TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Supervisão Escolar

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC EaD

Unidade Pedagógica: Ribeirão do Largo - BA

Disciplina: Fundamentos da Supervisão Escolar

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Equipe: Leisla Joana Araújo Santos

Data: 18/07/2012

Plano de Ação

“O cuidado somente surge quando a existência

de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar-me a ele. Disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas,

de seu sofrimento e de seus sucessos, enfim de sua vida.

Cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato. Como dizíamos, estamos diante de uma atitude

fundamental, de um modo de ser mediante o qual a pessoa sai

de si e centra-se no outro com desvelo e solicitude.”

(BOFF, l. 1999, p.91)

Apresentação

A Creche Escola Antônio Monteiro situada a Praça Luiz Eduardo Magalhães, S/N, no Bairro São João Batista, nesta cidade de Ribeirão do Largo – BA. A escola é construída numa área de 910 metros quadrados, e funciona atualmente com 04 salas, uma cozinha, uma dispensa, um refeitório, uma secretaria e uma sala de Atendimento Educacional Especializado, que também é biblioteca e brinquedoteca, a escola dispõe ainda de banheiro de funcionários e de 03 depósitos, uma sala de vídeo, o pátio da escola é muito pequeno para atender às necessidades da escola e área externa muito pequena também e oferece alguns riscos para as crianças.

A Unidade Escolar dispõe de poucos equipamentos de lazer, sendo uma das principais queixas das professoras da instituição a falta de um parquinho.

 No geral a estrutura física da escola está muito comprometida, falta forro, pintura e o telhado apresentam-se com muitos problemas, e são frequentes os problemas por conta da falta de espaço.

Funciona em dois turnos, matutino e vespertino, atendendo a classes de Educação Infantil, havendo 08 turmas, todas de atendimento regular.

A escola é mantida basicamente com recursos da Prefeitura Municipal, e a partir de 2011 passou a re3ceber recursos do PDDE, porém a maioria dos materiais escolares, merenda, matérias de limpeza e quaisquer outros produtos e ou materiais que sejam necessitados são comprados e repassados para a escola pela Secretaria de Educação do Município.

Diagnóstico

A Creche Escola Antônio Monteiro foi inaugurada no dia 08 de janeiro de 1992, pelo então prefeito Paulo de Almeida Luz, que objetivou com isso atender as necessidades das mães que trabalhavam e as famílias carentes do município.

O corpo docente da Creche Escola Antônio Monteiro é composto por 18 Professores, sendo 16 docentes, 01 Guia-interprete de LIBRAS e 01 professora de Atendimento Educacional Especializado, 08 destes professores com formação superior em licenciaturas não específicas para Educação Infantil, sendo que 02 estão finalizando uma pós-graduação em Psicopedagogia, e 05 professores com nível médio, essa equipe conta com o apoio de uma Auxiliar de Coordenação e é dirigida por uma Diretora, as duas com formação em nível superior, também não específica para Educação Infantil, sendo que a Diretora também finaliza a especialização em Psicopedagogia, 02 Secretárias, 01 Porteiro, 04 Merendeiras e 04 Auxiliares de Serviços Gerais.

O corpo discente da escola é formado por 159 alunos matriculados entre 03 e 05 anos, destes 136 frequentes, oriundos da sede do município e da zona rural, e uma aluna com necessidades educacionais especiais, portadora de surdocegueira, os alunos são em sua maioria carentes, mas a unidade escolar atende alunos de todas as classes sociais.

A distribuição dos alunos é organizada segundo a idade, tendo 02 turmas de pré 1 (03 anos), 02 turmas de pré 2 (04 anos), 04 turmas de preparatório (05 anos).

A Unidade Escolar possui um acervo relevante de literatura infantil, livros recebidos do programa do Governo Federal e um acervo multimídia quase não existe, a grande maioria desses materiais são de posse dos professores, isso sem levar em conta que a escola dispõe apenas de um aparelho de TV, um de DVD e um de som, a escola conta também com apenas um com computador ultrapassado e uma impressora matricial que não funcionam. A parte mais precária é sem dúvidas a que se refere ao lazer das crianças, pois o pouco de brinquedos e equipamentos existentes estão em péssimas condições de uso, quanto aos materiais pedagógicos de apoio ao professor são também muito poucos, porém de qualidade e são pouco explorados.

A principal base de trabalho da escola é a pedagogia de projetos, que tem sido muito eficazes e prazerosos no ensino-aprendizagem dos alunos, estes projetos tem função de mediação pedagógica e de promover a integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, embora estes não sejam tão ricos de atividades diversificadas por falta de recursos e de orientação pedagógica adequada, também são facilmente encontradas na escola as concepções de ensino tradicional e construtivista, havendo professores extremamente formais, outros construtivistas e aqueles que usam um pouco de cada.

Não existe na escola uma avaliação que contemple o aluno de maneira qualitativa, pois a maioria dos professores estão despreocupados em razão de não haver reprovação na Educação Infantil e ainda não perceberam a importância de se avaliar cada atividade aplicada em sala de aula.

        A aprendizagem dos alunos apesar de tantos problemas estruturais e pedagógicos se encontra em um nível muito alto e também não há grandes problemas com indisciplina.

Pode se concluir que a escola tem ao longo de sua jornada obtido sucesso na formação de seus alunos, mesmo com tantos problemas, fica claro que o esforço e a força de vontade e principalmente o amor dos professores, da diretora que a conduz com excelência e dos demais funcionários tem contribuído de forma extremamente positiva na manutenção da escola.

Justificativa

        Entendendo que qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente e que cada escola tem autonomia para refletir, propor e agir na sua busca pela qualidade da educação, e as reais necessidades das escolas públicas brasileiras, e tendo em vista a importância de um trabalho que defina ações concretas que possam se antecipar aos problemas e dificuldades encontradas ao longo da jornada do ano letivo, através de observação da Unidade Escolar Creche Escola Antônio Monteiro, foi desenvolvido este plano com o intuito de no mínimo sanar alguns dos problemas da referida instituição. Foram levados em conta para isso o perfil histórico da escola, o trabalho que vem sendo desenvolvido, o perfil de seus profissionais, e a comunidade envolvida no seu processo de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com