TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO POR MEIO DE PROJETOS SOCIAIS

Por:   •  17/10/2017  •  Seminário  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS –UNITINS PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO: PEDAGOGIA

CARLOS, JOSÉ ANTONIO ARAUJO

MENEZES, LILYANE DA SILVA COELHO

SILVA, EURIPEDES VENANCIO DA

SILVA, GLEYZE DE OLIVEIRA

ROCHA, CLAUDINEIDE PEREIRA

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO POR MEIO DE PROJETOS SOCIAIS

PALMAS-TO

2017

CARLOS, JOSÉ ANTONIO ARAUJO

MENEZES, LILYANE DA SILVA COELHO

SILVA, EURIPEDES VENANCIO DA

SILVA, GLEYZE DE OLIVEIRA

ROCHA, CLAUDINEIDE PEREIRA

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO POR MEIO DE PROJETOS SOCIAIS

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Seminário Interdisciplinar apresentado à UNITINS, sob a orientação dos professores Maria Fátima Brasileiro, Paulo Vitoriano e Willany Palhares Leal.

PALMAS-TO

2017

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca refletir as diversas concepções sobre como é a educação não-formal e seu papel educativo dentro da inclusão através de projetos sociais e a formação continuada do professor inclusivo, sabendo-se que a educação não-formal é um campo de conhecimento em construção, refletimos aqui como ocorre a mediação desse processo educativo na perspectiva de inclusão por meio de projetos sociais.

A inclusão de pessoas com necessidades especiais em todos os âmbitos da sociedade ainda é um sonho, existem muitos movimentos tanto nacionais como internacionais para buscar meios de se incluir nas politicas públicas de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular. È urgente a necessidade de se mudar esse quadro que deixam esses portadores a margem da sociedade, precisamos mudar a visão que temos com relação a essas pessoas, a sociedade precisa acatar a legislação vigente para que a quantidade de programas sociais tenham abertura e apoio no que se refere a inclusão desses alunos, cabe a todos nós lutarmos por essa inclusão.

Segundo artigo 58 da lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 , entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

A metodologia utilizada nesse trabalho levou em consideração a pesquisa bibliográfica por meio de leituras, análises, interpretação e seleção de conteúdos em livros, artigos, jornais e revistas correspondentes ao tema estudado.

Para o desenvolvimento do nosso trabalho utilizamos como pesquisa de campo a APAE Paraíso do Tocantins, por ser uma referência no processo de inclusão de alunos com deficiência.

DESENVOLVIMENTO

Com base no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006), a escola, no âmbito específico de sua atuação, pode contribuir para a realização de ações educativas que visem fomentar/estimular/promover a cultura dos direitos humanos mediante o exercício de práticas educativas de promoção e fortalecimento dos direitos humanos no espaço escolar. No Brasil temos milhares de pessoas com algum tipo de deficiência e que tem uma história para contar de que foi descriminadas em algum momento da vida. Sabe-se que essa cultura da descriminação e de exclusão social dessas pessoas é um processo antigo, são pessoas que cresceram sem respeito, sem direito, sempre sendo foco de atitudes preconceituosas.

Sabemos que a escola é um espaço de convivência entre os indivíduos, sendo assim surge a necessidade de convivermos com as diferenças dos outros, é um processo que recai tanto na postura dos alunos como do professor, surgindo ai a necessidade de uma formação continuada dos professores voltada para a reflexão e entendimento das diferenças, falando aqui de alunos portadores de deficiência, existem vários movimentos Nacionais e Internacionais voltados para a formação de politicas públicas de integração e de educação inclusiva, o fortalecimento da inclusão escolar se deu pela Declaração da Salamanca, que se deu na Conferência Mundial de Educação Especial, que contou com a participação de 88 países e contou com 25 organizações internacionais acontecido na cidade de Salamanca, na Espanha em junho de 1994, nesta conferência gerou a “Declaração de Salamanca” onde foi transcritos pontos importantes que servem como ponto de referência e reflexão para que aconteçam mudanças no que se refere ao problema da exclusão.

Alguns pontos da Declaração da Salamanca:

- Toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem;

- Sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades;

- Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança capaz de satisfazer tais necessidades;

- Escolas regulares, que possuam tal orientação inclusiva, constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias, criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva a alcançando educação para todos; além disso, tais escolas provêem uma educação efetiva à maioria das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com