TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

Projeto de pesquisa: HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP – POLO SALVADOR

PEDAGOGIA –

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

SALVADOR

2014

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Trabalho referente à disciplina História da Educação e da Pedagogia, do 3º semestre do Curso de Pedagogia - Licenciatura da Universidade Anhanguera – UNIDERP Tutora presencial professora Linda Carolina.

SALVADOR

2014

INTRODUÇÃO

O presente artigo de História da Educação e da Pedagogia tem como objetivo mostrar as fases da Educação no Brasil desde o período colonial até hoje. Discutir todas as fases da Educação e suas respectivas rupturas, para que possamos traçar uma linha cronológica da História Educacional Brasileira. O artigo será dividido em subtítulos, iniciaremos com uma linha do tempo que faz referencia a datas marcantes na História da Educação no Brasil. Abrangemos de forma sintetizada, todas as épocas até a nossa atualidade, a evolução da Educação e seus respectivos problemas. Recorremos à várias bibliografias, pesquisas pela internet e livros de História da Educação Brasileira. Expomos a opinião e a discussão do grupo em uma linha de raciocínio, de como a Pedagogia atualmente pode contribuir para o sucesso na educação dos brasileiros dentro da sociedade atual.

“A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA, A RECONSTITUIÇÃO DO PASSADO E O RELATO DOS ACONTECIMENTOS NÃO SÃO SEMPRE IDÊNTICOS EM TODOS OS TEMPOS E EM TODOS OS LUGARES.”

A história de cada geração não é relatada de forma idêntica em todos os tempos e em todos os lugares, isso ocorre devido os fatos sociais anteriores ocorridos e as vivências pessoais e coletivas ao longo do tempo. Cada geração recebe uma herança histórica e este passado que vai nortear os caminhos atuais.

Essa reconstituição depende da história de cada indivíduo, do seu habitat e o momento em que vive, ele constrói sua memória interagindo com a sociedade e ela então seleciona as lembranças do que foi vivido. Não só isso, a memória passa a ser um fundamento de identidade e base dos sujeitos, além de preservar as experiências acumuladas, seus valores, tradições e cultura.

A reconstituição dos fatos é importante, nos permite uma reflexão do que com os avanços deve-se ou não ser resgatado para história, ou o que deve ser aperfeiçoado, vendo os pontos negativos e positivos, fazendo uma ponte entre o passado, presente e o futuro, reconstruindo o passado.

Com as mudanças ocorridas a partir da modernidade, que tomou maior força no Iluminismo, houve a queda do Antigo Regime diante das revoluções burguesas e a substituição do feudalismo pelo capitalismo, diante da Revolução Industrial.

Assim, a Revolução Industrial mudou o modo de produção, introduziu novas técnicas e aplicou conhecimentos científicos, mudando o contexto e a aparência do mundo do trabalho e aumentando a produtividade. Os meios de transportes, as novas ideias e facilidades aumentaram as possibilidades de trabalho, locomoção e principalmente de pensamentos dos indivíduos. Com a qualificação da mão de obra esse capitalismo industrial inovou a Educação e deu oportunidade dela chegar a mais pessoas.

Entender o desenrolar da nossa história, é necessário para explicar que não há mudança sem ela, para pensarmos nos indivíduos como seus produtores, compreender suas histórias com seus valores e raízes culturais e ainda propor um saudável questionamento sobre os fatos.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

A Reforma foi um movimento religioso e político que provocou a separação da Igreja Protestante da Igreja Católica. O monge Católico Martinho Lutero, se opôs às indulgências por parte da Igreja Católica e fixou as 95 teses na porta da Igreja de Witten Berg na Alemanha. Teve, portanto, o início a Reforma Protestante.

Lutero conhecido como o Apóstolo da Reforma, teve seus ensinamentos teológicos destinados a revolucionar o mundo intelectual. Ele foi o líder e defensor da revolta contra o absolutismo eclesiástico. O mesmo traduziu a Bíblia para uma língua vulgar (comum), associado à revolta religiosa sobre a qual ele pregava que tinha a característica de estender a benção da educação a pessoas comuns. Nesta perspectiva, os pensamentos religiosos tornaram-se mais livres. Tal fato repercutiu também sobre o questionamento intelectual, ou seja, houve um maior reflexo pessoal.

De maneira geral, a proposta de Lutero para a educação era que fosse universal e pública, sendo assumida pelo estado. As camadas trabalhadoras teriam uma educação Primária Elementar e as classes privilegiadas eram reservadas o Ensino Médio e Superior. Propôs a inclusão de jogos, exercícios físicos, música, conteúdos literários, história e matemática e criticava o uso do castigo.

Teve sua visão por muitos criticados por ser demasiadamente Cristã, mas sua contribuição foi importantíssima para o sistema educacional alemão. Tendo sido considerado como o modelo que deve ser copiado pelas nações modernas.

A Contrarreforma foi a reação da Igreja Católica contra a Reforma Protestante de Martinho Lutero, com o objetivo de renovar os ensinamentos e a doutrina católica contra a ascensão dos Protestantes que estava avançando pela Europa e conquistando cada vez mais seguidores. Entre as medidas tomadas pela igreja, pode-se destacar: restabelecimento da inquisição, a criação de uma lista de livros proibidos (índex), a fundação de seminários, a criação da Companhia de Jesus, Ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola com objetivo principal de defender a Igreja católica contra os Protestantes e tornar-se o verdadeiro “soldado de cristo”. Daí surge o nome Jesuíta dado aos seus seguidores da companhia de Jesus.

No campo educacional, cabe destacar que a companhia de Jesus teve um papel importante na divulgação das ideias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com