TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao em educação

Por:   •  25/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

 

 Fundamentos da Gestão em Educação

NOME DO ALUNO: Adriane Leandro da Penha RA: 3815682835

                    NOME DO ALUNO: Helena Galdino de Souza RA: 3815665602

    NOME DO ALUNO: Pâmela do Nazaret Possidônio RA: 4300067726

                    NOME DO ALUNO: Vera Lúcia dos Santos Alves RA: 4573895366

VALPARAÍSO-GÓIAS

2015

                   UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO: Adriane Leandro da Penha RA: 3815682835

                     NOME DO ALUNO: Helena Galdino de Souza RA: 3815665602

                     NOME DO ALUNO: Pâmela do Nazaret Possidônio RA: 4300067726

                     NOME DO ALUNO: Vera Lúcia dos Santos Alves RA: 4573895366

               

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Fundamentos da Gestão em Educação, sob orientação do professor-tutor a distância Raquel Raysaro.

VALPARAÍSO-GÓIAS

2015


Sumário[pic 2]

Introdução------------------------------------------------------------------------------------------------05

Qual o papel do Gestor Educacional e escolar para a modernidade?----------------------- 06

Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública-----------------------08

Programa Nacional escola e seus projetos---------------------------------------------------------09

Projeto Político Pedagógico (PPP)-------------------------------------------------------------------10

Mapa conceitual Diretrizes do Projeto Político Pedagógico-----------------------------------12

Gestão Democrática e Gestão Participativa-------------------------------------------------------13

Considerações Finais ----------------------------------------------------------------------------------14

Referências Bibliográficas -------------------------------------------------------------------------- 15

Introdução

        Neste trabalho buscamos desenvolver competências e habilidades que constam nas diretrizes e bases e demais leis voltadas educação, os aspectos políticos e legais da gestão brasileira.

Veremos o processo de formação de gestores educacionais ao longo da história da educação e processo de gestão escolar.

O cotidiano da escola, e sua organização e as relações que se modificam com a Gestão, o papel do gestor educacional na modernidade.

Buscamos conhecer os objetivos do programa Nacional Básica Pública, além dos projetos e cursos envolvidos nesse programa que visam à melhoria da gestão.

A elaboração do mapa conceitual do Projeto Político Pedagógico (PPP), parte do plano escolar ou Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar.

Qual o papel do Gestor Educacional e escolar para a Modernidade?

A educação pública passa por grandes transformações, com os avanços tecnológicos onde toda a equipe gestora e pedagógica precisa de acompanhamentos dos mesmos, para que assim possa se adaptar ao ambiente Com isso papel do gestor,em seu  ambiente de trabalho que é proporcionar aos companheiros um lugar harmonioso sabendo articular as suas funções que são poucas.

Há várias responsabilidades que o gestor tem no ambiente escolar, estará sendo relatadas as mudanças históricas; o papel do gestor, a sua articulação junto à família, o seu desempenho, e como executa a democracia dentro do ambiente escolar. A participação da equipe numa totalidade dentro do ambiente escolar não só um pouco, o comprometimento com a educação, tentando sempre entender a complexidade encontrada. A contribuição é essencial, pois só ajuda não adianta nada um depende do outro para que o trabalho se torne eficaz. Isto será abordado dentro do trabalho mostrando quanto e necessário um gestor dentro do ambiente escolar para ajudar a equipe a se direcionar a um mesmo objetivo.

Na atualidade pressupõem que compreendamos o currículo na relação entre escola, cultura e sociedade de forma a se valorizar os saberes  plurais  que se entrecruzam nas diversas práticas cotidianas dos sujeitos educativos.

Nessa perspectiva, a compreensão sobre currículo que desenvolvemos nos estudos já referidos e desde uma perspectiva dada pela teorização crítica, que evidenciou as relações que evidenciou de poder na seleção dos conhecimentos escolares, no sentido de um currículo como uma realidade sempre provisória e híbrida, que se materializa na realidade escolar como práxis e prática pedagógica. Como práxis, significa que muitos tipos de ações intervêm em sua configuração, ou seja, que o processo de construção do currículo ocorre dentro de certas condições concretas.

E se tratando dos professores, o saber deles é um saber que está relacionado com a sua identidade, sua experiência de vida, com a sua história profissional, com as suas relações com os alunos em sala de aula e com os outros atores escolares na escola.

Partindo da expectativa teórica dos trabalhos desenvolvidos na atualidade, em âmbito nacional e internacional, que o saber é sempre o saber de alguém, que trabalha com algum objetivo.

Portanto entender os saberes  docentes,expressos no processo de construção do saber escolar, requer prestar atenção as práticas político- curriculares que se expressam em seu desenvolvimento, porque se intercruzam muitos tipos de saberes e de práticas, configuradas ações que são de ordem política administrativa de supervisão,produção de meios , e  criação, intelectual de avaliação, enquanto subsistemas, em partes, autônomos e interdependentes que geram forças diversas  que incidem  na ação pedagógica. E significa pensar que os saberes e a prática pedagógica docente podem ser entendidos separadamente das condições em que se desenvolvem. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (469.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com