TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao escolar

Por:   •  28/4/2015  •  Artigo  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

“COMO A GESTÃO ESCOLAR PODE CONTRIBUIR EFICAZMENTE PARA A PRÁTICA PARTICIPATIA NA ESCOLA”

Introdução:

Quando falamos em gestão democrática já pensamos em democracia participativa. O ambiente escolar torna-se palco de experiências democráticas, em que a participação e a autonomia devem ocorrer de forma transparente, respeitando os valores éticos.

A gestão  participativa, consiste em compartilhar responsabilidades no processo de decisões tanto no ambiente escolar quanto no administrativo. Portanto a comunidade escolar pode estar buscando soluções para seus problemas, adequando suas necessidades e expectativas, tendo como base a independência  e participação. Cabe ao gestor conduzir os processos participativos, compartilhando as decisões e responsabilidades com toda a comunidade escolar: diretor, vice-diretor, professores, funcionários e pais.

É de grande importância a participação da comunidade na escola. A escola deve promover o envolvimento das famílias dos alunos e a integração desses pais não apenas nas reuniões  para saber sobre o rendimento escolar dos seus filhos, mas também na construção da proposta pedagógica.

A gestão democrática  participativa pressupõe que o processo educacional só se transforma e se torna mais competente na medida em que seus participantes tenham consciência de que são responsáveis pelo mesmo, buscando ações coordenadas e horizontalizadas (LUCK, 2006a).

             A gestão democrática participativa exige uma “mudança de mentalidade de

todos os membros da comunidade escolar” (GADOTTI,1994, p.5).

A democratização  da gestão da escola constitui-se numa das tendências atuais   mais  fortes   do  sistema   educacional,   apesar   da   resistência oferecida pelo  corporativismo   das organizações de   educadores e pela burocracia instalada  nos  aparelhos de  estado, muitas vezes associados na luta contra a inovação educacional (GADOTTI,1994, p.6).

 Sob o ponto de vista administrativo  a escola é um espaço onde são aplicados os princípios fundamentais da administração, podemos observar a importância da gestão como forma de funcionamento do espaço educacional, como também os interesses da comunidade escolar, pautados na igualdade social e na democracia.

A gestão escolar é um processo contínuo  de acordo com a realidade local em que a escola está inserida, sendo capaz de integrar a comunidade  e atender  as demanda educacionais, tendo uma proposta  educativa de qualidade . A escola é um lugar de respeito, dignidade e também de formação de identidade e valores éticos.

O planejamento participativo tem princípios democráticos, sua principal característica é a participação de todos os membros da comunidade escolar nas decisões tomadas na escola, seja ela administrativa ou pedagógica.

Mas também podemos reconhecer as dificuldades enfrentadas pelo segmento dos pais em participar das reuniões por motivos variados como: falta de tempo ou até mesmo por desinteresse dos assuntos tratados.

Tendo em visto as dificuldades enfrentadas pelas APMF’s e Conselhos de escola, podemos dizer que é através desses segmentos que a comunidade tem maiores possibilidades de conquistar espaço e participar de forma mais efetiva, do trabalho escolar. Quando há uma participação de todos, tudo funciona melhor, porque são mais pessoas a tomar decisões importantes, e assim as responsabilidades são divididas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com