TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Educação Física Escolar

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

ROMULO OLIVEIRA EDUARDO

CONTEXTO EMPRESARIAL

Pontes e Lacerda-MT

2013

ROMULO OLIVEIRA EDUARDO

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção de Texto Individual Interdisciplinar

Equipe Professores 1º Semestre

Pontes e Lacerda-MT

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................... 04

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 05

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS........................................... 05

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO........................................................................... 06

2.3 FONTES (ORIGEM) DE RECURSOS................................................................ 06

2.4 ANALISE DE MERCADO................................................................................... 06

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO....................................... 07

2.6 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL............................................................................... 08

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 09

REFERÊNCIAS........................................................................................................ 10

1.INTRODUÇÃO

O Texto a seguir tem o objetivo de explanar aos novos gestores o conceito empresarial nas sua forma mais esmiuçada, trazendo um balanço dos norteadores de gestão onde veremos, as funções administrativas de forma resumida porém com ênfase nas suas resoluções, veremos que o conceito de patrimônio é fundamental à contabilidade dentro do conceito empresarial , as origens do recursos financeiros para inicialização empresarial assim como o mercado de forma estrutural junto com a importância da contabilidade social.

2.DESENVOLVIMENTO

Um empreendimento comercial ou industrial requer de seu gestor, profissionalismo, capacidade de tomar decisões seriedade e principalmente, conhecimento, requer uma gerência corporativa.

2.1.CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) é o responsável pelo desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através da Teoria Geral da Administração.

A administração passou a ser vista e tratada de forma científica, a partir da Revolução Industrial, movimento que expôs inúmeras mudanças no que diz respeito ao modelo de produção adotado e, por consequência, na forma de administrar e ou gerir os recursos pertinentes à organização, de modo a aperfeiçoar sua utilização e consequentemente os seus resultados. A partir desse tratamento, começou-se a pensar formas de melhorar os resultados apresentados pelas empresas e assim iniciou-se a aplicação de métodos científicos à busca por essas melhorias.

O processo administrativo, segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, controle e direção.

• Planejamento é a maneira pela qual pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos.

• Organização refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos oriundos de fora da organização para dentro, a exemplo disso podemos citar a admissão de funcionários, aquisição de equipamentos e etc.

• Controle refere-se à manutenção do bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.

• Direção, tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas, com liderança, Comunicação e Motivação.

2.2.CONCEITO DE PATRIMONIO

Outro aspecto de extrema importância em uma organização é o Patrimônio que segundo o Professor José Carlos Marion que é o conjunto dos Bens, Direitos e Obrigações de um empreendimento organizacional:

Bens – São coisas Uteis capazes de satisfazer necessidades de empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com