TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de preparação do projeto de pesquisa

Abstract: Etapas de preparação do projeto de pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Abstract  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

01) Quais são as condições que influenciam o planejamento de uma pesquisa?

Segundo Koche,a ciência se mostra como um procedimento de investigação que visam buscar conhecimentos sistematizados e seguros. Logo para obter essa meta é fundamental que se planeje essa apuração.A investigação ,ou seja o ato de pesquisar deve meramente está em função do nosso objetivo,que é buscar a explicação de um problema,ou dúvida a ser pesquisado. A flexibilidade é o principal critério a ser adotado no planejamento da pesquisa. As pesquisas sempre são iniciadas devido a vários fatores,dentre eles estão: As nossas curiosidades,problemas,curiosidades e interreses.

‘’O planejamento de uma pesquisa depende tanto do problema a ser investigado,da sua natureza e situação espaço-temporal em que se encontra,tanto da natureza e nível do conhecimento do investigador’’. (KOCHE J.C.1997,p.122)

02) Qual é o critério usado pelo autor para classificar os tipos de pesquisa?

Devido ao planejamento de uma pesquisa depender de vários fatores,isso implicaria em um numéro elevado de tipos de pesquisa. Segundo o critério do autor,seriam desconsideradas diferentes classificações de pesquisas,para ser seguida apenas a que leva em consideração o processo geral,que tem por fim minvestigar o problema (KOCHE J. C.1997)

03) Cite e caracterize os tipos de pesquisa enumerados pelo autor.

Pesquisa Bibliogáfica: Dentro da sua estrutura,esse tipo de pesquisa tem por fim,explicar um problema com teorias disponíveis em livros ou em obras congêneres. O intuito da pesquisa bibliográfica é de analisar e conhecer as mais importantes contribuições teóricas que existe sobre um determinado problema ou tema.

Pesquisa Experimental: Nesse tipo de pesquisa,o investigador averigua o problema,levanta suas suposições ,e trabalha operando os prováveis fatores. Esta tem por finalidade testar hipótesesn que dizem respeito a convicção do inestigador.

Pesquisa descritiva não-experimental: Esta estuda as relações das variáveis de um fênomeno sem manipulá-las.Esse tipo de pesquisa apura e estima essas relações conforme essas variáveis se manifestam naturalmente em suas condições,fatos e situações.Essa pesquisa tem como objetivo ,assim como as demais,gerar novos conhecimentos.

04) Descreva as fases da pesquisa, segundo Köche.

Etapa da preparação e delimitação do problema:

Esta etapa é a preparatória,em que acontece a escolha do tema,delimitação do problema a ser pesquisado,bem como a revisão da literatura e construção de hipóteses.

Etapa da Construção do plano: Esta etapa consiste na elaboração do projeto de pesquisa. Após ter a clareza de todos os fatores do passo anterior,inicia-se esta etapa na qual tem que destacar itens,como o tema,e a razão pelo qual está sendo inestigado,objetivos,quadro de referências teóricas,hipóteses,variáveis e definições empíricas a metodologia,descrição do estudo,bem como o orçamento,onde serão anotados todos os gastos feitos durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com