TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosoficos da Educação

Por:   •  12/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE TAQUARA-RS - IACS

ATPS – Fundamentos Filosóficos da Educação

Disciplina: Pedagogia

Prof.ª Presencial:

Tutor à distância: Priscila dos Santos Beck

TAQUARA, SETEMBRO DE 2012

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Estaremos neste relatório expondo o valor da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo e as dificuldades de implantar esta disciplina no meio educacional. Abordaremos o contexto de educação no mundo atual e suas desigualdades e como esta sociedade comporta desigualdades tão distintas. Analisamos ainda a forte influência que a indústria cultural tem sobre a educação e até que ponto esta influência interfere na educação de hoje. Através das teorias de Pierre Bourdieu sobre a reprodução e a transferência, comparamos estas com a educação e analisamos até onde se aplica a realidade a qual vivemos.

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO E AS DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Este relatório tem por objetivo descrever a importância da filosofia na compreensão da sociedade e no mundo em que vivemos, e expor as dificuldades para implementação desta disciplina no currículo escolar. Para falar de filosofia é necessário antes de tudo tentar entendermos o que é a filosofia, após muitas reflexões sobre como definir este termo, concordamos com o ilustre Desidério Murcho, que filosofia é uma disciplina a priori o que é feita pelo pensamento apenas, ao contrário das muitas outras disciplinas que oferece resultados através de pesquisas, cálculos, fórmulas, estatísticas e muitos outros métodos garantidos que leva a resultados concretos.

A reflexão da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo nos faz enxergar uma sociedade onde o ser humano desde o nascimento está cercado de paradigmas, conceitos e valores tradicionais, ainda vivendo sob constante influência da mídia e internet, tornando-se incapaz de entender ou mesmo explicar como e porque de seus costumes e maneiras de agir. A filosofia precisa ser parte integrante de nossa vida, o ato reflexivo capacita ao homem o meio de estimular a consciência, o pensamento e desenvolve uma posição questionadora, levando ao desejo do conhecimento de si próprio, fazendo refletir sobre sua posição no universo e na sociedade em que vive.

Os muitos questionamentos a que leva o homem quando aprende a pensar filosoficamente, muda toda sua vida radicalmente, pois seus conceitos acerca do que é, do que faz de como vive no mundo faz enxergar verdades que não é do interesse das classes dominantes da sociedade que desta forma terão suas mentiras expostas, contribuindo assim para uma civilização de mente aberta que não se deixa iludir. A filosofia pode ser considerada como uma reflexão sobre o saber. Refletir é uma maneira de se por em questão os conhecimentos que possuímos. Filosofar é refletir sobre o nosso saber, questionarmos á cerca de nosso conhecimento.

Infelizmente a sociedade e o mundo fazem com que crianças e adultos não tenham interesse por filosofia, em consequência disto não buscam um sentido para sua vida, almejando apenas interesses cotidianos. Visto que as dificuldades para o homem filosofar esta na omissão da educação em não estimular o senso crítico das crianças, isto é causa do desconhecimento da filosofia que ano após ano está ficando fora das escolas.

O que vemos na educação em relação á filosofia é a grande dificuldade de implantar a filosofia como disciplina no currículo escolar, é possível perceber as dificuldades a partir da reação dos professores em discutir uma disciplina aberta e especulativa da filosofia. Os Professores e a direção das escolas não valorizam a filosofia como disciplina por esta não apresentar resultados, como as demais disciplinas, e ainda há falta de professores qualificados para ministrar eficazmente as aulas de filosofia, estes ainda julgam sem importância e desnecessária a disciplina.

A filosofia ainda conta com o descaso dos alunos e a preguiça mental, que também é possível observarem praticamente em todas as disciplinas, como consequências disto os alunos em geral encontram enorme dificuldade em interpretar textos filosóficos, muito mais dificuldade tem quando exige deles uma argumentação do texto com base na compreensão.

Constatamos que como conseqüência das dificuldades de implantar a filosofia na educação como disciplina, está o ser humano inerte diante de tudo que vê e ouve, aceitando tudo como verdadeiro sem ao menos questionar e buscar novas respostas para uma sociedade mais ampla, formada por cidadãos críticos e investigadores, extravasando o pensar para que possa viver de acordo com seu potencial, em um mundo melhor para todos.

A EDUCAÇÃO E AS DESIGUALDADES SOCIAIS

Como todos sabem vivemos em uma sociedade que comporta realidades muito diferenciadas, principalmente quando se trata de educação, pois de um lado temos uma educação precária e defasada em todos os aspectos e de outro lado, de poucos, está à sala de aula do futuro. A ideia de uma sala de aula para um ensino completo já está sendo usada em algumas instituições do país, onde a sala de aula também é biblioteca, laboratório de ciências; sala de artes e laboratório de informática.

A forma como as aulas são ministradas são totalmente inovadoras, muitos professores se mostram satisfeitos com o novo método de ensino, o professor defende uma cibe arquitetura, que é o planejamento de atividades reunindo os mais diversos recursos existentes na escola com conteúdos multimídia e materiais concretos de forma a implantar conceitos visando melhorar as condições de aprendizagem dos alunos para que estes se tornem autores de suas aprendizagens, sem ser centrado só na comunicação verbal e visual.

Enquanto muitos são privilegiados com uma educação modernizada e inovadora existe uma triste realidade, que é a situação precária em relação ao abandono das escolas públicas que presenciamos em todo Brasil. Os governantes que estão no poder indiferente à desigualdade ignoram esta situação.

Crianças tendo que estudar em um ambiente de total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com