalho onde irá exercer suas atividades, sendo o estágio a oportunidade de somar teoria e praticar. Visando fortalecer essa relação entre teoria e prática, partindo do princípio metodológico segundo o qual o desenvolvimento dos profissionais envolve a utilização dos conhecimentos adquiridos, constituindo-se assim em um importante conhecimento e integração do aluno no social do seu campo profissional.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A busca pela compreensão de significados e constructos por parte de acadêmicos na realização do estágio de matemática e suas implicações para o desempenho docente futuro foi o que motivou a realizar esta pesquisa.

Através da análise realizada, é possível afirmar que o Estágio Enquadrado é considerado pelos acadêmicos como uma produção de conhecimento - mais prática do que teórica envolvendo estudo, reflexão e proposta de ensino e aprendizagem soluções. Constitui uma oportunidade insubstituível para compor posturas para atuação futura em aula, mas representa uma instância complexa que põe em crise as crenças e concepções que foram apreendidas pelo estagiário no início da vários anos de escolaridade.

O estágio, em geral,  mostra-se aos acadêmicos como um componente curricular, de outra forma, enriquecedor, enriquecedor e animador, além da possibilidade de aprimorar os variados conhecimentos teóricos são obtidos na Universidade; por outro lado, como problematizadora, conflitante e contraditória, pois confere ao estagiário novas circunstâncias, nunca vivenciadas, representando confronto com situações perturbadoras, principalmente por causa de e falta de respeito com o professor.

Nesse sentido, os obstáculos enfrentados por graduandos em situação de estágio constituem uma forma de saber enfrentar a realidade das futuras escolas e de saber administrar o tempo de preparação para o curso, a pesquisa de metodologias, a preparação de materiais a correção das avaliações, no meio de outras que recaem sobre o professor.

A investigação indica, ainda, que é precisa que o seja uma preocupação de todos os componentes curriculares, conforme das DCNs. Como enfatizam Pimenta e Lima, todas as disciplinas são, ao mesmo tempo, teóricas e práticas e precisam oportunizar conhecimentos e métodos para a formação “a partir da análise, da crítica e da proposição de novas formas de fazer educação”. As dificuldades matemáticas relacionadas aos conteúdos matemáticos evidenciadas no Estágio, são minimizadas se no decorrer do curso como conteúdos disciplinares especificidades de um olhar não apenas conteúdos do para superior os da sinobém, mas básico, dando atenção especial, tanto aos conteúdos, quanto ao ensino. Não podendo, com tudo, generalizar. Para isso, deverão ser realizados novos estudos em outras licenciaturas criadas em instituições de ensino superior.

Por fim, é importante enfatizar que o Estágio deve ser visto por todos - acadêmicos, professores universitários e professores da educação básica - como um lugar de diálogo, para revelar caminhos, para superados para promover uma melhor aprendizagem. Deve ser compreendido também como uma confirmação da profissão e do crescimento, para que ao final dela, como Pimenta e Lima, parafraseando Lins, os egressos possam dizer: “abram alas para a minha bandeira, porque está chegando a minha hora de ser professor”.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

Este documento é o guia que serve como um grande reflexo dos ideais e posicionamentos daqueles que estão em busca de melhoria constante para uma educação de qualidade para seus alunos, considerada como resultado de uma decisão coletiva, que motiva a instituição de ensino para a sua própria identidade, conquistando assim a sua autonomia.

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

De acordo com o material disponibilizado, as Aprendizagens Essenciais da Base Nacional Comum Curricular-BNCC estão expressas em dez competências gerais. Elas definem a base educacional, norteando os caminhos pedagógicos. As 10 competências se inter-relacionam e perpassam todos os componentes curriculares ao longo da educação básica, sobrepondo-se e interligando-se na construção de conhecimentos e habilidades na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.

3.A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (214.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com