TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio ensino fundamental

Por:   •  6/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 9

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DO

ENSINO FUNDAMENTAL I

[pic 1]

ITAPECERICA DA SERRA

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO Denise Rodrigues da Silva

TRABALHO DE CONCLUSÃO

DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DO

ENSINO FUNDAMENTAL

ITAPECERICA DA SERRA

 2015

ATIVIDADE 1

Atividade de orientação e discussão do estágio.

Nos dias de orientação do estágio foi falado sobre a importância de fazer essa disciplina na área da pedagogia e como iria me acrescentar no futuro docente. Tive também uma orientação de como iria começar o estágio e de como concluiria cada etapa, como, montagem, normais da ABNT, documentação e de como posso solicitar os órgãos competentes, elaboração dos relatórios, preenchimento das fichas onde serão descritas as atividades, carga horária e datas do dia em que foi realizada a pesquisa do campo, para sanar todas as dúvidas em relação à orientação do estágio.

ATIVIDADE 2

Apresentação do estagiário na unidade escolar.

Conforme as orientações da professora Soraia, compareci na unidade Escola Samuel Morse, escolhida por mim, em mãos com a carta de apresentação, onde me apresentei por nome, e a instituição de ensino Faculdade Anhanguera Itapecerica Da Serra.

Depois de me apresentar para a Vice-Diretora Maria Nilzete, que foi muito atenciosa e gentil, logo após me apresentou a unidade escolar e a sala qual iria concluir meu estágio que seria do 1° ano A formada por 30 crianças com idade entre 06 e 07 anos tendo como responsável a professora Lucilene.

ATIVIDADE 03

Pesquisa do Plano Escolar, para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para os anos iniciais.

A proposta pedagógica da escola Samuel Morse respeita a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. LDB 9.394/96 e Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e Adolescente, a disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e as Orientações Curriculares da Prefeitura do Município de São Paulo. A nossa concepção pedagógica está baseada na proposta construtivista, ou seja, uma corrente teórica que parte dos princípios de que o desenvolvimento da inteligência e determinada pelas ações do individuo e o meio.

ATIVIDADE 04

Entrevista com o coordenador, tendo como foco a teoria e a prática nas séries iniciais.

4.1 Resumidamente, quais são suas atribuições?

 Participar das capacitações na diretoria de ensino, montar a pauta de reuniões para educadores para comprimento da mesma nas horas do ATPL, observa o andamento das disciplinas em sala aula.

Assistir as aulas sempre que possíveis para obter subsidiar no momento da orientação do grupo quanto à condução desse conteúdo em sala de aula.

Passar as orientações da gestão aos docentes e suas atribuições sobre as regras estabelecidas durante a semana e suas alterações.

Observar o índice de reprovação e aprovação como base no andamento do ensino com tido na proposta pedagógica estabelecendo nas estratégicas de aplicação.

Verificar o não comparecimento dos alunos, por que estar acontecendo e como sanar esse problema.

Promover momento de aprendizagem para o grupo sobre os grandes responsáveis pelas mudanças na educação.

4.2 Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos, que serão trabalhados, organizados de projetos...)?

Planejar e avaliar sempre com a equipe gestora todas as situações sobre o processo do ensino aprendizagem como também a formação dos professores pensando nas estratégicas dentro do processo da construção do conhecimento e aplicação dos mesmos no âmbito do trabalho e no crescimento pessoal de cada individuo atuante na sociedade.

Os projetos são definidos por todos os professores, pais, alunos e comunidade escolar sempre no momento do planejamento como também no replanejamento tendo uma brecha para ser alterados sempre que houver a necessidade por parte dos professores.

 Os conteúdos são definidos pelos professores e gestores dentro das necessidades de aprendizagem e seguimento de cada serie, estabelecendo o desenvolvimento das competências e habilidades a serem aplicada em cada disciplina como também na contextualização dos conteúdos tanto pelos alunos como por toda a equipe de educadores e formadores.

4.3 Em que espaços e com qual frequência são realizados as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?

Os trabalhos sempre acontecem na sala de reunião, duas vezes por semana para cada seguimento, onde a coordenadora pedagógica estabelecem as diretrizes de trabalho do momento.

Os pontos difundidos são: Processos o andamento dos projetos da escola.

 Verificação da aplicação do conteúdo em sala observando as dificuldades encontradas pelo grupo, quanto o entendimento dos alunos.

 Passar os assuntos tratados em reunião pela diretoria de ensino.

Relacionar os alunos com dificuldades de aprendizagem e promover ações para o bom andamento desses alunos na sua serie.

Agregar valores de novas técnicas de aprendizagem para crescimento dos professores obtendo uma valorização didática relativa á aquisição de saberes.

4.4. Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar á prática utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com a sua experiência, porque ocorre essa dificuldade?

Acredito que existem muitas dificuldades por parte dos professores em seguir a proposta como também em sustentar a proposta pedagógica em sala de aulas, pois os conteúdos já vêm da secretaria da educação para serem seguidos visando sempre à bagagem trazida pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (219.9 Kb)   docx (134.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com