TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento A educação e Jovens e Adultos

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA JEQUIÉ

DISCIPLINA: História, Legislação e Políticas de Educação no Brasil.  

DOCENTE: André Luis da Silva Santos

CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Docente e Práticas Pedagógicas

DISCENTE: Gisele Gomes Andrade

FICHAMENTO DE CONTEÚDO

Assunto: Educação de Jovens e Adultos

Fonte: ARELARO, Lisete R. G.; KRUPPA, S. M. P. Educação de Jovens e Adultos. In: OLIVERIA, R. P. de; ADRIÃO, T. (orgs.). Organização do Ensino no Brasil: níveis e modalidades. 2.ed. São Paulo: Xamã, 2007.

As autoras relatam que, mesmo com um quantitativo expressivo de professores titulados e com os avanços científicos e tecnológicos o índice de analfabetismo no Brasil é alarmante. A EJA incomoda uma parte da sociedade, pois desperta no educando a vontade de aprender, algo crucial a qualquer ser humano.

O professor Paulo Freire revolucionou a educação e liderou algumas manifestações sociais e culturais no Brasil. O artigo é baseado na Constituição Federal de 1988 (CF88) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e faz um apanhado dos fatores influentes na educação nas duas ultima décadas. Pode-se destacar: A Conferencia Mundial de Educação Para Todos; A LDB; A Emenda Constitucional (EC) 14 (Lei Federal 9.434/1996); A Educação de Jovens e Adultos e a Municipalização das Políticas Publicas e por fim a Emenda Constitucional  53/2006 que criou o FUNDEB – Fundo d Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Lei 11.494/2007) e o regulamentou.

O presidente eleito de forma direta Fernando Collor tinha como desafio a ser cumprido, erradicar o analfabetismo no pais que integrava a “Cúpula do Nove” composta por: Brasil, Bangladesh, China, Egito, Índia, Indonésia, México, Nigéria e Paquistão.

Em 1990, o ano Internacional da Alfabetização, período em que Paulo Freire estava a frente da Secretaria de Educação do município de São Paulo, foi realizada a primeira Conferencia Brasileira de Alfabetização. Onde foi feito o compromisso de prioriza a alfabetização de adultos. No ano seguinte foi lançado o Plano Nacional de Alfabetização (PNAC).

Após o impeachment do Presidente Collor, outros presidentes foram eleitos e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) saiu da educação básica regida pelo Ministério Educação (MEC) e passou a ser Ação Social coordenada pela Primeira Dama. Ao longo do governo Lula foram criados alguns programas com o AlfaSol e o Brasil Alfabetizado.

Em 1996 foi integrado a LDB um Artigo especifico sobre os exames Supletivos. Em 1989 foi implantado o Movimento da Alfabetização (Mova) na gestão da prefeita Luiza Erundina e com Paulo Freire a frente da Secretaria de Educação do município de São Paulo. Um dos principais objetivos do Mova era justamente desburocratizar a escola e integrar os alunos de forma mais harmônica e simplificada, onde o mais importante fosse o desejo de continuar aprendendo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com