TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE.

Laiane Pantoja Diniz

Orientador: José Abbate Júnior

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Sociologia (SOC:0015)- Estagio Supervisionado III

11-12-17        

RESUMO

Este trabalho tem como foco principal o professor de sociologia em uma perspectiva de formação na qual precisa estar preparado para lidar com diversas situações do cotidiano escolar, pois o mesmo precisa ter como foco principal uma educação voltada para formação de indivíduos conscientes e reflexivos. Portanto, conhecer a fundo o que a sociologia estuda e busca, este é um dos objetivos aos quis os acadêmicos da área precisam para tornarem-se profissionais de qualidade e preparados para atender a sociedade em geral. Contendo uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem do professor de sociologia sendo esta a interdisciplinaridade, essa pratica estabelece o papel do processo continuo e interminável na formação do conhecimento, permitindo o dialogo entre diversas áreas do saber.

   

Palavras-chaves: Interdisciplinaridade.Sociologia.Professor.

1. INTRUDUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostra o professor de sociologia em sua formação buscando avaliar caminhos percorridos por estes para tornar-se um graduado em tal disciplina. Busca-se também através deste averiguar a interdisciplinaridade como aliada o processo de ensino-aprendizagem em sociologia, pois a mesma só pode ser elaborada mediante esta metodologia a qual seja trabalhada, coerente e esclarecedora, para as pessoas que estão envolvidas em sua construção sintam-se parte desta, só assim a interdisciplinaridade ultrapassa o espaço escolar e passa a fazer parte do dia-dia do educador e do educando co tudo trabalhar a formação do professor de sociologia tendo como possibilidade a interdisciplinaridade será de suma importância, pois o conhecimento será buscado e trabalhado, tendo as disciplina como ferramentas de buscas do conhecimento.

Este trabalho será desenvolvido do seguinte forma: resumo destacando o que foi abordado no trabalho. Palavras-chave. Área de concentração: fundamentação teórica na qual será citado autores que abordam a temática além de dois tópicos que dão ênfase ao tema do trabalho. A vivencia do estágio, a conclusão e as referencias.

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ensino da sociologia nas escolas publicas tem sido um tema bastante desafiador, não somente no que se diz respeito e legislação e na garantia de seus comprimentos, mia também no que se refere na formação do professor e nas novas estratégias de ensino e aprendizados.

As reflexões que se fazem em torno da institucionalização da sociologia no ensino médio brasileiro, bem como de seu aparato didático e pedagógico, ainda carecem de aprofundamentos em vários aspectos inclusive aos conteúdos a serem ministrados, necessitando de estudo mais específicos sobre seus problemas. Dentre todos os seus aspectos destaca-se justamente a formação dos docentes que atuam na área da sociologia, mesmo porque com a aprovação da LDB (Lei de Diretrizes Bases) vigente em 1996, tanto a sociologia como a filosofia não foram comtempladas como disciplinas de nenhuma das áreas de conhecimento. Dessa forma segundo Ribeiro (2009), a presença tanto da sociologia como da filosofia poderia ser compreendida como imprecisa, na medida em que a própria legislação lhes conferia um status de “conhecimentos” que deveria ser trabalhado com os alunos em todas as disciplinas, perneando o cotidiano escolar. Isso representa um contrassenso, mesmo porque não havia nenhuma garantia.

A sociologia se tornou uma disciplina obrigatória nos três anos do ensino médio. Portanto é de fundamental importância que se faça uma reflexão e discussão sobre a forma de professores dessa área, pois sabemos da diferencia existente nesse processo. Mas, contudo, precisa-se pensar também sobre o reconhecimento nos exercícios desse oficio, pois sabemos que ser professor é ser responsável não só pela sua formação, mas também com a formação de outros indivíduos.

2.1 A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

Para torna-se um professor de sociologia, em primeiro lugar, precisa-se amar essa profissão, e em segundo lugar precisa-se sempre buscar novas atualizações propondo ao aluno um aprendizado amplo e satisfatório.

Com a obrigatoriedade da sociologia no ensino médio e a implementação do programa de apoio a plano de reestruturação e expansão das universidades federais (REUNI), vem abrindo novos caminhos para a criação de novos cursos de literaturas em ciências naturais, inclusive como novas configurações. É o caso das licenciaturas em ciências humanas com habilitação em sociologia, oferecida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Outra possibilidade de formação dar-se por meio da modalidade de Educação a Distancia (EAD), que vem se expandido por todo país, mesmo no que se diz respeito a sociologia a oferta ainda seja tímida e recente.

Quando se fala na formação do professor de sociologia, o estágio supervisionado passou a ser uma ferramenta importante nesse processo, pois os estudantes ganham experiências. O estágio abre oportunidades de vivencias coletivas do fazer docente e proporciona ao acadêmico uma experiência real de como se trabalhar em sala de aula, proporcionando-o momentos de muito aprendizado. Como estamos falando da formação do professor de sociologia, sobre o assunto Fernandes (1976, p. 16): nos diz que:

Aparte da compreensão de que mesmo na interpretação das ocorrências mais simples, o sociólogo tem que lidar com diversas variáveis, que precisam ser vista em conjuntos e que são susceptíveis de combinar-se, em situações similares, segundo esquemas não uniformes.

Portanto quando se fala na formação do profissional no âmbito social, o mesmo exerceu um papal bastante importante na sociedade, pois ele terá como foco principal a formação do ser social a qual atuará na sociedade de forma direta. Dessa forma o que se busca é uma formação desse profissional em uma perspectiva política, onde é de fundamental importância a valorização desse professor e da profissão como um todo incentivando esse trabalho tão importante no meio em que vivemos. Partindo desse pressuposto Arroyo (1997), nos diz ainda, que é necessário investir cada vez mais na dissociabilidade entre teoria e pratica, problematizando o processo social e histórico que contribuiu para a produção do conhecimento na sociedade moderna. Dessa forma o estagio torna-se um procedimento necessário de inserção dos licenciados no campo profissional e acadêmico, na medida em que se tomamos como espaço de dialogo e produção de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (273.5 Kb)   docx (195.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com