TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILIDADES INTENSÍFICAS E HOMOGÊNEAS EFETIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Por:   •  24/1/2019  •  Artigo  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 10

HABILIDADES INTENSÍFICAS E HOMOGÊNEAS EFETIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Karine Reis Pimenta - 1166273

Moisés Ramon Amaral Lima - 1166519

Professor-Tutor Vera Aparecida Cordeiro dos Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

        Curso de Educação Especial para Licenciados em Pedagogia (FLX0282)              

Prática do Módulo VI

Maio de 2018

RESUMO

Obtém como objetivo refletir sobre a formação de professores e seus desafios presentes na atualidade. Traduz uma abordagem sobre educação que demanda aos educadores uma nova identificação profissional que saiba dialogar com as alterações da contemporaneidade. A educação é um dos pilares da formação do ser humano, sendo esse um dos motivos que se faz necessário diante essa reflexão para compreendermos o trabalho docente.

Palavras-chave: Práticas Educacionais; Salas de Aula; Desafios; Professores; Formação.

1 INTRODUÇÃO

A formação de professores a partir de uma visão investigativa é um caminho para o progresso da qualidade dos conhecimentos docentes imprescindíveis ao desenvolvimento do trabalho pedagógico, assim, quando se aborda a educação não há respostas completas, mas ideias e propostas que podem implicar alternativas que possam colaborar para as discussões voltada para tal assunto.

As densas alterações ocorridas no universo do trabalho trazem novas formas e desafios para a educação. A democratização do ensino incide pelos docentes, por sua formação e por suas condições de trabalho. A discussão sobre formação de professores é discutida desde a promulgação da LDB 9394/96. Na sociedade contemporânea e com os progressos tecnológicos, as aceleradas mudanças no mundo do trabalho, aumenta em grande escala o desafio para a educação. Contudo os docentes são essências frente às requisições do mundo contemporâneo.

É essencial considerar o processo de formação dos profissionais, mudando o paradigma de formação e ainda refletindo sobre a extensão entre a formação profissional acadêmica e o campo de trabalho (ação pedagógica), que constitui professores devendo afirmar um cultivo científico com base em ciências humanas e sociais inerentes à educação, a capacidade de realizar pesquisas e diagnósticos de circunstâncias educativas do ensino, e o exercício da docência em assuntos institucionais escolares e fora da escola. Um dos amplos desafios a ser enfrentado na formação de professores é abolir com a ideia de um modelo único de ensino, estando certo assim que nada está acabado, que sempre é momento no processo de redefinição da profissão e da concepção da prática, sendo assim necessário estar prudente as alterações que são exigidas do profissional da educação visado as práticas diversificadas dentro do contexto escolar e estar acessível as noções que se produz nesta ciência sendo essencial para o fortalecimento da ocupação e para a própria vivência do docente, existe a necessidade de sempre inovar e criar novas táticas e habilidades de aprendizagem cotidianamente. O docente deve estar no caráter de eterno discente que busca uma formação profissional ininterrupta.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Refletir a formação docente nos incita a analisar no tipo de professor que almejamos formar, fazendo necessário resinificar a analogia do docente e sua formação. A educação é uma pratica social coberta de valores e de conflitos de escolhas éticas e políticas. Logo, ser educador demanda sabedorias e noções científicos, pedagógicos, educacionais, mas sua identidade é edificada ao decorrer de seu caminho como profissional da Educação.

Conforme Pimenta e Lima (2012 pág.68), pensar formação docente como projeto único, engloba a inicial e contínua. Assim a formação abrange um duplo processo: o de autoformarão dos docentes a partir de reelaboração contínua dos saberes. A formação dos professores é registrada como uma das principais responsáveis pelos problemas da educação. Embora que tenha advindo uma verdadeira revolução nessa arena nos últimos anos, a formação pode se dizer que está eivando em demanda de qualidade, há também grande dificuldade em se colocar em aprendizado, concepções e modelos atuais e eficazes.

No campo da educação falar sobre formação do educador alude primeiramente em deliberar o que se entende por formação, percebe-se que “estar graduando” significa a busca incessante de novos conhecimentos que não se consegue findar tendo em vista que tudo se transforma e os conhecimentos são únicos.

A educação está num processo constante de transformações, mudanças que tentam seguir o ritmo da atualidade. Assim o educador tende a exercer uma ação insubstituível no artifício de transformação social, formando essencialmente a sua aplicação profissional na sociedade.

Alves (2001, pg. 40) comenta que:

...durante seu preparo, o futuro professor se capacite para, em sua prática docente, compreender o universo cultural do aluno, a fim de que, juntos, a partir do que conhecem, venham a se debruçar sobre os desafios que o mundo lhes apresenta, procurando respondê-los, e nesse esforço, produzam novos saberes.

Anteriormente durante a formação, sempre havia o conceito de que a educação é um transmissor de conhecimento, onde o docente tudo sabia e o discente era uma válida tábula rasa que cabia memorizar e repetir o conhecimento adquirido. Contudo, hoje a ordem é para desenvolver o aprender a aprender, que vem exigindo um novo modelo de professor que não poderá mais ser aquele tradicional firmado na autoridade do cargo, mas um educador que tenha uma nova visão do ato de ensinar, preparado a atentar novas atitudes, um pesquisador preparado a instruir-se.

2.2 PRÁTICA DOCENTE

Diante da heterogeneidade de conhecimentos, do avanço científico e tecnológico e da velocidade das mudanças no conhecimento, a escola, como instituição de formação dos sujeitos devendo acender espaços para que o protagonismo do aluno dê bons resultados, assim sendo é preciso designar situações que comportam o avanço desses alunos, disponibilizando instrumentos para que possam cursar caminhos de investigação para dar impulso a aprendizagem. Notando que essa aprendizagem pode advir em vários lugares diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com