TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR: CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE GESTÃO – 100h

UNIDADE 1

GESTÃO ESCOLAR: CONCEITOS FUNDAMENTAIS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O conceito de gestão escolar foi criado para substituir o termo administração escolar. Aponte cinco motivos para a efetivação deste termo.

R:

O antigo termo não abrangia todo o amplo trabalho de um gestor.

A autonomia administrativa, financeira e pedagógica.

A expressão gestão escolar surge para designar uma atividade que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todo o processo de ensino-aprendizagem.

Promover novos conceitos e valores, associados à ideia de autonomia escolar.

A maior participação da sociedade e da comunidade, à criação de escolas comunitárias e cooperativas.

2. Quais são as cinco áreas da gestão escolar? Explique-as.

R: Gestão pedagógica: É aspecto mais importante e significativo da gestão escolar, pois o objetivo da escola é o ensino-aprendizagem dos seus alunos, sendo assim envolve o aspecto educativo e pedagógico. É nesta área que se estabelece objetivos para o ensino, definindo linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos, se propõe metas a serem atingidas, acompanha-se a elaboração dos conteúdos curriculares e se avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e o cumprimento de metas. Avalia-se também o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo. E suas

especificidades estão enunciadas no Regimento Escolar e no Projeto Pedagógico.

Gestão participativa e estratégica: Tem o objetivo de promover instâncias de participação que aperfeiçoem o relacionamento entre a escola e a comunidade: órgãos colegiados, Grêmio Estudantil, APMF, Conselho de Educação.

Gestão de pessoas: é preciso que se estimule a integração entre pais, alunos, funcionários, professores, desenvolvendo a valorização do trabalho de cada um, bem como assegurando o trabalho em equipe e os aspectos qualitativos e quantitativos. A gestão de pessoas (alunos, equipe escolar, funcionários e comunidade) constitui a parte mais sensível de toda a gestão é o grande desafio do gestor.

Gestão administrativa: é a administração de serviços, recursos físicos e financeiros, ou seja, trata-se do gerenciamento da parte física e burocrática (o prédio e os equipamentos materiais da escola) e da parte institucional (a legislação escolar, direitos e deveres, atividades de secretaria).

Gestão de resultados: é a avaliação dos resultados obtidos pela escola quanto ao acesso, permanência e sucesso do aluno, avaliando metas e objetivos alcançados ou não.

3. Caracterize e exemplifique as competências esperadas para um gestor: competência política, competência afetiva e competência administrativa.

R: Competência política: é a capacidade de articular e viabilizar, interna e externamente, as decisões advindas das discussões compartilhadas. Implica em gerenciamento de trabalho e encaminhamento de questões pertinentes de forma transparente e participativa.

Competência afetiva: O gestor deve possuir e desenvolver a capacidade de se relacionar com pais, professores, funcionários e alunos de forma a respeitar suas particularidades, e, ao mesmo tempo, garantir o equilíbrio entre eles. Possuir uma capacidade de exercer relações humanas harmoniosas.

Competência administrativa: capacidade de flexibilizar as regras quando for necessário para ir em direção à obtenção dos objetivos comuns propostos. A função do gestor é garantir a imagem institucional, maior patrimônio de uma Escola.

4. Sintetize o perfil do gestor escolar (Mínimo de 15 linhas).

R: O Diretor da escola como gestor público, deve construir em seu perfil profissional características que lhe possibilitem compreender os princípios e diretrizes da administração pública e incorporá-los a pratica gestora no cotidiano da administração escolar, compreender os condicionamentos políticos e sociais que interferem no cotidiano escolar para promover a integração com a comunidade, observar, pesquisar e refletir sobre o cotidiano escolar de forma a aprimorá-lo conscientemente, acompanhar e avaliar o desenvolvimento da proposta pedagógica e os indicadores de aprendizagem com vistas à melhoria do desempenho da escola, reconhecer a importância das ações de formação continuada para o aprimoramento dos profissionais que atuam na escola, criando espaços que favoreçam o desenvolvimento dessas ações, articular e executar as políticas educacionais, na qualidade de líder e mediador entre essas políticas e a proposta pedagógica da escola construída no coletivo

da comunidade escolar, valorizar a gestão participativa como forma de fortalecimento institucional e de melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. Elaborar de forma participativa os planos de aplicação dos recursos físicos e financeiros, vinculados à proposta pedagógica da escola. Utilizar recursos tecnológicos nas atividades de gestão escolar. Comunicar-se com clareza, em diferentes situações, com diferentes interlocutores, utilizando as linguagens e as tecnologias próprias.

5. Defina gestão democrática ou participativa e relate como ela pode contribuir com a implementação de mudanças na escola.

R: A gestão democrática orienta os dirigentes educacionais no que se refere à qualidade da aprendizagem dos alunos, conhecendo sua realidade, a si mesmos e as condições de enfrentamento dos desafios do dia-a-dia, e isto exige o envolvimento de todo grupo social no sentido de unir esforços para a efetivação dos objetivos apontados, ou seja, a ideia de participação analisando situações, decidindo encaminhamentos e agindo em conjunto.

UNIDADE 2

GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTEXTO HISTÓRICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com