TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiementos científicos - ensino fundamental

Por:   •  16/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Nós professores que trabalhamos com as séries iniciais temos diariamente um papel muito importante dentro da sala de aula, pois temos que despertar o interesse pelas matérias e suas características que as vezes vistas de uma forma prática não desperta o interesse que deveria aos olhos dos aluno.

Devemos tentar despertar a curiosidade em nossos alunos fazendo com que busquem explicações, hipóteses diante do que do que ainda desconhecem, sendo pessoas críticas e que essas mesmas hipóteses despertas a curiosidade para o desconhecido, curiosidade esta que deve ser compartilhado com a sala de aula, sendo assim o professor o intermediador desse processo.

O conhecimentos prévio dos alunos é muito importante, pois é dele que que as atividades experiementais construtivas são organizadas, adotando esta postura construtivista que tem o significado de aceitar que nenhum conhecimento é absorvido do nada, mas deve ser construído ou reconstruído pela estrutura de conceitos que já existentes. Desta forma, a discussão e o diálogo assumem um papel importante e as atividades experimentais combinam, intensamente, desempenho e reflexão.

Diante de tantos equívocos na maneira de como tratar e aproveitar o ensino prático, que é por sua vez uma ferramenta tão crucial no ensino de ciências, este trabalho contribui na busca de uma melhor valia das aulas práticas, visando à construção do conhecimento científico pelo aluno podendo despertar seu interesse que é de uma importância irrelevante em um trabalho científico.

Em séries iniciais, o trabalho de Ciências exige- se que se respeite as caracteristicas da faixa etária. Mas, diferentemente do que muita gente pensa, isso não significa substituir os termos científicos ou inundar os textos com diminutivos na esperança de que as crianças tenham um melhor intendimento. É importante não dificultar conceitos nem tornar infantil.

O professor pedagogo que faz seu trabalho com séries iniciais tem uma grande responsabilidade nas mãos, por que, além da disciplina de Ciências, ele é responsável também pelo ensino de todas as outras áreas do conhecimento. A partir disso, é muito importante que o professor busque alternativas metodológicas que possa aprimorar o ensino de todas as disciplinas, visando a atrair o interesse dos alunos e tornar o apredizado mais eficaz.

Especialistas apontam que as atividades desempenhadas em sala de aula devem ser feitas a partir de aspectos da vida dos alunos, ou seja, que tenham a ver com problemas reais, do cotidiano da criança. Essas atividades elaboradas pelo professor devem dar ao aluno a chance de testar e realizar seus conceitos e hipóteses sobre todos os problemas que estão sendo discutidos.

O professor pode estimular a curiosidade do aluno para uma situação-problema, em que ele será o responsável pelas respostas da situação, de forma que ele se sinta estimulado a procurar uma explicação científica para esclarecer determinado conceito ou fenômeno científico.

Quando o aluno é incentivado a buscar explicações científicas, ele tem a necessidade de pesquisar o assunto e também de registrar tudo o que está sendo descoberto. Isso faz com que a leitura e a escrita se desenvolvam – fatores importantes não só para o estudo de Ciências, mas para todas as áreas do conhecimento.

A interação do aluno com o professor durante as atividades investigativas é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com