TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos do Processo Educativo

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Renata De Souza

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL CONHECENDO A DIVERSIDADE

   Eixo temático: Fundamentos do Processo Educativo

INTRODUÇÃO

A diversidade esta presente em nossa sociedade, ela é tudo que nos diferencia, uns dos outros. Somos únicos e diferentes: únicos pelo gênero homem e mulher, ou pelo biológico DNA, e diferentes no modo de agir, pensar, falar, vestir. Todos os dias, convivemos com pessoas diferentes de nós, no trabalho, na escola, e até mesmo em nossas casas. Ao nos depararmos com um mundo de diversidades ao nosso redor, devemos além de aceita-las, compreende-las em cada individuo.

 Falaremos um pouco mais sobre a, diversidade histórica, linguística, e cultural em nossa sociedade.

DESENVOLVIMENTO

Diversidade histórica: é aquela que muda com o passar dos anos, que sofre transformações, no decorrer da história da humanidade. No modo de agir, vestir, entre outros.

Há alguns anos atrás, os pais cobravam junto dos professores, por um bom desempenho escolar. Hoje em dia junto de seus filhos cobram do professor,

Querem que além de ensinar, eduquem os filhos deles. Tiram a autoridade do professor em sala de aula. As mudanças também ocorreram nos padrões de beleza,

e comportamento. No modo de se vestir, e no corpo, que ás vezes a sociedade impõe, exige como um padrão. Mudanças de hábitos alimentares, e o excesso no cuidado com a saúde estética.

[pic 1]

[pic 2]

Diversidade Linguística: Esta relacionada com o modo de se comunicar.  Em cada região do país, há uma forma diferente de falar, um sotaque, uma gíria. Sendo também que pode mudar por causa da época, classe social e idade.

Cada estado brasileiro,  tem um jeito típico de falar.

[pic 3]

Diversidade Cultural: Os primeiros responsáveis pela diversidade cultural, no Brasil,  foram os colonizadores Europeus, mas também houve uma contribuição de índios e escravos. Com o passar dos anos vieram outros imigrantes para o Brasil, com costumes diferentes, (dentre eles: Alemães, Italianos) etc...

Cada estado busca manter suas tradições, e costumes, sendo através da dança, da culinária ou da religião.

[pic 4]

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Falamos sobre a diversidade, que é oque nos torna diferentes uns dos outros. Essas  diferenças , estão em todas as áreas de nossas vidas. Ao longo dos anos, muitas transformações  ocorreram,   e mudaram a nossa sociedade. Essas mudanças são oque caracteriza a diversidade histórica.

Podemos ver também que,  cada estado tem a sua tradição, seu costume, e alguns buscam mantê-los. Isso é diversidade cultural. Na linguagem isso também fica em evidência. Cada região tem um jeito de falar, bem típico. Essa é diversidade linguística. Busquemos então, compreender a diversidade, que existe em nossa sociedade. Pois podemos aprender uns com os outros, que não somos melhores, ou piores que ninguém. Assim, incluindo e respeitando as diferenças, poderemos ter uma sociedade mais humana, e sem preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (284.9 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com