TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Por:   •  27/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 9

           UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

           CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

                   

           FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

          Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD.

 

AVALIAÇÃO À DISTÃNCIA (AD 1) – 2013.2  

Disciplina: Gestão 1

                           

Prezado estudante,

Vamos fazer dessa avaliação à distância um exercício de estudo para a avaliação presencial.  O objetivo principal é reconhecer a importância da Gestão Educacional na perspectiva de um novo paradigma, o Multidimensional, na tentativa de refletir sobre os desafios da atual complexidade dos sistemas educacionais e das correntes pedagógicas contemporâneas.  Lembre-se que caso não seja possível digitar e imprimir sua avaliação poderá ser realizada em folha de papel almaço, com caneta azul ou preta.  

De acordo com o guia da disciplina, a AD “é preparatória para a avaliação presencial, ao mesmo tempo em que serve como verificação do grau de assimilação e compreensão do aluno quanto aos conteúdos trabalhados.” Portanto, as atividades a seguir foram pensadas para que você tenha a oportunidade de refletir sobre os conteúdos estudados ao longo das aulas de 1 a 3. Aula inicial e aulas 1 e 2 do material impresso.  

Atividade 1 – valor: 2,5

Os textos e material impresso disponibilizados para estudo de Gestão 1  apresentam, ao final de cada aula, sugestões de atividades.  Assim, a Atividade 1  só será contemplada se você realizar as seguintes atividades propostas no planejamento das aula.

 a) Aula 1 – Material Impresso página 21. Atividade que atende ao objetivo 2.

O Colégio onde trabalho existe uma hierarquia a ser obedecida onde o Diretor e seus adjuntos organizam a funcionalidade de cada setor. O Diretor é antes de tudo um educador, sua função envolve a articulação do pedagógico, do administrativo e do social. Onde na maioria das situações exerce uma liderança democrática.

O pessoal administrativo da escola é o que mais exerce a função do trabalho em equipe, pois está sempre ajudando em outras atividades que não é sua “função”.

Os professores colaboram entre eles, há uma cobrança muito grande com o professor pelo rendimento do aluno, e às vezes não é oferecido um suporte para que desenvolva seu trabalho de forma que possa render mais satisfação.

Muitos governantes haja como no sistema fordista, onde as instituições de ensino recebem o tratamento como se fossem máquinas e administra-los significa fixar metas e a pretensão de atingi-las.

 b) Aula 1- Material impresso página 22. Atividade Final.

Em geral, as empresas buscam pessoas que se afinem com as suas certezas para evitar conflitos ou mesmo para consolidar a sua cultura. Algumas empresas valorizam a criatividade, outras a disciplina, outras ainda a inovação.

A organização da empresa separa as funções exercidas por todos os funcionários, uma indicação de quem está no comando da empresa.

A empresa é atenta às perspectivas de mercado, fazendo um bom planejamento, com profissionalização dos funcionários. Administra o capital de giro, está sempre se mantendo próximo ao cliente e buscando informações para melhor atende-lo.

c) Aula 2 – Material Impresso página 32. Atividade 1a e 1b.    

1. a. Escreva sua definição de cultura organizacional a partir das informações que você adquiriu na parte inicial desta aula.

Cultura organizacional é o conjunto de normas, valores e de comportamentos, individuais ou coletivos, a identidade de uma organização.

A gente julga a cultura dos outros pela nossa e tem a pretensão de achar que só aquilo que a gente faz é que está correto.

1.b. Complete esta atividade fazendo uma síntese das principais contribuições do pensamento dos autores estudados: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta.

Gilberto Freyre destaque no aspecto da historiógrafa, a maneira inovadora de considerar a história, não por meio de grandes feitos, mas sim pela análise da vida cotidiana, incluindo-se aí relatos orais e documentos manuscritos.

Outra contribuição da obra de Freyre foi à tentativa de desmistificar a noção de determinação racial na formação de um povo, apontando a miscigenação conferida no país como elemento positivo.

Embora mais conhecido como historiador, Sérgio Buarque é também importante crítico literário.

Para o autor, o brasileiro carrega uma herança já de Portugal e, mais do que isso, indígena e africana, que o torna mais voltado à família patriarcal e amizades. Além disso, temos um cenário de poder instaurado que não permite diálogo entre quem governa e quem é governado. Para o homem cordial, a esfera pública é uma extensão da esfera privada, 

 Além disso, segundo o autor, ”a própria gestão política apresenta-se como um assunto de seu interesse particular”, e isso explica o hábito, até hoje visto, de políticos levarem parentes e amigos a cargos públicos.

        Roberto Da Matta, considerado um dos intelectuais que mais tem contribuído com a Antropologia no Brasil, orientou-se para estudar o Brasil de forma totalizadora, uma maneira de compreender o país, a realidade vivida através de sua cultura e de seus aspectos, o que para Da Matta mostram a singularidade do nosso modo de vida, a nossa identidade. Tais aspectos, como, por exemplo, o carnaval e o futebol, fazem do autor um dos maiores intelectuais que desenvolveram o tão comentado "jeitinho brasileiro"        Roberto Damatta, eu não posso aceitar viver num país que legaliza a ilegalidade, tornando-a um valor. Eu não posso aceitar um conluio de engravatados que vivem como barões às custas do meu árduo trabalho.

[...] no drama do "você sabe com quem está falando?" somos punidos pela tentativa de fazer cumprir a lei ou pela nossa ideia de que vivemos num universo realmente igualitário. Pois a identidade que surge do conflito é que vai permitir hierarquizar. [...] A moral da história aqui é a seguinte: confie sempre em pessoas e em relações (como nos contos de fadas), nunca em regras gerais ou em leis universais. Sendo assim, tememos (e com justa razão) esbarrar a todo o momento com o filho do rei, senão com o próprio rei. (Da Matta, 1981, p. 167)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com