TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos do Processo Educativo

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO

Nosso processo educativo começa desde a Antiguidade até os dias atuais. Não é de hoje que a civilização se preocupa com a educação das crianças, na Antiguidade também se preocupavam, no entanto, foi a partir Idade Moderna, com a crescente industrialização, é que a função de educar e cuidar deixa de ser preocupação exclusiva da família, passando a fazer parte dos interesses da Igreja, na qual objetivamente passou a ensinar noções de aritmética, noções morais, religião, leitura e escrita.

Para melhor compreensão da contrução da história da educação, iremos passo a passo, começando pelos tempos da Idade Antiga, o contexto histórico.

Durante a Antiguidade, os gregos achavam importante preparar o indivíduo para o convívio e através da educação faziam com que este buscasse alcançar o auto-conhecimento, já os romanos resumia tudo em direito e dever e sua maior preocupação era formar guerreiros, pois obtinham conquistas pela força.

Na Educação Medieval, a igreja possuía o poder estatal, tudo era explicado pela fé, o conhecimento era centralizado e havia condensação de matérias. Com o avanço científico começaram a surgir questionamentos enfraquecendo a igreja, o interesse ficou voltado ao homem.

A Educação Colonial jesuítica, pregava a fé católica e se dedicavam ao trabalho de educar e seu objetivo era catequizar em razão da Reforma Protestante. Com a expulsão dos jesítas por Marques de Pombal, a educação passou a ser precária, com professores sem preparo.

Com o fim do absolutismo e a consolidação do capitalismo industrial, houve a Revolução Industrial, Americana e Francesa. A educação burguesa se separou da Igreja e do Estado, ficando assim a Igreja era responsável pelo aspecto religioso e o Estado pelas regras, normas da educação, em consequência disso houve o desenvolvimento da educação, com a chegada da família real ao Brasil.

Com a Revolução de 1930 foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública, junto com Secretarias de Educação dos estados, durante a Educação Nova. Em 1932 houve a primeira manisfestação formada por 26 educadores propondo e defendendo soluções para a educação, já em 1934 na terceira constituição, houve fatos importantes como educação para todos, gratuidade do ensino primário e o vestibular classificatório.

Neste momento iremos compreender o surgimento da sociologia como ciência. A sociologia é uma das ciências humanas que tem como objetivo o estudo da sociedade, como sua organização em grupos, instituições e associações.

Em 1838 (século XVIII) fois criado o termo sociologia por Auguste Comte, que unificou todos os estudos relativos ao homem, mas foi com Emile Durkheim (positivismo), Karl Marx (sociologia crítica) e Max Weber (sociologia compreensiva) que a sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência forma institucionalizados.

Com a Revolução Industrial e a Revolução Francesa (1789), a sociologia surge para compreender as novas formas de sociedades, suas estruturas e organizações, dando início a sociedade moderna capitalsita. A função da sociologia é ao mesmo tempo observadora dos fenômenos que se repetem nas relações sociais, como também formular explicações gerais e teóricas sobre os fatos sociais.

A sociologia na educação, segundo Durkheim é um fato social, por ser ela exterior ao indivíduo, coercitiva e generalizada impondo normas e integrando os homens em sociedade, buscando o estabelecimento de uma prática coletiva que ameniza o conflito, mantendo a ordem social.

A educação começou a se consolidar por Marx e Engels, como o pensamento sobre as sociedades de seu tempo, criando uma relação de educação e produção. As concepções deles têm como início a Revolução Industrial, criando a educação Politécnica, que combina a instituição escolar com o trabalho produtivo, acreditando que nasceria um dos meios de transformação social mais poderoso.

Para Weber a educação é o modo pelo qual os homens são preparados para exercer as funções dentro da sociedade, uma educação racional.

A importância da sociologia para os futuros educadores está em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudar a pensar o lugar da educação com outras instituições, dando clareza a sua prática profissional.

A formação da psicologia como ciência se fundamentou em relação a educação no início so século XX, que possui como objetivo a subjetividade humana. A primeira missão da psicologia foi conceber um método que embasasse a prática do educador em vias de formatar o aluno como produto do processo de escolarização. O estudo do desenvolvimento é uma das interfaces da psicologia que interessam pela educação, por favorecer o educador com conhecimentos sobre seus educandos.

Alguns teóricos trouxeram contribuições significativas para novas formas de perceber o desenvolvimento infantil como: Comenius, preconiza a criação de escolas maternais; Rousseau, passando a pensar a criança como um ser de idéias próprias; Froebel, criador dos jardins de infância e influenciado pela Pestalozzi; Matessori, criando um método próprio e adaptado ao desenvolvimento da criança; Piaget, com estudos importantes sobre o desenvolvimento dos processos cognitivos da criança e Freinet, grande educador do século XX, objetivando um método no qual a criança aprende fazendo, entre outros.

A educação não ocorre sem estar vinculada à repressão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com