TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio supervissionado ensino fundamental~

Por:   •  27/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 15

                                                                  [pic 1]     

FACULDADE DE PEDAGOGIA

[pic 2]

JACIRA BARP

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

JACIRA BARP

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia  da Universidade de Cuiabá, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Coordenadora de Curso: Daniela de Freitas Coelho.

Cuiabá

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO        4

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS        6

4  DISCUSSÕES        10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

De acordo com a lei de Estágio nº 11788, de 25 de setembro de 2008: “artigo 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Observei a rotina das crianças na escola, as atividades desenvolvidas pelos alunos com a mediação do professor e a partir dessa observação montei o plano de aula, considerando a rotina da escola e desenvolvi atividades que apliquei no decorrer do estágio, atividades de sala envolvendo coordenação, leitura, análise linguística, números e operações, história e ciências.

O estágio foi realizado na escola EMEB Professora Tereza Lobo, que atende da educação infantil ao ensino fundamental (anos iniciais), a escola é organizada em ciclos, e está localizada em uma região central, possui um espaço físico amplo e bem organizado.

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (EMEB PROFESSORA TEREZA LOBO)

A instituição de ensino que foi realizado o estágio é a EMEB Professora Tereza Lobo, que está situada na Avenida Carmindo de Campos, número 3622, no Bairro Dom Aquino na cidade de Cuiabá, Estado do Mato Grosso. É mantida pela prefeitura de Cuiabá através da Secretária Municipal de Educação, criada em 1971 pelo decreto 11/71 de 25 de fevereiro de 1971 e alterada pelo decreto número 418/75 de 26 de junho de 1975 e autorizada a funcionar a Educação Infantil e o Ensino Fundamental- anos Iniciais, pela portaria nº 276/05.

 A grande maioria dos alunos moram no mesmo bairro da escola, ou bairros circunvizinhos, a média salarial dos pais é menor de 3 salários mínimos. Na grande maioria são alunos carentes de afetividade, de família sem recursos econômicos e cultural, a maioria dos pais possuem somente ensino fundamental.

A escola possui um espaço físico amplo e arejado. Dispõe de uma sala para a diretora bem equipada, uma sala para secretária, salas de aula equipadas com mesas e cadeiras, ventiladores, ar condicionado, mesa do professor e armário. O pátio possui bebedouro, murais, mesas com cadeiras, um Play Ground. A escola possui um auditório, um laboratório de informática, boa ventilação, uma sala dos professores, uma cozinha, uma quadra coberta.

A administração da escola é constituída por uma diretora em consonância com as deliberações do Conselho Escolar Comunitário. Os profissionais de educação básica da escola tem acesso a cursos de atualização pedagógica com o objetivo de se adequarem a uma nova visão do ensino exigido pela comunidade escolar.

O conselho de classe é constituído por todos os professores que lecionam em uma mesma turma, por um aluno representante da turma, pela coordenação escolar e pela direção. O conselho se reúne ao término de cada bimestre ou quando se fizer necessário. As reuniões pedagógicas acontecem de acordo com o cronograma elaborado pela escola. As reuniões com os pais acontecem uma vez por bimestre ou em datas extraordinárias.

A avaliação é qualitativa, onde o aluno é visto como um todo, desta forma a avaliação está presente em todos os momentos, e o professor utiliza vários instrumentos para avaliar. A escola segue uma rotina, a primeira atividade é a acolhida, depois atividades em sala (de acordo com o plano do professor), intervalo, recreação, em datas comemorativas a escola se organiza para fazer apresentações.

 A matriz curricular no ciclo, as áreas de conhecimento são tratadas na dimensão globalizada, agrupadas e subordinados aos aspectos disciplinares da Lei 9394/96 art.26 da Base nacional Comum. O calendário escolar é elaborado de acordo com a legislação vigente pela equipe gestora, CEC, e demais profissionais da escola, que fixa os dias letivos de trabalho escolar efetivo. O início e o término do ano letivo são fixados pela Secretaria Municipal da Educação.

 A proposta pedagógica da escola é norteada pelo planejamento especifico de cada ciclo, o plano de trabalho trata das especificidades e demandas de cada turma.

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS

Conforme orientação da supervisora do estágio que fez a distribuição das estagiárias, fiquei na sala do ensino fundamental, na turma de 3º ano, com um professor, de acordo com a proposta do estágio devo observar e auxiliar o professor em todas as atividades da sala de aula, assim iniciei minha observação.

As crianças seguem uma rotina diária desde a chegada na escola, com a acolhida, onde elas tem um momento de oração, de boas-vindas, comunicado a família, um momento de socialização, os alunos se mantém em fila e após o professor conduz eles até a sala de aula. As atividades em sala são planejadas pelo professor visando a aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (193.4 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com