TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Educacional

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.

POLO: NAVIRAÍ-MS.

PEDAGOGIA.

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Daiane Carvalho dos santos      RA: 385909

Roseney Dias Cardoso Umeda  RA: 396017

 Suzete Maria de Moura Novaes RA: 385911

GESTÃO EDUCACIONAL

Tutora a Distancia: Maria Clotilde Bastos

Navirai-MS

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa reflete sobre a Estrutura e o Funcionamento da gestão escolar. No decorrer desta produção falaremos sobre política governamental para formar os gestores educacionais, curso de especialização em gestão escolar, formação para os coordenadores pedagógicos de escolas públicas da educação básica, Projeto Político Pedagógico e gestão Democrática e participativa.

GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA E SUA IMPLICAÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA

        Gestão significa administrar, liderar, coordenar, dirigir, e está presente em diversos âmbitos públicos e privados inclusive na educação, segundo LUZ, A gestão pública, um instrumento do aparelho de Estado, é responsável pela organização e realização de ações que buscam assegurar direitos e atender a necessidades de indivíduos e coletividades, através de obras e serviços de interesse social, além do exercício das funções políticas.

        No Brasil a gestão publica tem um histórico baseada no modelo patrimonialista, onde predominava o nepotismo e a falta de compromisso com as coisas publicas, os cargos eram usados em benefícios próprios privatizando o publico, mas a partir do século XX houve algumas mudanças, mas ainda encontramos servidores despreparados e contratações irregulares principalmente em relação aos contratos da educação em nível municipal.

A coisa pública no Brasil é privatizada, mas quando ela é privatizada ela é tratada não como se trata a coisa privada. “Eu tenho uma relação com a coisa pública como se ela fosse minha, mas enquanto minha é privada eu não me comporto com ela como eu me comporto com as minhas coisas; eu arrebento, nomeio gente desnecessariamente, constituindo o que eu chamo de ‘sem-vergonhice” democratizada. (Luz)

        Atualmente as discussões ocorrem em torno da profissionalização da gestão educativa, a gestão deve ser um cargo de carreira e não utilizado pela politicagem, em nível municipal é muito comum ouvirmos que as direções de escola, coordenação e inspeção são “cargos de confiança do prefeito” isso nos dias atuais com o nível de conhecimento é inadmissível mas continua acontecendo.

As discussões que então ocorreram em torno da profissionalização da gestão educativa deixaram evidente que não seria mais possível continuar a improvisar num setor de reconhecida importância para o futuro dos países. A profissionalização da gestão, que antes só tinha assento nos bancos acadêmicos, ganhou status de instrumento estratégico para o êxito da política educacional.(UNESCO, 2000, p. 4)

Assim até os organismos internacionais atentam para a necessidade de mudança dessa cultura patrimonialista de gestão presente até hoje no Brasil mesmo que de forma disfarçada. Por isso as políticas educacionais estão voltadas para formação de gestores educacionais, mesmo com a rotatividade na gestão ocasionada pela falta de uma gestão de carreira.

Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica

        O programa nacional de gestores é um uma política governamental para formar os gestores educacionais e assim ter uma gestão melhor das instituições publica brasileiras. Tem por objetivo formar os gestores em nível de especialização latu senso, contribuindo para uma gestão mais democrática e de qualidade melhorando as instituições publicas.        

        São oferecido 3 cursos conforme descrito abaixo:

Curso de Especialização em Gestão Escolar

O curso de especialização em gestão escolar é curso para dirigentes da educação básica em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação à distância, com carga horária de 400 horas. A formação tem três eixos vinculados entre si: o direito à educação e a função social da escola básica; políticas de educação e gestão democrática da escola; projeto político-pedagógico e práticas democráticas da gestão escolar.

Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, carga horária de 405 horas, formação para os coordenadores pedagógicos de escolas públicas da educação básica, é estruturado em torno do eixo Organização do Trabalho Pedagógico, que sintetiza a dupla abrangência da função de Coordenação Pedagógica numa instituição educacional: o âmbito da escola compreendida como local social de formação crítica e cidadã e o âmbito da sala de aula, espaço em que a prática educativa acontece de forma planejada e intencional.

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar

É um curso com carga horária de 200 horas, voltado para a formação continuada de gestores das escolas públicas, possibilita, dentre outros: maior flexibilidade na organização e desenvolvimento dos estudos; fortalecimento da autonomia intelectual no processo formativo; acesso às novas tecnologias da informação e comunicação; interiorização dos processos formativos garantindo o acesso daqueles que atuam em escolas distantes dos grandes centros urbanos.

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS.

Projeto pedagógico das escolas é uma ferramenta que ajuda organizar o funcionamento da escola traçando metas e diretrizes para o bom funcionamento da escola a partir dos anseios da comunidade, é projeto porque tem uma proposta de ação que vai ser executada, é político porque tem a participação de toda a comunidade, é pedagógico porque reúne as normas de funcionamento dos projetos educativos. No mapa conceitual abaixo podemos identificar algumas diretrizes do Projeto Político Pedagógico.

Assim o projeto político pedagógico só será eficaz se for construído coletivamente, e for usado para nortear as ações da escola e for do conhecimento de todos, se for um projeto de gaveta para cumprir uma função burocrática de nada vai ajudar a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (409.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com