TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao escolar

Por:   •  10/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Neste contexto o estágio se realizou de forma satisfatória, obtive da equipe gestora e demais funcionários o apoio necessário para atingir minhas metas educacionais, minhas expectativas corresponderam à realidade vivenciada, podendo eu aprofundar meus conhecimentos relacionando a teoria a prática e analisar o que aplicarei a minha conduta profissional e o que poderei melhorar com base em meus estudos e experiências adquiridas.

1 AMBIENTE DE ESTÁGIO (A Empresa)

A instituição EMEF Professora Ildete Mendonça Barbosa, situada a Rua: Dr. Miguel Jansen Filho, Nº 80, Bairro: residencial União, no Município de São José dos Campos, SP, foi inaugurada em 05 de agosto de 1999, seu corpo docente é constituído pela Diretora: Andrea Campos de Oliveira, Assistente de direção: Leiliane Nogueira, Orientadora de Escola Pedagógica: Luciana de Castro Maciel Galvão da Silva, Orientadora de Escola Educacional: Marinéia Corrêa Machado; 39 Professores, sendo 22 dos anos iniciais, 17 dos anos finais e 07 de tempo integral que atuam em áreas específicas, a maioria dos professores possuem duas ou mais formações, além de pós-graduações, 21 estagiários, a escola conta também com 03 secretários, além de 02 estagiários de informática que trabalham na sala de informática dando suporte técnico, 03 cozinheiras, 02 funcionárias realocadas que trabalham na cantina, além dos funcionários terceirizados que trabalham na limpeza e zeladoria da escola.

A escola atende alunos dos níveis fundamental I e II, que atingem a faixa etária de 06 a 15 anos, com uma média de 32 alunos por sala, totalizando 496 no ensino fundamental II e 520 no ensino fundamental I.

Os alunos desta escola são na maioria pertencentes a famílias de classe média, tendo acesso à internet, passeios como cinemas e parques. Cada família tem em média 02 a 03 filhos, e escolheram esta escola pela proximidade de suas residências e também pelo ótimo conceito que ela possui na comunidade do bairro e do entorno, tanto que mesmo quando mudam de endereço para outro bairro fazem o possível para manter seus filhos nesta escola. A comunidade, os pais ou responsáveis participam ativamente de todos os eventos promovidos pela escola, como a festa de dia das mães, a festa junina, a de dia dos pais, a festa da primavera, escola da família, sábados letivos onde há diversas oficinas, entre outras, desta forma a escola sempre consegue arrecadar um bom dinheiro, contribuindo para a melhoria da escola. A escola também conta com um projeto de coral, onde os alunos que desejarem participar o fazem em horário inverso ao de aula e recebem uniforme completo inclusive os sapatos para as apresentações internas e externas, além do coral há também durante o ano letivo diversos passeios pedagógicos com idas ao cinema, teatro, museu, parques, entre outros. A escola também possui um grêmio estudantil, eleito no ano passado.

Desde que foi inaugurada a escola passou por diversas mudanças físicas, atualmente a escola possui 16 salas de aulas, todas possuem projetor, caixas de som, armários, climatizadores, ventiladores, cortinas e carteiras e cadeiras muito bem conservadas.

01sala de laboratório de aprendizagem onde a responsável por esta sala neste ano é a professora Cristiane que atende 34 alunos com dificuldades de aprendizagem, eles são atendidos semanalmente por 50 minutos, sempre no horário inverso ao horário de aula. O plano de trabalho do laboratório é embasado em três vertentes: Investiga- Identifica- Intervém.

01 sala de recursos onde a responsável por esta sala é a psicopedagoga Joana que atende 15 alunos com necessidades especiais, como autismo, síndrome de down, hiperatividade, déficit de atenção devido a histórico de abandono e abuso sexual, entre outros. A frequência destes atendimentos variam de acordo com a necessidade de cada criança, que também são atendidas por estagiárias, sob orientação da mesma e do professor responsável, tendo que todos os dias preencher um relatório sobre o aluno pelo qual é responsável.

01 sala de multimeios que possui cerca de 40 cadeiras, vários armários, 01 notebook, diversos equipamentos eletrônicos, 02 caixas de som e 01 lousa digital, esta sala era mais utilizada quando as salas de aula não possuíam projetor, agora ela é mais utilizada pelo coral e para reuniões quando a sala de HTC está ocupada.

01 sala utilizada para o HTC com os professores e também funciona como uma sala para os mesmos, esta sala possui 01 lousa branca, 01 projetor, 01 notebook, 02 caixas de som, 01 aparelho de ar condicionado, armários com 48 gavetas onde cada gaveta é destinada a 01 professor para que ele guarde algum material e uma pasta com material para ser deixado para o professor eventual, 01 mesa com 01 computador que é utilizado pela orientadora pedagógica, 02 murais, 05 mesas redondas com cadeiras, 04 mesas compridas dispostas de forma a formar uma grande mesa para reuniões com diversas cadeiras, 01 armário de gavetas para papéis diversos, e alguns armários para materiais pedagógicos, livros, revistas, jogos educativos, entre outros.

01 sala de orientação educacional para atendimento aos alunos e aos pais ou responsáveis.

01 sala de diretoria sendo que uma é utilizada pela diretora e outra pela assistente de direção, 01 mesa com computador, 04 armários altos com duas portas cada com chaves, 03 armários baixo com duas portas cada com chaves, 01 cofre, equipamento de rádio onde são transmitidas as mensagens pelo sistema de caixas de som da escola e 01 televisão onde são exibidas as imagens de todas as diversas câmeras existentes espalhadas por toda a escola.

01 secretaria ampla dividida em duas partes, a primeira parte possui armários, 02 mesas com cadeiras estofadas e com 01 computador cada, a segunda parte possui 03 mesas com cadeiras estofadas, 01 computador, vários armários, 01 máquina grande e moderna de cópias, 01 interfone com controle automático do portão da secretaria para controlar o acesso, materiais diversos de escritório, 02 murais, e 02 guichês para atendimento sendo um externo para atender a comunidade e outro interno para atendimento dos profissionais que ali trabalham.

01 sala odontológica moderna onde as crianças são atendidas para fazerem a escovação e aplicação de flúor e também receber orientação sobre a higiene bucal, em frente à sala odontológica fica uma cuba de metal com 04 torneiras que é utilizado para a higienização bucal.

01 cozinha para os funcionários.

01 sala de leitura que possui várias prateleiras com livros organizados por gênero, e em ordem alfabética sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com