TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

Projeto de pesquisa: HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA - LICENCIATURA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

ANDRESSA DINAT – 432394

ATPS: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Profa. Dra. Camila Beltrão Medina

Tutor presencial: Maiara Rodrigues

SÃO BORJA – RS

INTRODUÇÃO

Para compreender a história da educação brasileira, é preciso traçar os processos de rupturas que ela sofreu ao longo de seu tempo. Esta pesquisa tem como finalidade buscar compreender e definir os aspectos acontecidos na educação brasileira, desde o Brasil colônia até a sua abertura política.

Considerando que somos resultado histórico de um intenso e eterno movimento de ações, interpretações e de significados diferentes, necessitamos reconstruir o passado. E isso é feito por meio de relato dos acontecimentos principais que resultam em ações transformadoras dos indivíduos no tempo. Isso é importante para contextualizar e entender o panorama atual, enxergando-o como resultado dessas transformações.

“... Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e

estabelece projetos de mudanças, ou seja, estamos inseridos no tempo: o

presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo

passado e pelo futuro desejado. E a educação não é um fenômeno neutro,

alheio a isso, uma vez que ela também sofre efeitos da ideologia, cultura e

política dos povos. Estamos tão acostumados com a “instituição escola”

que, às vezes, nos esquecemos de que nem sempre ela existiu, muito menos

apresentou o modelo que hoje observamos”. (ARANHA, P.19, 2006)

Somos feitos de tempo?

Somos feitos de tempo, pois cada um de nós tem uma história constituída através do passado, presente e que será refletida no futuro. O que somos hoje devemos aos nossos antepassados, cada qual com sua maneira de viver, educação e cultura diferente, passados de geração em geração, evoluindo e mudando conforme o tempo e época em que vivemos aqui na terra.

Para a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares. Porque através de fatos sociais anteriores, experiências coletivas, e as vivências ao longo dos tempos, nos informam situações diferentes de como a história de cada geração é recontada.

Reconstituir a história é importante porque cada povo tem uma cultura diferenciada com interesses sociais e política que modifica o meio de vida da sociedade e essa reconstituição nos faz repensar os pontos positivos e negativos de cada época resgatando através dos tempos o aperfeiçoamento dessa cultura histórica e das experiências que nos faz compreender o presente e futuro.

À medida que o tempo passa, surgem novas histórias, novas hipóteses, aí a necessidade de a história ser escrita novamente. A história não é idêntica em todos os tempos e lugares por que cada historiador tem seu ponto de vista e uma maneira diferente de interpretar.

“A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica”

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois o lucro e os juros eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos enquanto a igreja arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, “vendendo perdão”. Grande parte do clero desrespeitava as regras religiosas.

O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica e foi convocado as desmentir as suas 95 teses pelo imperador Carlos em 1521. Defendeu suas teses mostrando a necessidade da reforma da Igreja Católica.

Preocupados com os avanços do protestantismo

e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido :

• Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;

• Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição: punir e condenar os acusados de heresias

• Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de ideias contrárias à Igreja Católica.

O espanhol Inácio de Loyola criou, em 1534, a Companhia de Jesus, uma nova ordem religiosa com o objetivo de servir e de lutar pela Igreja Católica Apostólica Romana. Portanto, os jesuítas - soldados de Cristo - através da catequese e da educação, serviriam à ação da Contrarreforma, compensando as perdas do catolicismo na Europa.

Descrição das fases da educação no Brasil

Colônia Período Jesuítico

• 1500

• Vera Cruz: o começo de tudo, quando os portugueses chegaram à Bahia;

• (1500-1759) A História da Educação Brasileira evoluiu em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas. Iniciando Período Jesuítico, onde os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo dos índios. Logo perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever, então não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar mantinham cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com