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FICHAMENTO O QUE É EDUCAÇÃO

Por:   •  13/5/2019  •  Dissertação  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  451 Visualizações

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FICHAMENTO

O QUE É EDUCAÇÃO

O que é educação / Carlos Rodrigues Brandão/ São Paulo: Editora Brasiliense, 2007

RESUMO: O texto apresenta diversos métodos educacionais de culturas distintas, mostrando suas variantes e transformações durante o passar do tempo, juntamente ao impacto que a educação pode trazer nas sociedades.

PALAVRAS CHAVE: Educação/Escola/Sociedade/Saber

CITAÇÕES:

  • [...] Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante. [...] P.9
  • Comentário: A escola não é o único ambiente capaz de transmitir a educação, assim como o método utilizado na mesma não é o único capaz de educar.
  • [...] Existe entre povos que submetem e dominam outros povos, usando a educação como um recurso a mais de sua dominância. [...] P.10
  • Comentário: A educação pode ser usada com instrumento de manutenção das dominações entre povos.
  • [...] A educação é, como outras, uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade. [...] P.10
  • Comentário: O modo que a educação é transmitida reflete o estilo de vida da sociedade que o criou.
  • [...] a educação do colonizador, que contém o saber de seu modo de vida e ajuda a confirmar a aparente legalidade de seus atos de domínio [...] P.11
  • Comentário: A educação pode ser utilizada para legitimar algum tipo de atitude, de acordo com o interesse dos educadores.
  • [...] Assim, quando são necessários guerreiros ou burocratas, a educação é um dos meios de que os homens lançam mão para criar guerreiros ou burocratas. Ela ajuda a pensar tipos de homens. Mais do que isso, ela ajuda a criá-los, através de passar de uns para os outros o saber que os constitui e legitima. Mais ainda, a educação participa do processo de produção de crenças e idéias [...]P.11
  • Comentário: A educação é uma grande ferramenta moldadora de personalidades, ideologias e crenças.
  • [...] A educação existe onde não há a escola e por toda parte pode haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado  [...]P.13
  • Comentário: A educação não é transmitida apenas no ambiente escolar; podemos encontrar, por toda parte, ferramentas transmissoras de saber.
  • [...] Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua sociedade e de sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão social do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber. [...] P.16
  • Comentário: Um povo só passa a analisar a maneira que se utiliza para transmitir o saber quando atinge um estágio elevado de organização social
  • [...] a educação existe sob tantas formas e é praticada em situações tão diferentes, que algumas vezes parece ser invisível, a não ser nos lugares onde pendura alguma placa na porta com o seu nome. [...] P.16
  • Comentário: Estamos tão acostumados com as manifestações da educação em suas diversas formas de execução que, por muitas das vezes, nem percebemos que o saber está sendo transmitido.
  • [...] No entanto, quase nenhum deles usa a palavra educação, embora quase todos, de uma forma ou de outra, descrevam relações cotidianas ou cerimônias rituais em que crianças aprendem e jovens são solenemente admitidos no mundo dos adultos. [...] P.16
  • Comentário: A educação mantém a sua essência mesmo quando não é denominada dessa forma
  • [...] Tudo o que se sabe aos poucos se adquire por viver muitas e diferentes situações de trocas entre pessoas, com o corpo, com a consciência, com o corpo-e-a-consciência. [...] P.18
  • Comentário: A educação pode ser transmitida através das vivências do dia a dia.
  • [...] A criança vê, entende, imita e aprende com a sabedoria que existe no próprio gesto de fazer a coisa. [...]P.18
  • Comentário: A observação pode ser usada como método de absorver saber.
  • [...] Não há mestres determinados, nem inspetores especiais para a formação da juventude: esses papéis são desempenhados por todos os anciãos e pelo conjunto das gerações anteriores. [...]P.19
  • Comentário: Num regime tribal, a educação é transmitida por pessoas mais velhas e experientes.
  • [...] Ora, no interior de todos os contextos sociais coletivos de formação do adulto, o processo de aquisição pessoal de saber-crença-e-hábito de uma cultura, que funciona sobre educandos como uma situação pedagógica total, pode ser chamado (com algum susto) de endoculturação. [...]P.23
  • Comentário: A endoculturação é o processo de aprendizagem dos saberes, crenças e hábitos de uma cultura.
  • [...]Vista em seu vôo mais livre, a educação é uma fração da experiência endoculturativa. Ela aparece sempre que há relações entre pessoas e intenções de ensinar-e-aprender. [...] P.24
  • Comentário: A educação é participante ativa do processo de endoculturação, visto que há troca de conhecimentos entre pessoas.
  • [...] Todos os povos sempre traduzem de alguma maneira esta lenta transformação que a aquisição do saber deve operar. Ajudar a crescer, orientar a maturação, transformar em, tornar capaz, trabalhar sobre, domar, polir, criar, como um sujeito social, a obra, de que o homem natural é a matéria-prima. [...]P.24
  • Comentário: O homem quando nasce é uma “matéria prima”, e é papel da sociedade educá-lo e moldá-lo nos padrões de adulto educado instituídos pela mesma.
  • [...] Tudo o que existe transformado da natureza pelo trabalho do homem e significado pela sua consciência é uma parte de sua cultura: o pote de barro, as palavras da tribo, a tecnologia da agricultura, da caça ou da pesca, o estilo dos gestos do corpo nos atos do amor, o sistema de crenças religiosas, as estórias da história que explica quem aquela gente é e de onde veio, as técnicas e situações de transmissão do saber. [...]P.25
  • Comentário: Tudo que o homem faz e transforma trás consigo parte de sua cultura, tornando assim um processo de endoculturação
  • [...] O ensino formal é o momento em que a educação se sujeita à pedagogia (a teoria da educação). cria situações próprias para o seu exercício, produz os seus métodos, estabelece suas regras e tempos,e constitui executores especializados. [...]P.26
  • Comentário: É a partir do ensino formal que surgem os métodos de educação escolar que conhecemos.
  • [...] Mesmo em algumas sociedades primitivas, quando o trabalho que produz os bens e quando o poder que reproduz a ordem são divididos e começam a gerar hierarquias sociais, também o saber comum da tribo se divide, começa a se distribuir desigualmente e pode passar a servir ao uso político de reforçar a diferença, no lugar

de um saber anterior, que afirmava a comunidade. [...]P.27

  • Comentário: A divisão do saber comum de uma tribo ou sociedade pode ser usado como ferramenta política para reforçar diferenças e desigualdades.
  • [...] Mesmo os grupos que, como os nossos, dividem e hierarquizam tipos de saber, de alunos e de usos do saber, não podem abandonar por inteiro as formas livres, familiares e/ou comunitárias de educação. [...]P.31
  • Comentário: Mesmo as sociedades que dividem o saber não devem deixar de lado a educação que é transmitida no dia a dia, através das relações interpessoais.
  • [...] Em todo o tipo de comunidade humana onde ainda não há uma rigorosa divisão social do trabalho entre classes desiguais, e onde o exercício social do poder ainda não foi centralizado por uma classe como um Estado,· existe a educação sem haver a escola e existe a aprendizagem sem haver o ensino especializado e formal, como um tipo de prática social separada das outras. [...]P.32
  • Comentário: Onde ainda não há uma divisão social do trabalho o espaço educacional não é a escola, e sim o cotidiano; A educação é transmitida sem um ensino especializado e formal, através das vivências da comunidade.
  • [...]A educação da comunidade de iguais que reproduzia em um momento anterior a igualdade, ou a complementariedade social, por sobre diferenças naturais, começa a reproduzir desigualdades sociais por sobre igualdades naturais, começa desde quando aos poucos usa a escola, os sistemas pedagógicos e as "leis do ensino" para servir ao poder de uns poucos sobre o trabalho e a vida de muitos. [...]P.34
  • Comentário: A partir do momento que a educação é restrita apenas ao ambiente escolar ela passa a ser um instrumento reforçador das desigualdades sociais.
  • [...] Durante muitos séculos os "pobres" da Grécia aprenderam desde criança fora das escolas: nas oficinas e nos campos de lavoura e pastoreio. Os meninos "ricos" inicialmente aprenderam também fora da escola, em acampamentos ou ao redor de velhos mestres. Além das agências estatais de educação, como a Efebia de Esparta, que educava o jovem nobre-guerreiro, toda a educação fora do lar e da oficina é uma empresa particular, mesmo quando não é paga. Particular e restrita a muito pouca gente. [...]P.39
  • Comentário: Existia uma desigualdade social que se refletia na educação, onde apenas os privilegiados eram educados fora do lar e de oficinas.
  • [...] O menino escravo, que aprende com o trabalho a que o obrigam, não chega sequer a esta escola. O menino livre e plebeu em geral pára nela. O menino livre e nobre passa por ela depressa em direção aos lugares e aos graus onde a educação grega forma de fato o seu modelo de "adulto educado". [...] P.40
  • Comentário: A classe social define o tipo e método de educação que o cidadão vai receber.
  • [...] De um lado, desprezíveis mestres-escola e artesãos-professores; de outro, escravos pedagogos e educadores nobres, ou de nobres. De um lado, a prática de instruir para o trabalho; de outro, a de educar para a vida e o poder que determina a vida social. [...] P.42
  • Comentário: A educação recebida pelos pobres era exclusivamente para que eles soubessem como trabalhar, enquanto a educação do nobre era para ensiná-los a comandar.
  • [...] O pedagogo era o educador por cujas mãos a criança grega atravessava os anos a caminho da escola, por caminhos da vida. [...]P.43
  • Comentário: O pedagogo tinha o papel de educar a criança e o adolescente além das fronteiras da escola, ensinando-os os preceitos e crenças de sua cultura.
  • [...] De algum modo, é uma educação contra a criança, que não leva em conta o que ela é, mas olha para o modelo do que pode ser, e que anseia torná-Ia depressa o jovem perfeito [...]P.47
  • Comentário: A educação grega não foca no estado atual da criança mas sim na sua formação como jovem perfeito e adulto educado.
  • [...] A educação do homem existe por toda parte e, muito mais do que a escola, é o resultado da ação de todo o meio sociocultural sobre os seus participantes. E o exercício de viver e conviver o que educa. E a escola de qualquer tipo é apenas um lugar e um momento provisórios onde isto pode acontecer. [...]P.47
  • Comentário: Podemos encontrar a educação por toda parte, inclusive no ato de conviver com outras pessoas, e não apenas na escola.
  • [...] Essa educação doméstica busca a formação da consciência moral. [...]P.49
  • Comentário: A educação transmitida em casa tem como objetivo ensinar valores morais de antepassados.

CONCLUSÃO: Podemos concluir, a partir da leitura deste trecho do livro, que a educação pode se apresentar para nós de diferentes formas e com diferentes objetivos, não estando restrita apenas ao âmbito escolar, e não possuindo uma maneira certa ou errada de ser transmitida.

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