TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos teoricos e metodológicos do ensino de matemática

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 6

ELIDIANE CORRÊA DE SOUZA LEITE

PORTFÓLIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Portfólio apresentado ao curso de Pedagogia  EaD da Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicologia da Educação.

                                                                                   

                                                                               Profa. Esp. Cíntia de Mendonça Borges Botelho.

JULHO 2015

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A partir do estudo do estudo desta disciplina, vem desenvolver este portfólio que relata como é importante a psicologia da educação e através do estudo desta nos permite entender o processo de mudança do educando.

O objetivo principal da Psicologia da Educação é o processo de ensino aprendizagem. é um estudo que direciona a um ensino com metodologia diferenciada e específica para cada necessidade.

Este portfólio foi desenvolvido a partir do estudo do guia organizado pela professora Ms. Jeane Medeiros Silva e também pela leitura do livro: "Uma Introdução à Psicologia da Educação" de Maria Silveira Teles, além de ter assistido algumas das vídeo aulas disponíveis na web aluno, também li muitos textos relacionados e também conversei com pedagogas e psicopedagoga sobre o assunto.

DESENVOLVIMENTO.

No dia 20 de junho de 2015 nos foi apresentada pela tutora Luciana a disciplina de Psicologia da Educação, onde temos como professora conteudista a Esp. Cíntia de Mendonça Borges Botelho. Logo na apresentação já gostei muito, pois além de está atuando na área da educação também sou mãe de duas crianças de 7 anos e sei o quanto é importante o conhecimento da psicologia da educação também para os pais.

Nos foi mostrado um vídeo muito interessante relacionado a dislexia e slide do livro: "João, Preste Atenção" de Patrícia Secco. Recebemos um formulário para anotarmos reflexões sobre o vídeo e também anotarmos qual a relação entre a psicologia da educação e o livro. Também durante um encontro dividimos a turma em 8 grupos, 4 grupos foram para assistir o filme: "A Menina no País das Maravilhas" e outros 4 assistirem ao filme: "Como Estrela na Terra Toda Criança é Especial". E foi sorteado para o meu grupo assistir o 2º filme, que por sinal um filme maravilhoso. Sem palavras para descrever o quão bonito e importante foi para mim assistir a este filme que mexeu com meus sentimentos como mãe, educadora e ainda mais como ser humano que se importa com o próximo.

O filme nos mostra uma realidade que sabemos não está distante da nossa vivência. Sabemos que temos pais e professores que não estão preparado para tal situação. O baixo rendimento do garoto Ishaan não despertou nos pais e professores a curiosidade em saber as causas. E além do baixo rendimento, ele tinha um comportamento diferente, que só foi detectado como distúrbio após muito sofrimento, graças a um professor interessado e com uma metodologia de ensino diferenciada que conseguiu mudar a metodologia de um colégio tradicional extremamente rígido. E este professor se importou muito com o sofrimento do garoto e aplicou um método de ensino individual e diferenciado.

Ensinar é uma arte, e para esta arte surtir efeito é preciso sabe como ensinar, pois, o ato de ensinar não é algo "engessado". Precisamos ensinar tais conteúdos, mas não temos que ensinar estes apenas de uma forma. Precisamos conhecer a nossa turma, nossos alunos e a partir de então desenvolver técnicas que irão despertar o interesse deste. É importante este conhecimento, pois como todos os anos os professores trabalham com alunos diferentes, não podemos tirar conceitos a partir do que ouvimos e só conhecendo realmente a turma, podemos trabalhar da melhor maneira possível para a evolução do aprendizado desteS alunos. A visão precisa ser do professor e também precisa ser sempre revista. É muito comum o que foi relatado no guia de estudos e em uma vídeo aula que assistir: o pré conceito. E ao parar para refletir, vi esta realidade muito próxima. Estou trabalhando em uma escola e logo no início do ano quando presenciei a entrega da lista de alunos e as professoras começaram a conversar sobre estes, algumas já ficaram desanimadas ao ouvir o que as outras falavam a respeito de determinados alunos. E foi pensando nisso, que, como ficou pro meu grupo realizar também uma dinâmica com o tema: "relações interpessoais no ambiente escolar", resolvemos realizar a dinâmica onde colocar duas caixas fechadas para circular entre nós e vamos dizer que uma delas tem algo bom e na outra pode ter algo bom ou ruim, para que as pessoas ali presente pensem se querem ou não ficar com o que tem dentro da caixa e se não quiserem vão passar a caixa para outro pessoa. Pelo fato de termos falado que em uma caixa "pode" ter ou não algo ruim com certeza muita pessoas passarão a caixa para frente, e é isso que acontece nas escolas, professores tiram conclusões sem conhecer os alunos. Lembrando que nas duas caixas vão ter chocolates, porém embalados de forma diferente e assim são os estudantes, todos tem inteligência e habilidades, mas cada um com sua particularidade, forma diferente de se desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com