TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Avaliação à Distância

Por:   •  20/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação à Distância 2

Material didático de referência: Textos 3 e 4. Documentário “Nunca me sonharam” Cacau Rodhem

QUESTÃO 1 (50 pontos)

Com base no Documentário “Nunca me sonharam”, de Cacau Rhoden e na leitura dos textos 3 e 4 da Disciplina, construa um texto, de até 30, que contemple pelo menos duas das questões a seguir, propostas no curso de Fundamentos da Educação 1.

▪ Meio ou fim: “qual a finalidade da educação?”; “o que vem a ser ensinar?”. Para que serve o conhecimento escolar?

▪ Afinal, o professor é ou não o culpado pelo fracasso da escola?

▪ O que define o bom professor é o aprendizado de um certo número de teorias, de métodos e de técnicas escolhidos a dedo pelas autoridades educacionais”?

▪ O que significa ter cidadania? Qual é a relação entre cidadania e autonomia individual e coletiva?

▪ Quando a escola pública promove a cidadania? E quando ela impede a formação de cidadãos?

Assistir o documentário “Nunca me sonharam” e realizar a leitura dos textos trouxe à tona uma gama de discursões acerca da Educação pública no Brasil. A principal delas busca colocar em evidência a atuação do professor no processo de aprendizagem.

O trabalho realizado pelo professor tem sido alvo de duras críticas. Metodologias mecanicistas, aulas teóricas e maçantes, além da culpa pelo fracasso da escola. Porém, é preciso muita cautela quando o assunto é encontrar um culpado pelo fiasco que tem sido a educação pública. É verdade que muitas vezes o docente se abstém da sua função enquanto mediador e propiciador de uma educação significativa, viva e autônoma, para se submeter a metas, regras e leis constituídas por especialistas, que em nada visam o desenvolvimento da cidadania. Só que isso não o torna o único responsável. O poder público também é culpado. Os governos municipal, estadual e federal tratam a educação com descaso, não há investimento efetivo que garanta melhoras significativas ao ensino público. O que vemos são, políticos envolvidos em escândalos de corrupção, denúncias de enriquecimentos ilícitos, e na educação, quando se investe é muito pouco. Sem falar que o dinheiro público é constantemente injetado em instituições privadas, com o discurso das famosas “parcerias”, “todos pela educação”. Nesse contexto, a sociedade faz parte do time dos culpados. Tendo em vista que, é omissa e passiva diante de tantos escândalos envolvendo a má administração pública. A população se cala e se mantém inativa, renunciando ao seu direito lutar por algo que é coletivo, deixando de manifestar seu poder nas eleições, se abstendo de dizer basta, a essa corja de corruptos e ladrões. Por isso, somos sim, todos culpados pelo desastre educacional do Brasil hoje.

Diante disso, foi possível esclarecer que o professor não é o único culpado pelo fracasso da escola. Porém, vale salientar, que para ocorrer mudanças no âmbito escolar é preciso que transformações comecem numa escala, primeiro, individual e só assim atingirá a massa. Assim, espera-se que o professor inicie esse processo. Pois, o bom educador é aquele que, acima de qualquer coisa, é autônomo. Ele cria e oportuniza aos seus alunos a auto formação, através da prática da autonomia diária.

QUESTÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com