TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gabarito Metodologia Cientifica Ipemig

Por:   •  21/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  1.237 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

Referência: MARTINS, Otávio Augusto. Efeito do consumo de bebidas alcoólicas no organismo- uma revisão. Revista Eletrônica de Educação e Ciência (REEC). v.3.n.2.2013. Disponível em < http://fira.edu.br/revista/vol3_num2_pag7.pdf > Acesso em 25 Mai.2017.

Credencial do autor: Otávio Augusto Martins - Faculdades Integradas Regionais de Avaré; Fundação Regional Educacional de Avaré; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; Universidade Estadual Paulista. E-mail: oamartins2008@yahoo.com.br.

Resumo do artigo: Martins (2013) em seu artigo de título “Efeitos do consumo de bebidas alcoólicas no organismo – uma revisão”, realiza uma abordagem relacionada a temática tão importante do alcoolismo e o grave problema de saúde pública que ele representa, foi realizada uma revisão de literatura com artigos científicos e as palavras-chave utilizadas para a busca foram: alcoolismo, etanol e organismo.O objetivo geral foi a realização  de uma revisão de literatura relacionada aos efeitos do consumo abusivo de álcool no organismo.Martins (2013) inicia o seu artigo afirmando que o consumo de bebidas alcoólicas é tão antigo quanto a própria humanidade, assim o hábito de beber de maneira moderada e social é comum a diferentes tipos de sociedades. Contudo, fica destaca a diferença tênue entre o hábito de beber socialmente e  o consumo abusivo de álcool ou a forma mais severa chamada de Síndrome de Dependência do Álcool.

O autor revela que cerca de 10% das mulheres e 20% homens realizam o consumo abusivo de álcool e 50% desse percentual possui a Síndrome de dependência do Álcool. O consumo de álcool está associado a uma serie de doenças e causa mortes no trânsito. Por meio da revisão de literatura realizada Martins (2013) ficou constatado que o alcool apresenta-se como uma droga que causa uma grande repercussão social. Após a absorção pelo trato gastrointestinal ele é transportado pela circulação até o fígado onde é oxidado. Três vias metabólicas tem a capacidade de oxidar o etanol em aldeído acético: o sistema da enzima álcool dehidrogenase (ADH) na matriz citoplasmática; o sistema microssomal de oxidação do etanol (MEOS) e catalase nos peroxissomos.O autor conclui que independente da via metabólica utilizada o etanol se converte em aldeído acético e posteriormente em acetato, o acetato lançado na corrente sanguínea será metabolizado.Por fim, Martins (2013) conclui que o consumo abusivo de etanol traz sérios danos para o corpo humano, além de comprometer o sistema nervoso central e com possibilidade de afetar o aparelho reprodutor.

Crítica: A linguagem utilizada por Martins (2013) caracteriza por ser uma linguagem mais técnica o que acaba por prejudicar o entendimento daqueles que não são da área, contudo de maneira geral, pode-se afirmar que o estudo realizado pelo autor esclarece pontos importantes no que se relaciona ao metabolismo do álcool no organismo e aos sérios danos que ele causa ao organismo.Dessa maneira, entende-se que o autor alcançou com êxito o objetivo inicial de realizar uma revisão de literatura e de expor os efeitos do consumo abusivo no organismo.

Essa resenha foi elaborada por Jéssica Fernanda Reinjak de Souza estudante do 1º semestre de biomedicina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com