TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao escolar

Por:   •  18/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

                       Concepção de Gestão Escolar

A gestão autoritária é centralizada em apenas um individuo que deve prestar conta pelos seus resultados e tem a sua própria opinião.

A gestão autoritária é aquela de gestão a qual a figura central é o diretor, a qual tem autonomia de decidir tudo dentro da escola buscando aquilo a qual ele considera o melhorar para sua instituição.

A qual não exista um dialogo efetivo, mas sim uma ausência total de discursão sobre as problemáticas existentes.

 Onde apenas um resolve os problemas de todos sem levar em consideração as outras opiniões existentes.

 No processo da gestão escolar, causando assim automaticamente uma acomodação, em que as pessoas não se mobilizam para nada e ficam alheias, esperando sempre serem orientadas ou então aceitando passivamente tudo que venha das autoridades competentes.

A Gestão democrática é centralizada em torno de todos da sociedade, baseia-se nas relações entre a direção e a participação dos membros da equipe, prioriza os objetivos assumidos por todos e a tomada de decisões coletivas.

As características de uma gestão democrática na escola são concepções de organizações e gestão escolar e contribuir para compreendermos as praticas de gestão no dia a dia de nossas escolas.

Definição explicita por parte da equipe escolar, de objetivos sócios políticos e pedagógicos da escola.

Articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com a escola.

Ênfase tanto na tarefa quanto nas relações.

Deve-se trabalhar respeitando as diversas formas de pensar devemos ter a cooperação e entender as dificuldades de implantação desse novo segmento em nossa comunidade educativa, baseando-se principalmente na coletividade e no bem comum.

O Conselho Escolar em uma escola formado por membros de todos os segmentos da comunidade escolar com a função de gerir coletivamente a escola.

Na LDB , lei nº 9394/96 no Artigo 14, que trata dos princípios da Gestão Democrática no inciso Il.

Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

As relações interpessoais em uma escola  que tem a gestão autoritária é que o gestor educacional tem atitudes de fazer o que se observa  e não tem a participação de professores,pais e alunos.

O individuo interage sozinho as decisões são tomados por ele só.

O superior em uma escola é aquele que tem autoridade para tudo.

Mesmo sem experiência nenhuma ,pode ser usado como habilitado ou não no cargo e suas decisões.

Agora numa gestão democrática o intuito atender as expectativas de uma Sociedade onde as pessoas compartilham as experiências ,idéias e sentimentos.

O trabalho em equipe onde tem diretores escolares e conselho escolar,tem uma planejamento para atuar na escolas.

A escola democrática aonde o gestor escolar coordena as atividades da rede de ensino.

Deve-se trabalhar respeitando as diversas formas de pensar devemos ter a cooperação e entender as dificuldades de implantação desse novo segmento em nossa comunidade educativa, baseando-se principalmente na coletividade e no bem comum.

O diretor deve está atento às inovações sempre reconhecendo os reflexos da globalização na sociedade e consequentemente em sua escola.

 Deve aprimorar seus conceitos e utilizar a tecnologia para melhorar seu sistema de ensino.

A participação efetiva de alunos e professores nesse processo de democratização das relações e na construção das regras é por meio das assembléias de classe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com