TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO

Por:   •  2/5/2015  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Este artigo decorre sobre a identidade da Pedagogia e a identidade do Pedagogo com investigação no que caracteriza a atividade do pedagogo e os desafios para o desenvolvimento na teoria. Autor José Carlos Libâneo.

  • A pedagogia esta demasiadamente presa ao senso comum. Entre os próprios pedagogos e muito comum entendê-la como o modo de ensinar, o pedagógico identificado ao metodológico e às vezes ao procedimental. Pg 11.

O autor inicia dizendo que a pedagogia sempre esteve ligada ao senso comum e que a formação do pedagogo ainda e vista pelos próprios profissionais como um modo de ensinar de alguém que aprende para apenas ensinar usando de métodos e praticas educativa. Libâneo afirma que a pedagogia se ocupa sim da formação de crianças usando processos educativos mais antes disso ela e um campo investigativo.  Como afirma também Mialaret (1992,p.9).

  • A pedagogia é uma reflexão sobre as finalidades da educação e uma análise objetiva de suas condições de existência e de funcionamento. Ela esta ligada diretamente com a prática educativa que constitui seu campo de reflexão e análise, sem, todavia, confundir-se com ela.

O pedagogo alemão Schimied- Kowarzilk (1983) denomina a pedagogia de ciência da e para a educação, pois investiga teoricamente o fenômeno educativo. Onde as orientações para sua prática são formuladas a partir da própria ação prática. 

  • Ou seja, a pedagogia é uma reflexão sistemática sobre as praticas educativas e para a ação educativa, teoria e prática da educação, tendo como objeto de estudo a prática educativa, ou melhor, as praticas educativas. Pg 12.

Para Libâneo a educação é uma prática da atividade humana que tem objetivos e finalidades. É uma prática social na atuação efetiva na formação dos seres humanos. A pedagogia cuida da formação humana por isso se define objetivos, formas de intervenção, um rumo ao processo educacional.

  • A educação é, então uma natureza construtivista, uma prática, uma finalidade, medeia a relação entre o sujeito da atividade e os objetos da realidade, dando configuração humana a essa realidade enquanto prática, a educação é a atuação sobre a formação e o  desenvolvimento do ser humano. Pg 13

Toda educação se da em meio a relações sociais concretas onde é envolvido grupos sociais com diferentes interesses tendo assim a desigualdade social. Assim a educação é crítica pois a humanização implica a transformação dessas relações sociais.

  • A pedagogia lida com o fenômeno educativo enquanto expressão de interesses sociais em conflito numa determinada sociedade. A pedagogia expressa finalidades sociopolíticas. Pg 16.

Segundo Libâneo a pedagogia apóia-se nas ciências da educação, mas não perde sua autonomia epistemológica nem pulveriza seu objeto nessas ciências.  A pedagogia não é a única área que tem como objeto de estudo a educação, a sociologia, a psicologia, economia e a lingüística também tem problemas educativos, cada uma aborda o fenômeno educativo conforme seus próprios conceitos e métodos de investigação.

  • Continuo a achar imprescindível a formação profissional especificas de diretores de escola, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos e que os sistemas de ensino revejam sua legislação para poder receber esses profissionais nas escolas. Pg. 24

O autor considera que a formação do diretor, coordenador pedagógico e psicopedagogo, deveria ser especifica para a sua área, e que o sistema de ensino precisa modificar suas leis antes de colocar esses profissionais em suas atuações práticas, sendo necessário um profissional preparado e que saiba como lidar com as situações que irá surgir no decorrer de sua carreira.

  • Há uma idéia muito arraigada principalmente entre os políticos, administradores de sistemas de ensino e técnicos do MEC, de que os problemas da educação podem ser resolvidos de fora pra dentro.  P. 27

Assim eles tentam resolver esses problemas criando leis, metas e utilizando tecnologias,tudo para tentar erradicar o problema, mas, acredito que a melhor maneira para se ter eficácia seria de dentro para fora, ou seja, tendo ciência da realidade escolar, levando em consideração a demanda da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com