TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO AO LONGO DOS SÉCULOS

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

 

 

  

HISTORIA DA EDUCAÇÃO AO LONGO DOS SÉCULOS

Marjory Mendes Barbosa

Daniela Mendes de Rezende

Gessica Diandra Martins

Bárbara Regina Bernardes

Viviane Bernardes da silva

Prof. Eliane Teixeira Salgato

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED1205)-HISTORIA DA EDUCAÇÃO AO LONDO DOS SÉCULOS

24/11/2014

RESUMO

 

      O objetivo deste trabalho é o processo educativo, em uma época distinta da sociedade a era primitiva. A origem da educação começou na Grécia antiga. Quem era os pedagogos? Era os escravos dos reis, que levavam os filhos dos mesmos para campos de estudos.  Nas primeiras sociedades  não tinha escola e  nem método educacional. Entretanto, já existia a imagem  do professor e do aluno num processo educacional informal. A criança aprendia olhando e botando em pratica o que  aprendeu,  aprendizagem ocorria, pela imitação. As crianças pequenas  iniciavam seus aprendizados tirando proveito do meio e usando como modelo as pessoas mais velhos e experientes. As crianças começavam a aprender as coisas  muito cedo, observando as atitudes dos  adultos. Nos primeiros anos de vida da educação das eras inconsciente numa segunda etapa a imitação torna-se consciente, a segunda etapa iniciam-se quando começa-se exigir trabalho da criança. A religião deu-se muito por sua ignorância com os fenômenos da natureza, sol, lua, chuva(tempestade), por não saber explicar o que ocorria lhe atribuía-se deuses: DEUS SOL, DEUS LUA, DEUS DO TROVÃO. A família era muito importante pois era ela quem dava os  primeiros suportes, na busca necessárias para a própria sobrevivência. 

Palavras-chave: tempo; primitivas; aprender.

     1 INTRODUÇÃO

 

     O processo educativo, em todas as épocas tem em sua base a necessidade o homem das cavernas vivenciava essa educação devido a sua necessidade de sobrevivência o treino para obtenção de alimentos vestuário e abrigo, para isso era preciso que aprende-se com alguém que já tivesse o feito, então se observava o outro fazer e também fazia. A educação como processo de transmissão  de valores da cultura de uma geração a outra, existe desde o surgimento dos povos, desde os primórdios que fazem parte da nossa evolução em vários níveis de ser, compreender, aprender, desenvolver e produzir. 

     A educação primitiva é aquela que é encontrada nas ditas sociedades primitivas. Nelas não havia escolas nem um método educacional que lhes assegurasse aprender adequadamente o objetivo da educação primitiva era transmitir através das cerimônias de iniciação, toda a informação necessária para que houvesse o ajustamento do individuo quanto lado físico como no social. Toda a experiência era passada de geração para geração . Entre os povos primitivos a educação era difusa vendo que se aprendia o necessário para a vida e suas necessidades algumas até básicas.  

     2 MEIOS E FINS DA EDUCAÇÃO PRIMITIVA 

     Para alem da influência do meio social, na educação nos povos primitivos, nota-se também uma preocupação clara e explicita na formação de novas gerações, segundo certas ideais éticas. Entretanto, o objetivo e a formação imediata desta formação é a satisfação das necessidades matérias relativa a vestuário e o abrigo. Entre os povos primitivos encontramos três formas de educação física; educação intelectual; educação moral. 

     Educação Física: o papel do jogo da imitação tem uma relevante importância na educação, pois brincando e imitando; as crianças aprendem todas as atividades dos adultos. Esse fenômeno esteve presente nas tribos guerreiras, onde as crianças faziam arco, espadas, escudos e em tribos consideradas pacificas onde imitavam atividades dominantes como tecelagem, a construção de cabanas, a confecções de vasos de cerâmica os trabalhos do campo,caça,pesca e a navegação esses brinquedos e jogos imitativos os preparava para vida real. 

                Educação Intelectual: esta educação visava tornar a criança capaz de resolver as suas necessidades individuais e, mais tarde, as da família e da comunidade. A educação intelectual começa cedo e varia conforme o sexo e a maneira de viver de cada tribo. Quer isto dizer que, se o jovem deve viver da caça e da pesca, é habituado desde cedo ao exercício de todas as atividades relacionadas com a pesca e a caça, a construir embarcações, a manejar as armas com precisão e a desenvolver sua agilidade física. Com efeito, suas faculdades intelectuais se tornam precisas, ágeis e eficazes, contribuindo automaticamente pelo desenvolvimento intelectual do indivíduo. Por outro lado, se o jovem é destinado aos trabalhos agrícolas então se exercita em todas as atividades relacionadas com a agricultura e a criação de animais e como conseqüência a sua inteligência se desenvolve e se aperfeiçoa. No que se refere à educação das meninas: visa preparar a mulher para o lar, para a criação dos filhos e para auxiliar o marido nas suas ocupações.

     Educação moral: Os primitivos procuravam transmitir às suas gerações novos preceitos morais e espirituais, dentre eles o respeito aos pais e aos mais velhos, o culto dos antepassados, o sofrimento de honra, a fidelidade a palavra, a obediência a autoridades. A iniciação, a puberdade e o acontecimento de maior importância da educação dos primitivos e se reveste de um caráter de formação moral. A iniciação representa a recepção solene dos adolescentes na comunidade dos adultos. Nesta fase onde se evidenciam os ritos de iniciação, os adolescentes são submetidos a provas cruéis e brutais: extrações de dentes, tatuagens e etc.. Estes testes visam avaliar a coragem e a resistência ao sofrimento por parte das iniciativas. Para além destes atos, eles recebem relativas às leis do matrimônio, as tradições sagradas da tribo, as atitudes a ser tomada contra vícios degradantes, a fidelidade ao chefe da nação. Por outro lado, dão aos jovens conselhos sobre a guerra, a caça, a pesca, as artes manuais: exortam também a combaterem com coragem a protegerem os fracos e defenderem os humildes. Segundo Piletti(1997:46),

           

 

                    Uma das formais pelas quais a criança adquire os conhecimentos necessários entre os povos primitivos é a imitação. Nos primeiros anos de vida a imitação é inconsciente. As crianças brincam com pequenas reproduções dos instrumentos utilizados pelos adultos. Numa segunda etapa a imitação torna-se consciente. As crianças participam das atividades dos adultos e aprendem por imitação. Essa segunda etapa tem início quando se começa a exigir trabalho da criança. Ela vai aprendendo, pouco a pouco, as diversas ocupações da tribo: construção de utensílios; a pesca e a caça, entre os povos caçadores; guarda do gado, entre os pecuários; trabalhos agrícolas, entre os povos sedentários. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com