TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  20/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

Patricia Aparecida de Almeida. RU: 832459 Sexta-feira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ITARARÉ

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Patricia Aparecida de Almeida. RU: 832459 Sexta-feira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

        Relatório de Estágio Supervisionado – EDUCAÇÃO

     DE JOVENS E ADULTOS, apresentado a UTA

     Educação de Jovens e Adultos.

     Tutor: João Gabriel Correa de Mello.

     Polo de Apoio Presencial: Itararé.

ITARARÉ

2015

SUMÁRIO

Folha de rosto......................................................................................................2

Sumário................................................................................................................3

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA.........................................5

3. Concepção Pedagógica da Instituição.............................................................6

4. Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio..................................8

5. Considerações Finais...................................................................................12

Referências........................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado apresenta-se como a experiência mais rica da vida do aluno do curso de Pedagogia, o que contribui significativamente para a atuação do futuro pedagogo. Estagiar permite que o acadêmico aprofunde seus conhecimentos em determinada área, preparando-o para o futuro. Através dessa ação o aluno do curso de Pedagogia tem a possibilidade de refletir sobre os métodos de ensino/aprendizagem, construindo uma base forte para sua atuação futura. É na articulação de ideias entre a teoria e a prática que se constroem novos conhecimentos e se reconstroem aqueles que já se sabe. Compreende-se que o estágio vem a ser um campo de conhecimento, indispensável para a atuação do acadêmico.

O presente relatório tem como finalidade expor de maneira clara e objetiva os resultados obtidos durante a experiência do estágio supervisionado, salientando os pontos positivos e procurando estratégias para corrigir os pontos negativos encontrados. Pretende-se também resgatar os valores dessa modalidade de ensino, propondo a reconstrução de seus princípios.

Enfim, serão apresentados nesse relatório os seguintes itens:

  • Identificação da instituição estagiada;
  • Concepção pedagógica da instituição;
  • Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio;
  • Plano de estágio – Educação de Jovens e Adultos.

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

  • Praça Antonio Pratiano, S/N. Bairro de Santa Cruz dos Lopes, Itararé SP. CEP 18460-000. Telefone (15) 3529-7547;
  • Funcionamento: 07h00 as 17h00;
  • Atendimento: Educação Infantil (Pré I e II) e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

De acordo com a entrevista realizada na instituição escolar, entende-se que tal ambiente é visto com o objetivo de desenvolver as potencialidades de seus indivíduos, tendo como foco principal a construção dos conhecimentos e dos valores de seus alunos.

O homem é compreendido como sendo um ser social que se constrói/reconstrói ao longo do tempo. Também é possível compreendê-lo através de sua autonomia perante a sociedade e as situações cotidianas. Suas ações e seu comportamento justificam-se a mediada em que o meio é transformado, gerando mais conforto a todos os membros da sociedade em que está inserido.

A educação é praticada na sociedade para transformar a realidade dos indivíduos e no contexto escolar isso não é diferente. Mais do que transmissão de conhecimentos, a arte de educar consiste na transmissão de crenças e valores (morais e éticos), para que todos se aceitem e se respeitem acima de tudo. A educação tem como finalidade assegurar ao indivíduo sua formação enquanto cidadão, para que ele compreenda que toda e qualquer ação vinda de sua parte acarretará em reações vindas daqueles que estão a sua volta. Através da educação o homem passa a agir buscando o bem comum a todos, contribuindo para que a realidade se transforme. Em outras palavras, é possível afirmar que o ato de educar permite que os sujeitos sejam mais humanos uns com os outros.

De acordo com a entrevista, a sociedade é compreendida como o espaço onde os cidadãos convivem, usando da educação para a transformação do cotidiano, construindo um espaço mais justo para todos. Entendeu-se que a educação é um fator social ligado diretamente a sociedade, sendo uma completamente dependente da outra, o que contribui para o desenvolvimento do ser humano enquanto cidadão. De acordo com os relatos, percebeu-se que a sociedade vem a ser composta por um grupo de indivíduos que convivem de maneira amigável, propagando o bem para todos. Nesse sentido, o papel da educação torna-se fundamental, uma vez que a mesma rege os bons relacionamentos.

Segundo a pedagoga, o professor tem como objetivo estimular os sentidos dos educandos, de maneira que se tornem seres mais críticos e questionadores. Ele é o mediador entre os ensinamentos e os alunos, propagando os conhecimentos de maneira que os educandos sintam a necessidade de ir além disso, questionando e reconstruindo verdades. Seu objetivo deve estar focado na formação de sujeitos pensadores, criativos e reflexivos acerca da realidade em que estão inseridos. Ainda de acordo com a entrevista, o comportamento do profissional docente deve estar baseado no diálogo, para fazer com que os alunos entendam que é na interatividade que se descobre o novo e se conhece os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com