TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREDERICO FRÖBEL

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

FREDERICO FRÖBEL, O PEDADGOGO ALEMÃO QUE INVENTOU O JARDIM DE INFÂNCIA

FRÖBEL E A EDUCAÇÃO INFANTIL

O texto fala a respeito da pedagogia desenvolvida por Frederico Fröbel, um teórico de suma importância para a história da educação além de famoso pedagogo alemão que inventou o jardim de infância e com isso trouxe uma grande contribuição para a Educação Infantil em todo o mundo.

Fundador do primeiro jardim de infância, o Kindergarten, foi criado por ele para identificar as instituições para crianças em idade pré-escolar (menores de 6 anos). Esse espaço singular era caracterizado por atividades como: canto, jogos, pinturas, palestras, jardinagem, modelagem, olhar gravuras e ouvir histórias, ou seja, aprendizagem por meio Lúdico.

Dessa forma, Fröbel idealizou recursos pedagógicos para se trabalhar no jardim de infância constituídos por sólidos geométricos, gravuras coloridas, trabalhos manuais que estimulasse a aprendizagem sensório-motor, como por exemplo, pintura, desenho, recorte, colagem, tecelagem, bordados, etc.

Esses materiais eram sistematizados para as crianças se expressarem, recebendo o nome de "dons" porque Deus oferecia para que as necessidades infantis fossem bem desenvolvidas. Os chamados "dons" eram a bola, o cubo e o cilindro, as atividades que envolvessem os “dons” sempre começavam com as pessoas formando círculos, dançando, movendo-se e cantando.

Além disso, trabalhava-se com blocos de construção, papel, argila e serragem que eram utilizados pelas crianças em suas atividades criadoras. Enquanto as demais atividades eram mais livres.

A metodologia de Fröbel utilizava alguns princípios fundamentais para o processo de ensino da criança: auto realização, que trabalhava a compreensão das coisas da vida; finalidade, que consistia na realização plena das potencialidades do eu interior; e o ambiente, que propiciando o desenvolvimento máximo das crianças e sua integração.

Sendo assim, Fröebel o primeiro pedagogo da Educação Infantil a romper com a educação tradicional de sua época. Trazendo uma proposta de educação voltada à sensibilidade, baseada na utilização dos jogos e materiais didáticos voltados para a natureza infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com