TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases Historicas de Educação Inclusiva

Por:   •  18/5/2020  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Negligência

Fase de a exclusão total inicia-se com a sociedade greco-romana, que valorizavam a perfeição das pessoas, assim os deficientes eram abandonados, perseguidos ou mortos alem de totalmente excluídos pela sociedade.

Na idade média, os deficientes eram considerados como algo sobrenatural, possuídos pelo demônio, marginalizados e muitas vezes levados a inquisição, por outro lado, acreditavam que seriam filhos de Deus, possuidores de almas,e em muitos casos eram considerados profetas, eram acolhidos pela caridade, em uma sociedade que buscava a Salvação da alma.

InstitucionalizaçãoCom os primeiros avanços da medicina a deficiência era considerada como uma doença contagiosa que ameaçava a sociedade, assim o portador de necessidades especiais era tratado em manicômios. No Brasil ate os anos de 1800 prevalecia a fase de negligencia e institucionalização, porem as características mantinham-se iguais, ou seja, abandono e descaso com ao portador de necessidades especiais. No seculo IXX, tem o inicio dos estudos sobre a deficiência mental através da psicologia, medicina, social e assistencial.

Criação de serviços educacionais

Ocorre por volta do seculo XX, com a inciativa e criação das primeiras instituições e escolas particulares, algumas delas funcionam até os dias atuais como a APAE, mesmo que em seu formato inicial seja bem diferentes dos métodos propostos atualmente, é considerada uma grande conquista para os portadores de necessidades especiais. Vale ressaltar que atualmente essa entidade busca por parcerias e reestruturação para atualizar-se ao modelo de inclusão atual.

Atualidade

Atualmente vivemos a inclusão ao ensino regular, e nas escolas o ensino com os demais alunos. Vivenciamos os serviços e ampliação e acesso e a permanência das pessoas com necessidades especiais, visando seu sucesso em comum com a sociedade, mesmo assim ainda procurarmos uma mudança de comportamento e melhor visão frente as deficiências . Atualmente conseguimos visualizar muitos deficientes sendo incluídos na sociedade trabalhando e se fazendo presente nas atividades rotineiras do dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com